Quando se trata de iniciar um negócio, a escolha do ponto comercial é fundamental para o sucesso da empresa. Isso porque, a localização é essencial para saber qual será o fluxo de clientes e, consequentemente, isso afeta o desempenho financeiro do empreendimento. Por isso, é necessário escolher o ponto com cuidado e critério, para não passar por nenhuma surpresa negativa no seu negócio. E como escolher o ponto comercial ideal? Confira, a seguir, algumas dicas para escolher o seu ponto comercial ideal! Defina o público-alvo Por outro lado, uma região sem concorrência pode significar que não há demanda para o produto ou serviço oferecido. Por isso é necessário balancear o que é mais adequado ao seu negócio: um ambiente mais competitivo ou um local menos movimentado. Considere o custo-benefício É necessário considerar o custo-benefício do ponto comercial escolhido. O local deve ser financeiramente viável para o negócio, isso significa que o aluguel, a parcela de um financiamento ou o valor à vista não comprometa tanto o orçamento da empresa a ponto de prejudicar os lucros do negócio. Além disso, também é importante avaliar se o ponto oferece uma boa relação entre custo e benefício, ou seja, se os benefícios oferecidos pelo ponto são equivalentes ao valor pago. Conheça os bairros mais ou menos populares Bairros mais populares e movimentados são a primeira opção para quem busca um ponto comercial estratégico. É importante pesquisar a dinâmica do bairro e do público que circula na região para avaliar se o negócio é compatível com a demanda que você pretende ter para o seu negócio. Procurar por bairros badalados pode valer a pena o investimento, pois o retorno tende a ser mais rápido em São Paulo, vale pesquisar por casas à venda em Pinheiros, Vila Madalena, Bela Vista, etc., para torná-las pontos comerciais, por exemplo. Também é interessante considerar a localização em relação aos concorrentes diretos, procurando evitar a proximidade de negócios que oferecem produtos ou serviços similares aos que serão oferecidos a não ser que sejam serviços complementares, como uma loja de roupas ao lado de um salão de beleza, por exemplo.
O primeiro passo para escolher o ponto comercial ideal é entender quem é o público-alvo da sua empresa. É importante analisar alguns pontos essenciais para determinar isso, como: faixa etária, gênero, classe social, hábitos e preferências do público que você deseja atingir.
Isso ajudará imensamente você a encontrar o local ideal para o seu negócio.
Por exemplo:
Analise a concorrência
A concorrência é um tópico importante na hora de escolher o ponto comercial. Quando há muitos estabelecimentos do mesmo segmento em um mesmo local, pode ser um indicativo de que o ponto é uma boa para o seu segmento porém, também pode indicar que você terá uma competitividade de preços muito maior, para se equiparar à concorrência.