Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightNovos Negócioskeyboard_arrow_rightArtigos

Dicas para escolher o seu ponto comercial ideal

avatar FLAVIA DE SIQUEIRA VIANA
Flavia De Siqueira Vianafavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt
Dicas para escolher o seu ponto comercial ideal
Criado em 05 MAI. 2023
text_decreaseformat_color_texttext_increase

Quando se trata de iniciar um negócio, a escolha do ponto comercial é fundamental para o sucesso da empresa. Isso porque, a localização é essencial para saber qual será o fluxo de clientes e, consequentemente, isso afeta o desempenho financeiro do empreendimento. Por isso, é necessário escolher o ponto com cuidado e critério, para não passar por nenhuma surpresa negativa no seu negócio. E como escolher o ponto comercial ideal? Confira, a seguir, algumas dicas para escolher o seu ponto comercial ideal!  


Defina o público-alvo 

O primeiro passo para escolher o ponto comercial ideal é entender quem é o público-alvo da sua empresa. É importante analisar alguns pontos essenciais para determinar isso, como: faixa etária, gênero, classe social, hábitos e preferências do público que você deseja atingir.

Isso ajudará imensamente você a encontrar o local ideal para o seu negócio. Por exemplo:

  • se você quer impactar o público mais jovem, o ideal é você procurar por lugares onde há universidades, baladas, casas de show ou, ainda, bares mais alternativos (como ocorre, geralmente, em regiões mais centrais). 

  • Agora, se o público-alvo for mais velho, você pode procurar locais próximos a shoppings centers, condomínios fechados ou, ainda, locais de fácil acesso a carro. 

Analise a concorrência

A concorrência é um tópico importante na hora de escolher o ponto comercial. Quando há muitos estabelecimentos do mesmo segmento em um mesmo local, pode ser um indicativo de que o ponto é uma boa para o seu segmento porém, também pode indicar que você terá uma competitividade de preços muito maior, para se equiparar à concorrência.  


Por outro lado, uma região sem concorrência pode significar que não há demanda para o produto ou serviço oferecido. Por isso é necessário balancear o que é mais adequado ao seu negócio: um ambiente mais competitivo ou um local menos movimentado. 


Considere o custo-benefício 


É necessário considerar o custo-benefício do ponto comercial escolhido. O local deve ser financeiramente viável para o negócio, isso significa que o aluguel, a parcela de um financiamento ou o valor à vista não comprometa tanto o orçamento da empresa a ponto de prejudicar os lucros do negócio.  


Além disso, também é importante avaliar se o ponto oferece uma boa relação entre custo e benefício, ou seja, se os benefícios oferecidos pelo ponto são equivalentes ao valor pago. 


Conheça os bairros mais ou menos populares 


Bairros mais populares e movimentados são a primeira opção para quem busca um ponto comercial estratégico. É importante pesquisar a dinâmica do bairro e do público que circula na região para avaliar se o negócio é compatível com a demanda que você pretende ter para o seu negócio. 


Procurar por bairros badalados pode valer a pena o investimento, pois o retorno tende a ser mais rápido em São Paulo, vale pesquisar por casas à venda em Pinheiros, Vila Madalena, Bela Vista, etc., para torná-las pontos comerciais, por exemplo. 


Também é interessante considerar a localização em relação aos concorrentes diretos, procurando evitar a proximidade de negócios que oferecem produtos ou serviços similares aos que serão oferecidos a não ser que sejam serviços complementares, como uma loja de roupas ao lado de um salão de beleza, por exemplo.  


avatar FLAVIA DE SIQUEIRA VIANA
Flavia De Siqueira Viana
favorite_outline Seguir Perfil
capa Novos Negócios
Novos Negócios
people 5415 participantes
Um espaço aberto para trocas de experiências sobre novos negócios. Se você já tem uma ideia de negócio, ou ainda não sabe por onde começar, este é o lugar certo! Aqui, você encontra conteúdos para te ajudar a ter sucesso nesta jornada empreendedora ¿¿
fixo
Em alta
Sebrae Em Dados - Mercado de Produtos Naturais no Brasil
16 ago. 2022Sebrae Em Dados - Mercado de Produtos Naturais no Brasil
Sebrae em Dados - Salões de Beleza
15 out. 2022Sebrae em Dados - Salões de Beleza
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?