(você pode ver essa mesma apresentação em vídeo no insta AUGUSTO AKI)
A mãe que é avó é o melhor nicho de mercado para esse ano (e para os próximos...)
DATAS DE PICO E SUA LOJA DE PLANTAS E FLORES
• Antigamente as datas de pico eram a salvação da lavoura.
• Já houve casos, na década de 90, onde com o lucro do DIA DAS MAES, uma floricultura conseguia comprar um carro. Muitos atacadistas fizeram suas fortunas com as vendas das datas de pico...
• Depois começaram a crescer as vendas de produtos substitutos, nas datas de flores. Os celulares, as viagens, os spas, os eletrônicos e tudo mais. Como dependíamos das datas de pico, isso abalou o mercado.
• Mais recentemente, com o crescimento dos supermercados, e com as flores passando a ser presente de acompanhamento, a venda das lojas tradicionais deu seu suspiro final
•
Sim,
ainda há um aumento de vendas, porém quase sempre acompanhado de aumento de
preço de compra.
Alem disso, há o custo crescente de funcionários para essas datas de pico, o
custo de entrega e ainda o risco de perdas pelo manuseio inadequado dos
produtos e a irritação dos clientes com a queda de atendimento (pelo aumento de
contatos).
E VEIO O COVID PARA NOS REDIMIR...
• Por mais incrível que possa parecer, o COVID veio para criar um fato novo na contramão do que falamos antes. A sensação de perda, de fragilidade da vida, de busca de proposito e da guinada para a priorização do BEM-ESTAR trouxe fatos positivos para as datas de pico.
• O apelo da reuniao familiar foi reforçado e datas como – Dia das Mães, Dia dos Namorados, dia do avo, Natal e até datas como DIA DO MÉDICO e DIA DO AMIGO ganharam espaço.
• Alem disso verificamos uma reversão na taxa de natalidade, com um importante crescimento a partir de 2021.
E ONDE O COVID ATRAPALHOU?
(obvio que não estou ignorando a enorme tragedia humanitária)
• Se de um lado o surgimento de novas mães (nascidos de 2021 para cá) criou um grupo de presenteáveis, tivemos um surto emocional com a geração Z, que se desapegou de tudo, inclusive das famílias. Isso gerou crise de relacionamento e problemas familiares, o que afeta principalmente as mães de filhos entre 15 e 30 anos...
• Esse grupo é maior que o grupo que surgiu de mães novas do período de 2021 a 2024.
• Para suavizar isso, essas mães de filhos da geração Z apostam cada vez mais na busca de soluções de bem-estar e nas pequenas indulgencias, justamente para compensar o desgaste dos relacionamentos familiares. Isso é uma grande oportunidade!
E SOBRE A MAE QUE É AVÓ?
• Ainda sobre o COVID, a fragilidade emocional e o medo da perda fizeram com que as gerações BABY BOOMERS e X se aproximam-se mais de seus pais e avós.
• Valorizar momentos, com esse elo, tornou-se prioridade, pois remete a um passado onde tudo era mais feliz. Agrega-se a isso a tendencia VINTAGE E NOSTALGICA.
•
Viver
experiencias é o mantra do momento
• MAE É TUDO IGUAL?
• Não, além das individualidades, o cenário social e psicológico redefiniu o segmento das mães nos obrigando a olhar de forma específica cada nicho, como relatamos anteriormente
• CRIAR EXPERIENCIAS!
• A busca pela felicidade nos leva ao nostálgico, pois o passado é onde residem as boas memorias. Assim, experiencias são melhores que produtos
• OLHAR O DIA DAS MAES COMO INÍCIO DE UMA RELACAO COM AS FAMILIAS!
• Essa postura nova do marketing da loja ajuda não só no Dia das Mães, mas em tudo para o futuro do negócio
• OLHAR DE FORMA DIFERENTE A GERACAO PRATEADA
• Se agora estamos sugerindo olhar para as mães que tambem são avos como foco do Dia das Mães, não podemos esquecer tambem que a geração prateada só cresce no Brasil e será cada vez mais importante nas vendas. Quem se adaptar primeiro garantira vantagem competitiva!
IDEIAS SOBRE COMO TRANSFORMAR ESSA PERCEPÇÃO EM NEGOCIOS
1-Cadastre oferecendo brindes!
• Durante o Dia das Mães, separe alguém somente para cadastrar seus clientes temporoes. Ofereça sorteio de brindes.
• Alem dos contatos de filhos e mães, anote tambem as datas de aniversario
• Crie uma agenda de eventos e divulgue nessa lista.
• Crie agrados no aniversário.
• Ofereça experiencias para serem desfrutadas em conjunto (mãe e filha ou grupo de 3ª idade)
• USE ESSA ESTRATEGIA PARA FORTALECER SUA COMUNIDADE DE CLIENTES!
2-ADAPTE SUA LOJA PARA A GERACAO PRATEADA
• Sua loja é adequada para a navegação da 3ª idade?
• Largura dos corredores
• Piso
• Bancos para sentar-se
• Tamanho dos letreiros
• Limpeza e água no piso
• Visão de profundidade
• Iluminação e claridade
• Piso do estacionamento
• Cafeteria
3-FAÇA UM EVENTO ANTES DO DIA DAS MAES
• Ganhe espaço na memória do seu público fazendo um evento antes do Dia das Mães.
• Crie uma oportunidade de lazer entre mãe e filha
• Exposição de plantas
• Cenários para fotos
• Evento de bolo e chá
• Palestra sobre bem-estar na 3ª idade
4-Crie a ARVORE DA MULHER VENCEDORA
· Coloque fotos das mães e crie oportunidade para os filhos surpreenderem suas mães
5-IDEIAS DE VENDAS NESSA DATA
• Venda combos de produtos e experiencias (arranjo verde e aula de pilates)
• Venda curso de arranjos ou montagem de vasos para que os netos ou filhos façam o presente do Dia das Mães
• Planeje o lançamento de uma “COLECAO”, o que irá tematizar a oferta e permitirá o link com outras datas
• Crie cestas inusitadas com apelo vintage
• Crie ofertas que possam ser personalizados (nome ou foto no vaso) ou acompanhado de vídeo do filho
As plantas não são terapia, mas são terapêuticas!
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Augusto Aki – Consultor de marketing
019 991279660 akiaugusto@gmail.com