Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightVarejo keyboard_arrow_rightArtigos

Dicas para realizar um controle de vendas eficiente.

avatar RENATA HELLY JACON
Renata Helly Jaconfavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt1
Dicas para realizar um controle de vendas eficiente.
1 pessoa curtiu esse artigo
Criado em 10 OUT. 2022
text_decreaseformat_color_texttext_increase

A gestão de vendas é responsável por definir estratégias para analisar os resultados das vendas realizadas. Neste artigo, você aprenderá como concluir esse processo e torná-lo mais eficiente, além de reduzir custos e desperdícios.


Realizar uma revisão de vendas é essencial se você tiver seu próprio negócio. Garante maior crescimento para a sua empresa a partir da identificação dos processos que precisam ser otimizados e, com isso, alcançar os resultados previamente delineados.


Existem algumas informações importantes a serem consideradas ao analisar uma venda. Porque o desempenho de vendas melhora ou diminui não devido a fatores isolados, mas devido a todo o sistema integrado.


O armazenamento dessas informações também deve ser feito de forma eficiente.

Continue lendo este artigo para saber como a gestão de vendas contribui para a gestão do seu negócio a partir dos seguintes tópicos:

  • O que é Controle de Vendas?

  • Por que isso é necessário para o meu negócio?

  • Quais informações são mais importantes para uma gestão de vendas eficaz?

  • Como armazenar todas as informações para que essa verificação seja efetiva?

  • O que é Controle de Vendas?

A gestão de vendas consiste em um conjunto de estratégias para analisar os resultados das vendas realizadas por uma empresa. O objetivo é monitorar os processos realizados, identificar erros e desenvolver novas estratégias.


Esse conjunto é composto por qualquer informação que influencie esses resultados, desde as ações realizadas durante a jornada de compra (busca, captura, conversão e fidelização) até a avaliação dos produtos ou serviços prestados.


Dessa forma, a gestão de vendas deve integrar o setor comercial com outros setores como marketing, financeiro e almoxarifado, permitindo que o processo seja fluido na busca de trazer valor ao cliente final.


Por isso, criar um mapeamento do fluxo de vendas também é importante para padronizar o processo de vendas e encontrar gargalos com mais facilidade.


Um exemplo de fluxo pode ser visto abaixo:


  • Prospecção: captação de novos clientes;
  • Apresentação: apresentação da empresa a um potencial cliente;
  • Proposta: apresentar uma solução através de uma proposta;
  • Negociação: adequação de valores e posterior negociação entre a empresa e o cliente;
  • Acompanhamento: acompanhar o cliente até a decisão de compra;
  • Fechamento: compra do cliente.

O mapeamento do fluxo de vendas deve ser feito em conjunto com qualificação profissional e treinamento com a equipe. Isso é responsável por aumentar a produtividade individual e coletiva em relação às vendas, tornando o processo eficiente.


Um dos objetivos da gestão de vendas é identificar os pontos positivos e os pontos que precisam ser melhorados no produto ou serviço ofertado para que mudanças possam ser realizadas, o que permitirá maior interesse dos potenciais clientes e satisfação do cliente.


Por que isso é necessário para o meu negócio?

A gestão de vendas é essencial para otimizar seus processos de negócios a produção de um produto ou a execução de um serviço para reduzir custos e desperdícios e alcançar melhores resultados.


Esses melhores resultados são responsáveis por melhorar o fluxo de vendas, aumentar a conversão de vendas e, além disso, possibilitar maior satisfação do cliente com um produto ou serviço de qualidade.


Como resultado, as informações adicionais capturadas para o controle de vendas são o volume de vendas, os clientes, consumidores, os principais funcionários e os produtos ou serviços mais vendidos e menos vendidos.


Dessa forma, o controle de vendas deve estar presente para planejar e definir planos de ação que busquem atingir as metas e resultados da empresa. Ou até mesmo planejar cortar custos, ou reduzir o tamanho durante tempos difíceis.


Esse planejamento pode ser feito de olho no futuro ou em um período sazonal, como as vendas de final de ano. Seu estabelecimento precisa estar preparado para as demandas de seus clientes e potenciais clientes para presentes de Natal.


Quais informações são mais importantes para uma gestão de vendas eficaz?

O primeiro passo para armazenar as informações de controle de vendas é registrar todas as vendas realizadas. A quantidade de produtos vendidos, preço unitário, dados do cliente e forma de pagamento também devem ser registrados.


Além disso, o desenvolvimento e acompanhamento de planejamento estruturado, contendo metas e prazos relacionados às vendas. Essa ação é necessária para determinar estratégias mais eficazes para o comércio, vendas e demais setores da empresa.


Uma metodologia importante para esta etapa é a meta SMART. Ele ajuda as empresas a usar metas inteligentes para definir atividades prioritárias. Um objetivo deve ser específico, mensurável, atingível, relevante e com prazo para atingir seu objetivo.


Outra variação importante no gerenciamento de vendas é o gerenciamento de estoque. Identifique quais produtos esgotam mais rapidamente e podem causar uma escassez desse produto e quais esgotam menos. Isso também faz questão de pensar nos interesses dos clientes nesses produtos.


Outra informação responsável pelo controle de vendas é a definição do caminho de compra e/ou caminho de vendas. A venda só será efetivada se o que o vendedor estiver oferecendo estiver dentro dos objetivos reais do cliente ou prospect.


Portanto, a abordagem do varejista deve seguir o estágio relevante de sua jornada de compra.


Como armazenar todas as informações para que essa verificação seja efetiva?

A melhor forma de armazenar diversas informações em um só lugar é adotar um sistema de gestão integrado. Isso facilita muito a visualização de dados e indicadores de desempenho previamente rastreados e permite melhores conclusões sobre o controle de vendas.


Além disso, a presença de informações como processos de vendas e gestão de estoque otimiza o próprio controle de vendas e permite a coleta de dados sobre a venda de produtos e sua logística: se está em falta ou a caminho.


Outra dica importante é a integração das informações que conectam mesmo que sejam de setores diferentes. Com isso, é possível aprimorar processos que englobam todas essas indústrias, tornar-se mais eficiente e trazer melhores resultados.


Por este e muitos outros motivos, indico a você a conhecer o sistema vhsys, completo e simples para gerenciar sua empresa, basta clicar no botão abaixo e experimentá-lo gratuitamente.

Ainda tem dúvidas? Deixe nos comentários!

avatar RENATA HELLY JACON
Renata Helly Jacon
Empreendedora, formada em Marketing, Redatora e Analista de SEO Jr. Escrever sempre foi uma parte importante da sua personalidade, encontrei na redação a possibilidade de levar conhecimento para empreendedores, como eu.favorite_outline Seguir Perfil
capa Varejo
Varejo
people 3860 participantes
Um local criado para oferecer ao EMPRESÁRIO DO VAREJO conteúdos relevantes e atualizados, tendências, cursos e interação com atores do ecossistema, gerando conhecimento e networking.
fixo
Em alta
Canvas de Vendas: uma ferramenta simples, visual e prática para a sua empresa
09 nov. 2021Canvas de Vendas: uma ferramenta simples, visual e prática para a sua empresa
Como a automação industrial impacta nossas vidas
09 ago. 2021Como a automação industrial impacta nossas vidas
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?