Piscamos e 2022 já está batendo em nossas portas! Organizar todas as contas e fazer um balanço do ano que passou é extremamente necessário nesse momento. Além de ajudar na previsão financeira dos próximos meses, isso irá facilitar o planejamento para começar 2022 com mais segurança.
Analise e corte gastos que não são fundamentais para a sua empresa. Faça um levantamento geral dessas despesas e do orçamento de caixa, considere o momento atual e reveja seus números. Pense no ano que está começando, estabeleça uma meta de 12 meses para poder ter uma visão mais ampla de um exercício futuro com mais rentabilidade.
A primeira coisa que precisa ser feita na hora de organizar a vida financeira é olhar para o ano anterior e analisar os gastos, assim como no que há possibilidade de melhorar. Dessa forma, você consegue ter uma noção geral de onde mais se gasta e, mais do que isso, se esses gastos são indispensáveis ou não para o funcionamento da sua empresa.
Caso seja necessário, converse com clientes e fornecedores e negocie prazos maiores e carência para os próximos pagamentos.
Com a pandemia, muitos contratos foram reavaliados. Tente sempre manter seus números organizados para ter parâmetros para discutir possíveis renovações e reavaliações de contratos.
Para que um novo ano comece com o pé direito, não estar devendo é um bom ponto de partida. Portanto, veja com quais instituições você tem pendências e resolva a situação quanto antes. Se não for possível quitar, há a opção de negociar as dívidas o que já é bastante significativo.
Antecipe recebíveis. Mantenha o fluxo de caixa sem comprometer o seu equilíbrio financeiro futuro. Não seja pego de surpresa. Leve sempre em consideração nas suas contas mensais os valores para acerto do décimo terceiro e férias da equipe. Calcule o valor proporcional mensal, para ter esse dinheiro reservado ao final do ano. Na falta de verba, há no mercado inúmeras oportunidades de captação de empréstimos com juros acessíveis. Não deixe de quitar suas obrigações com os seus parceiros colaboradores.
Confira onde está o seu cliente, crie possibilidades, interaja e se conecte com o seu público para fortalecer sua presença digital e ajudar a equilibrar as contas;
Aproveite as datas do varejo para impulsionar as vendas dos seus produtos e serviços. Pense em promoções e incremente a experiência de compra, são boas dicas para se preparar comercialmente;
E ai, gostou dessas dicas? Vamos começar 2022 com o pé direito.
Abraços
Bianca Becker / @biabeckerl