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Dicas para conquistar clientes durante a Black Friday

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Dicas para conquistar clientes durante a Black Friday
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Criado em 24 NOV. 2023
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Estamos nos aproximando de uma das épocas mais importantes do ano para o mercado consumidor: a Black Friday. Este é o momento em que as pessoas reúnem suas economias, acessam seus computadores ou smartphones e entram em seus sites preferidos para garimpar ofertas imperdíveis que só vemos a essa altura de novembro.

 

De acordo com levantamento feito pelo Mercado Livre em pesquisa entre 7800 clientes, 8 a cada 10 pessoas entrevistadas tem intenção de comprar nessa Black Friday. O marketplace mais famoso do Brasil também informa que 50% das pessoas afirmaram que vão optar por comprar mais este ano do que em 2022. Entre os itens mais desejados, o nicho que se destaca é o dos eletrodomésticos, seguido de eletrônicos e artigos de telefonia.

 

Em 2022, pesou o fato de a Copa do Mundo no Catar ter acontecido exatamente na mesma época da Black Friday, logo, tanto a atenção das pessoas quanto os esforços de marketing das empresas estavam voltados para o evento de futebol. Dessa vez, a tão aguardada época de promoções está de volta bastante em alta, então siga as dicas abaixo para aumentar seu alcance e fidelizar os seus clientes em potencial!

 

O fim do ano está chegando

 

2024 se aproxima, e com o Natal no horizonte, muitas pessoas já pensam em adquirir os presentes de seus familiares e amigos. Esta é uma oportunidade excelente para explorar a sazonalidade, decorando suas lojas e estruturando campanhas de divulgação relembrando os seus clientes dessa data comemorativa.

 

O estudo realizado na 5ª edição de pesquisa da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC), em parceria com a PiniOn, mostra que os consumidores irão destinar aproximadamente 64% das compras da Black Friday para presentes de Natal e fim de ano, mas ainda há muitas pessoas que também irão às compras para uso próprio. Portanto, para quem deseja explorar as oportunidades dessa época do ano, é muito importante estar preparado para atender altas demandas, planejando o estoque com o auxílio de ferramentas de controle (ERP) e analisando os custos de produção que possivelmente se elevarão conforme os clientes visualizam suas ofertas.

 

Black November


 


Há algum tempo que a Black Friday deixou de ser apenas uma sexta-feira para se tornar a Black November, com promoções que ocorrem durante o mês inteiro. Desde muito cedo as empresas de comércio e varejo se preparam para oferecer condições especiais aos seus clientes já a partir do dia 01, o que cria uma janela mais ampla para que os clientes possam adquirir o que desejam com um prazo maior do que o de apenas um dia específico.

 

Trabalhar com promoções ao longo do mês todo também facilita para o lado do empresário, uma vez que alivia as operações logísticas diluindo as vendas em 30 dias ao invés de apenas 1. Essa ação pode evitar que ocorram atrasos nas entregas, melhorando a experiência de compra do cliente.

 

Outro benefício é o aumento de tempo de pesquisa dos consumidores, que não sofrem pela pressão de ter de buscar pela oferta perfeita em apenas 1 dia, e os permite ter mais calma na hora de fazer uma escolha segura.

 

Construa sua oferta com base estratégica

 

A temporada de Black Friday é extremamente competitiva, e durante o período, milhares de empresas oferecem seus serviços e produtos por preços abaixo do praticado normalmente. Para fazer parte disso da forma correta, sem prejudicar suas finanças e se adequar às expectativas dos consumidores, é necessário realizar um estudo prévio de custos e despesas para a ocasião, tendo em mente que o retorno obtido com as vendas deve cobrir esses gastos. É imprescindível realizar uma estimativa da quantidade de vendas para o mês, e quais são os produtos mais desejados, ou com o melhor histórico de vendas nos anos anteriores.

 

É bom lembrar que não é necessário oferecer descontos em todos os produtos do catálogo, somente para aqueles produtos mais populares e com maior demanda.

 

A experiência do cliente deve ser a melhor possível

 

Neste período de grande demanda, é importantíssimo que o cliente saia satisfeito não só com o produto, mas com sua experiência como um todo. Quem comprar o seu produto deve também ser encantado pelo seu atendimento, tanto no momento da compra, como no pós-compra. Se a venda for realizada por um site, a experiência de navegação deve ser rápida e fluída, evitando gargalos na escolha do produto e checkout. Os produtos e ofertas devem estar visíveis e de fácil acesso, facilitando as pesquisas dos clientes.

 

No caso de lojas físicas, é necessário que os donos e colaboradores observem os espaços para entender se é possível acomodar um volume maior de pessoas no ambiente sem que elas se sintam desconfortáveis, e se todas serão atendidas de forma rápida e com alto nível de atenção. O foco é conquistar os clientes novos com atendimento e produtos de qualidade e encantar ainda mais os clientes que já conhecem sua loja, a fim de que se sintam seguros para retornar sempre que desejarem algum produto novo. Dessa forma, eles também farão questão de indicar sua loja para amigos e familiares quando tiverem a oportunidade.

 

Uma boa maneira de manter esses clientes fidelizados é a construção de uma lista de pessoas para e-mail marketing. O disparo de e-mails para clientes de forma casual é uma das formas de relacionamento mais utilizadas pelas empresas atualmente, e não serve apenas para divulgar produtos ou serviços, sendo uma ótima maneira de felicitar clientes por datas especiais, enviar conteúdo relevante para gerar valor para as pessoas, entre outras possibilidades. 


Mais da metade dos profissionais de marketing utilizam o e-mail como uma das principais ferramentas para interagir com o público-alvo e posteriormente divulgar produtos, soluções e ofertas. É muito importante que você deixe claro que também está oferecendo a assinatura ao cliente para que ele receba esses e-mails. 

 

Seguindo essas dicas, é quase certo de que você terá muito sucesso nas suas vendas no período de Black Friday/November, de modo que seus clientes se tornarão recorrentes devido ao seu excelente nível de entrega tanto no atendimento quanto com seus produtos em si, elevando cada vez mais a reputação de sua empresa!

 

Até a próxima!

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Felipe Faganelli E Silva
Tenho 24 anos, sou formado em marketing e tenho grande paixão pelo mundo digital e novas tecnologias. Faço parte do time da Comunidade Sebrae e dedico meu tempo a produzir conteúdo e ajudar outros empreendedores a impulsionarem os seus negócios por meio de estratégias validadas!favorite_outline Seguir Perfil
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