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Dicas para fidelizar clientes no delivery

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Dicas para fidelizar clientes no delivery
Criado em 03 JUL. 2020
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Garantir uma boa experiência de atendimento deve ser sempre o primeiro passo de qualquer plano de fidelização de clientes. Isso vale tanto para o atendimento presencial, quanto para pedidos feitos para entrega. 

Nas vendas de delivery, criar uma estratégia de fidelização é ainda mais desafiador, já que o tempo de contato com o cliente costuma ser menor. Com isso, sua janela de oportunidade para deixar uma impressão positiva também diminui. 

Entretanto, seu cardápio e sistema de gestão de pedidos podem ser grandes aliados para contornar esse desafio. 

Se interessou pelo assunto? Então continue lendo que, neste artigo, vamos apresentar algumas dicas de fidelização e explicar de que forma o cardápio online pode ser uma ferramenta para fidelizar clientes do seu serviço de delivery.

Você conhece seus clientes?

Para conseguir fidelizar seus clientes é preciso conhecê-los. Ter dados de contato, conhecer o perfil e saber quais os padrões de consumo do seu público é fundamental para construir um relacionamento de longo prazo com ele. 

Sendo assim, a primeira dica é: mantenha um cadastro organizado com essas informações e as tenha sempre no centro da sua estratégia de fidelização.

Personalize a experiência

Pesquisas indicam que, independente do meio pelo qual acontece o relacionamento com as empresas, os consumidores estão sempre buscando por experiências que levem em conta as suas prioridades individuais. Isso significa que a personalização é a chave para fidelizar. 

Use sua base de dados para personalizar o atendimento. Na lógica da fidelização, qualquer cliente merece ter a experiência de amigo do dono. Pode parecer complicado, mas a personalização do atendimento começa com medidas simples.

São as pequenas ações como chamar o cliente pelo nome no atendimento ou enviar uma nota de agradecimento junto do pedido que ajudam a construir uma relação de confiança com o público.

Prepare sua equipe para lidar com imprevistos 

Já falamos no início do artigo sobre como a experiência de atendimento é importante para a fidelização.

Pensando nisso, preparar funcionários para lidar com possíveis clientes mal educados, contornar imprevistos, corrigir erros e responder bem a reclamações faz toda a diferença. Ter um protocolo de como lidar com essas situações é importante para transmitir segurança aos clientes e facilitar o trabalho dos atendentes. 

A maior parte das pessoas é capaz de entender que erros acontecem, desde que o estabelecimento se mostre interessado em resolvê-los com agilidade. A maneira com que os imprevistos são resolvidos pode ser, inclusive, o ponto de virada para transformar um cliente perdido em um cliente fiel.

Recompense seus clientes fiéis

Os clientes fiéis costumam ter um ticket médio maior, indicam sua empresa para outras pessoas e são menos suscetíveis a mudanças de preços. Porém, nada garante que, uma vez fidelizados, esses clientes não possam mais ser perdidos. 

Por isso, criar ações para recompensar a lealdade desse público e deixar clara a importância que cada um deles tem para o seu negócio é tão importante.

Se um cliente fidelizado passar muito tempo distante, entre em contato para não perdê-lo! Vale mandar uma mensagem só para demonstrar que a ausência foi notada ou oferecer um voucher de desconto para incentivar ainda mais um novo pedido. 

Os programas de pontuação ou recompensa por frequência também funcionam como um estímulo para que ninguém fique longe por muito tempo.

Ações como essas estreitam ainda mais o relacionamento com os clientes, tornando muito mais provável que eles lembrem sempre de indicar ou elogiar o estabelecimento para amigos e colegas. 

Atraia de volta clientes ausentes 

É comum encontrar estratégias de fidelização que focam todo o investimento em clientes que já foram conquistados pelo preço, produto ou atendimento. Isso realmente é importante, como mostramos no item anterior do artigo, mas não pode ser a única frente de ataque.

Ao planejar uma estratégia de fidelização é preciso ter em mente que cliente satisfeito não é sinônimo de cliente fidelizado. Por isso, é comum que um consumidor plenamente satisfeito com o produto e atendimento nunca mais volte. 

Algumas pesquisas apontam que a maior parte dos clientes voltariam se simplesmente fossem lembrados de que o seu negócio existe. Sendo assim, é importante investir em ações promocionais e de marketing direcionadas à clientes que estão distantes, mas tem potencial de se fidelizarem.

Use sua base de cadastros para se comunicar constantemente com seu público. Para isso, você pode criar uma lista de mailing, usar o SMS marketing e ter presença nas redes sociais para distribuir conteúdos personalizados, não somente promocionais, mas também informativos. 

Estude os melhores momentos para entrar em contato e faça-os lembrar da sua empresa em momentos oportunos para uma nova compra. 

Sua plataforma de delivery te ajuda a fidelizar clientes?

Você já parou para pensar que a escolha da sua plataforma de delivery pode ser uma aliada (ou inimiga!) da sua estratégia de fidelização?

Embora os aplicativos de marketplace (iFood, Rappi, Uber Eats) entreguem uma boa experiência aos consumidores, ele trazem uma série de desvantagens para os restaurantes: taxas de serviço que podem chegar a 27% do valor do produto, falta de autonomia e a concorrência alta.

Outro problema frequentemente apontado por negócios que usam essas plataformas é a falta de acesso aos dados de contato dos clientes.

Com os aplicativos intermediando a comunicação, caso aconteça algum problema ou mal entendido relacionado ao pedido, você pode perder um cliente e prejudicar sua reputação, antes mesmo de ter a oportunidade de explicar ou compensar o erro.

Por conta disso, é importante avaliar com cuidado a plataforma escolhida para as vendas. Em muitos casos, o investimento em um sistema próprio de cardápio digital aliado a uma ação de divulgação traz resultados muito melhores. Especialmente se a fidelização de clientes faz parte da sua estratégia de negócio. 

Cardápio Digital x Fidelização de Clientes

O cardápio digital é uma alternativa que une a experiência de usuário dos grandes marketplaces à autonomia e custo baixo das vendas por mensagem. 

Com uma boa plataforma de cardápio digital e gestão de pedidos, todos os dados dos clientes ficam armazenados e podem ser acessados facilmente. Com isso, é possível criar ações promocionais personalizadas, como o envio de vouchers de desconto e promoções de aniversário, por exemplo. 

Isso significa que, além de um canal de vendas, o cardápio digital pode ser aproveitado como um canal de marketing direto para a fidelização de clientes. 

Cardápio WiFire

A ferramenta de delivery da sua empresa ajuda ou atrapalha sua estratégia de fidelização? 

Com o Cardápio WiFire, o restaurante cadastra produtos, personaliza a identidade visual, divulga o link e já está pronto para receber pedidos. O cliente não precisa baixar nenhum aplicativo para acessar e os pedidos podem ser administrados em um sistema de gestão próprio ou enviados como mensagens para o Whatsapp Business. 

Nossa ferramenta tem planos sem taxas de serviço ou comissão sobre a venda, além de possibilitar que cada estabelecimento tenha acesso aos dados de cadastro dos seus próprios clientes.

Para saber mais, acesse o site e entre em contato com a nossa equipe. 

  • Este texto foi publicado originalmente em blog.wifire.me. Acesse o blog para outros conteúdos similares.

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