Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightVida de MEIkeyboard_arrow_rightArtigos

Dicas para PRODUÇÃO DE VÍDEOS

avatar BIANCA BECKER DE LIMA
Bianca Becker De Limafavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt3
Dicas para PRODUÇÃO DE VÍDEOS
3 pessoas curtiram esse artigo
Criado em 16 NOV. 2021
text_decreaseformat_color_texttext_increase

A produção de vídeos se tornou essencial no mundo digital. Neste formato, é possível apresentar conteúdos de forma mais didática, pois assim a compreensão da mensagem repassada é muito mais eficiente e atrativa. Além disso, é possível reter a atenção dos usuários por um tempo maior, facilitando assim a maior visibilidade do negócio.


Muitas pessoas acreditam que produzir um vídeo é uma tarefa difícil e, por isso, acabam não utilizando essa ferramenta. Porém a produção é fácil e muito interessante, principalmente quando se diz respeito aos resultados que se pode atingir.



Mas, qual é a melhor maneira para iniciar a produção de vídeos?


Confira a seguir algumas dicas essenciais para a gravação de conteúdos de qualidade. 



Local para gravação


Ao iniciar a produção de vídeo basta somente possuir um bom celular e disposição para tornar seus vídeos possíveis e, então, utilizá-los como uma estratégia de marketing.


Para tornar sua produção ainda mais efetiva, busque o melhor lugar para realizar seus vídeos. O ideal é que seja reservado, para evitar interrupções no momento da gravação, sem deixar de observar a qualidade do áudio e iluminação.


É de fundamental importância que testes sejam realizados, pois desta forma os problemas são corrigidos anteriormente e os vídeos produzidos terão a qualidade esperada. 


Equipamentos


Busque trabalhar com bons equipamentos e, principalmente, equipamentos que já esteja habituado a utilizar, assim terá mais confiança ao realizar a gravação e o processo se tornará cada vez mais fácil.


É importante focar e se aperfeiçoar na maneira que já possui domínio, pois desta forma, os vídeos serão produzidos com uma qualidade cada vez maior, ganhando assim o engajamento desejado.


Mas não se preocupe com equipamentos profissionais e muito caros de início. Para começar, uma boa câmera de celular já é o suficiente.


Organização


Para iniciar qualquer processo de produção de conteúdo, uma das dicas fundamentais a ser seguida é a organização. A produção de vídeo requer um cronograma preparado e organizado, pois assim os conteúdos serão produzidos com maior qualidade.


E, para que a qualidade seja sempre mantida, prepare o local de gravação, organize o roteiro e as tomadas, assim a chance de ocorrer imprevisto é cada vez menor. Desta forma, a produção trará segurança para produzir vídeos cada vez melhores e com aquele toque profissional.


Conteúdos


Na produção de vídeos, os conteúdos são o ponto principal, o que trará o diferencial para seu negócio. Os conteúdos produzidos precisam abordar assuntos importantes e de grande relevância, assim manter os usuários conectados será uma tarefa mais fácil e que trará o resultado pretendido.


Quanto mais estudo de assuntos relevantes maior será a qualidade na hora de produzir os vídeos e, como consequência, menor será o esforço para manter o público interessado, pois seu trabalho estará sendo feito de maneira assertiva.

Uma dica é utilizar conteúdos que você já tenha produzido, ou seja, quando possuir um vídeo de palestra ou evento, que, normalmente são vídeos mais extensos, uma boa opção é fragmentar esse material em vídeos menores, ou teasers como chamamos. Assim, o seu trabalho não irá requerer muito esforço e terá material para divulgar em diversos momentos.


Outra forma para facilitar a produção é transformar conteúdos escritos em vídeos, bastando somente, atualizar o conteúdo. Caso necessário, realizar ajustes para criar o roteiro, e, então, realizar a gravação do material escolhido.


Em alguns casos não é preciso nem se colocar à frente da câmera para apresentar tal assunto. Uma alternativa é utilizar screencaptures e realizar uma narração, ou seja, você produz o material usando imagens de forma simples, porém muito interessante.


Outra dica eficaz é produzir vídeos a partir de dúvidas ou comentários do público em questão. Desta forma, além de sanar as dúvidas, o engajamento entre o público-alvo e a marca só irão aumentar, consequentemente os resultados também. A dica aqui é abrir caixa de perguntas nas redes sociais e interagir com o seu público diretamente, respondendo as perguntas por meio de vídeos.




Essas dicas, além de facilitar a produção dos seus vídeos, também irão alavancar qualquer projeto de crescimento e engajamento almejado, pois quando os vídeos são produzidos com a qualidade e relevância esperada, atingir o espectador é apenas uma consequência de um trabalho bem sucedido. Por isso, mantenha-se informado, busque referências que possam trazer assuntos interessantes e, então, aproxime o público através dos conteúdos apresentados. 



avatar BIANCA BECKER DE LIMA
Bianca Becker De Lima
Sou Estrategista Digital, Produtora de conteúdo e Coordenadora da Comunidade Sebrae. Formada em Administração de Empresas, pós graduada em Marketing pela PUC/PR, tenho especializações em Marketing Digital. Apaixonada pelo vídeomarketing, também ensino pessoas a gravarem vídeos e atuarem no Instagram. Trabalho no Sebrae/PR há 10 anos :)favorite_outline Seguir Perfil
capa Vida de MEI
Vida de MEI
people 7445 participantes
O espaço dedicado exclusivamente aos Microempreendedores Individuais. Aqui você encontra conteúdo para ajudar quem já é MEI na solução dos problemas, e também para guiar todos aqueles que estão pensando em se formalizar. Seja bem vindo!
fixo
Em alta
Inscrição Estadual MEI - Paraná
24 nov. 2022Inscrição Estadual MEI - Paraná
VENDAS NA INTERNET: Como trabalhar sendo afiliado
09 nov. 2021VENDAS NA INTERNET: Como trabalhar sendo afiliado
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?