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DICAS PARA O DIA DAS MAES 2025

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DICAS PARA O DIA DAS MAES 2025
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(você pode ver essa mesma apresentação em vídeo no insta AUGUSTO AKI)

A mãe que é avó é o melhor nicho de mercado para esse ano (e para os próximos...)

DATAS DE PICO E SUA LOJA DE PLANTAS E FLORES

      Antigamente as datas de pico eram a salvação da lavoura.

      Já houve casos, na década de 90, onde com o lucro do DIA DAS MAES, uma floricultura conseguia comprar um carro. Muitos atacadistas fizeram suas fortunas com as vendas das datas de pico...

      Depois começaram a crescer as vendas de produtos substitutos, nas datas de flores. Os celulares, as viagens, os spas, os eletrônicos e tudo mais. Como dependíamos das datas de pico, isso abalou o mercado.

      Mais recentemente, com o crescimento dos supermercados, e com as flores passando a ser presente de acompanhamento, a venda das lojas tradicionais deu seu suspiro final

      Sim, ainda há um aumento de vendas, porém quase sempre acompanhado de aumento de preço de compra.

Alem disso, há o custo crescente de funcionários para essas datas de pico, o custo de entrega e ainda o risco de perdas pelo manuseio inadequado dos produtos e a irritação dos clientes com a queda de
atendimento (pelo aumento de contatos).

 

E VEIO O COVID PARA NOS REDIMIR...

      Por mais incrível que possa parecer, o COVID veio para criar um fato novo na contramão do que falamos antes. A sensação de perda, de fragilidade da vida, de busca de proposito e da guinada para a priorização do BEM-ESTAR trouxe fatos positivos para as datas de pico.

      O apelo da reuniao familiar foi reforçado e datas como – Dia das Mães, Dia dos Namorados, dia do avo, Natal e até datas como DIA DO MÉDICO e DIA DO AMIGO ganharam espaço.

      Alem disso verificamos uma reversão na taxa de natalidade, com um importante crescimento a partir de 2021.

E ONDE O COVID ATRAPALHOU?

(obvio que não estou ignorando a enorme tragedia humanitária)

      Se de um lado o surgimento de novas mães (nascidos de 2021 para cá) criou um grupo de presenteáveis, tivemos um surto emocional com a geração Z, que se desapegou de tudo, inclusive das famílias. Isso gerou crise de relacionamento e problemas familiares, o que afeta principalmente as mães de filhos entre 15 e 30 anos...

      Esse grupo é maior que o grupo que surgiu de mães novas do período de 2021 a 2024.

      Para suavizar isso, essas mães de filhos da geração Z apostam cada vez mais na busca de soluções de bem-estar e nas pequenas indulgencias, justamente para compensar o desgaste dos relacionamentos familiares. Isso é uma grande oportunidade!

 

E SOBRE A MAE QUE É AVÓ?

      Ainda sobre o COVID, a fragilidade emocional e o medo da perda fizeram com que as gerações BABY BOOMERS e X se aproximam-se mais de seus pais e avós.

      Valorizar momentos, com esse elo, tornou-se prioridade, pois remete a um passado onde tudo era mais feliz. Agrega-se a isso a tendencia VINTAGE E NOSTALGICA.

      Viver experiencias é o mantra do momento

      MAE É TUDO IGUAL?

      Não, além das individualidades, o cenário social e psicológico redefiniu o segmento das mães nos obrigando a olhar de forma específica cada nicho, como relatamos anteriormente

      CRIAR EXPERIENCIAS!

      A busca pela felicidade nos leva ao nostálgico, pois o passado é onde residem as boas memorias. Assim, experiencias são melhores que produtos

      OLHAR O DIA DAS MAES COMO INÍCIO DE UMA RELACAO COM AS FAMILIAS!

      Essa postura nova do marketing da loja ajuda não só no Dia das Mães, mas em tudo para o futuro do negócio

      OLHAR DE FORMA DIFERENTE A GERACAO PRATEADA

      Se agora estamos sugerindo olhar para as mães que tambem são avos como foco do Dia das Mães, não podemos esquecer tambem que a geração prateada só cresce no Brasil e será cada vez mais importante nas vendas. Quem se adaptar primeiro garantira vantagem competitiva!

 

IDEIAS SOBRE COMO TRANSFORMAR ESSA PERCEPÇÃO EM NEGOCIOS

1-Cadastre oferecendo brindes!

      Durante o Dia das Mães, separe alguém somente para cadastrar seus clientes temporoes. Ofereça sorteio de brindes.

      Alem dos contatos de filhos e mães, anote tambem as datas de aniversario

      Crie uma agenda de eventos e divulgue nessa lista.

      Crie agrados no aniversário.

      Ofereça experiencias para serem desfrutadas em conjunto (mãe e filha ou grupo de 3ª idade)

      USE ESSA ESTRATEGIA PARA FORTALECER SUA COMUNIDADE DE CLIENTES!


2-ADAPTE SUA LOJA PARA A GERACAO PRATEADA

      Sua loja é adequada para a navegação da 3ª idade?

      Largura dos corredores

      Piso

      Bancos para sentar-se

      Tamanho dos letreiros

      Limpeza e água no piso

      Visão de profundidade

      Iluminação e claridade

      Piso do estacionamento

      Cafeteria


3-FAÇA UM EVENTO ANTES DO DIA DAS MAES

      Ganhe espaço na memória do seu público fazendo um evento antes do Dia das Mães.

      Crie uma oportunidade de lazer entre mãe e filha

      Exposição de plantas

      Cenários para fotos

      Evento de bolo e chá

      Palestra sobre bem-estar na 3ª idade


4-Crie a ARVORE DA MULHER VENCEDORA

·         Coloque fotos das mães e crie oportunidade para os filhos surpreenderem suas mães


5-IDEIAS DE VENDAS NESSA DATA

      Venda combos de produtos e experiencias (arranjo verde e aula de pilates)

      Venda curso de arranjos ou montagem de vasos para que os netos ou filhos façam o presente do Dia das Mães

      Planeje o lançamento de uma “COLECAO”, o que irá tematizar a oferta e permitirá o link com outras datas

      Crie cestas inusitadas com apelo vintage

      Crie ofertas que possam ser personalizados (nome ou foto no vaso) ou acompanhado de vídeo do filho

As plantas não são terapia, mas são terapêuticas!

QUER MAIS

      Veja nosso dossiê negocios do BEM-ESTAR

      Pergunte pela consultoria SOCIO CONTRATADO

      OU VEJA NOSSA CONSULTORIA DE PLANO DE NEGOCIOS

 

Augusto Aki – Consultor de marketing

019 991279660   akiaugusto@gmail.com

 

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