Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightNovos Negócioskeyboard_arrow_rightArtigos

Dicas para começar 2022 com o pé direito

avatar BIANCA BECKER DE LIMA
Bianca Becker De Limafavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt3
Dicas para começar 2022 com o pé direito
3 pessoas curtiram esse artigo
Criado em 04 JAN. 2022
text_decreaseformat_color_texttext_increase

Piscamos e 2022 já está batendo em nossas portas! Organizar todas as contas e fazer um balanço do ano que passou é extremamente necessário nesse momento. Além de ajudar na previsão financeira dos próximos meses, isso irá facilitar o planejamento para começar 2022 com mais segurança. 


Corte de Gastos

Analise e corte gastos que não são fundamentais para a sua empresa. Faça um levantamento geral dessas despesas e do orçamento de caixa, considere o momento atual e reveja seus números. Pense no ano que está começando, estabeleça uma meta de 12 meses para poder ter uma visão mais ampla de um exercício futuro com mais rentabilidade.


A primeira coisa que precisa ser feita na hora de organizar a vida financeira é olhar para o ano anterior e analisar os gastos, assim como no que há possibilidade de melhorar. Dessa forma, você consegue ter uma noção geral de onde mais se gasta e, mais do que isso, se esses gastos são indispensáveis ou não para o funcionamento da sua empresa.


Negocie

Caso seja necessário, converse com clientes e fornecedores e negocie prazos maiores e carência para os próximos pagamentos. 


Com a pandemia, muitos contratos foram reavaliados. Tente sempre manter seus números organizados para ter parâmetros para discutir possíveis renovações e reavaliações de contratos.



Quite suas dívidas

Para que um novo ano comece com o pé direito, não estar devendo é um bom ponto de partida. Portanto, veja com quais instituições você tem pendências e resolva a situação quanto antes. Se não for possível quitar, há a opção de negociar as dívidas o que já é bastante significativo.


Fique atento ao Fluxo de Caixa

Antecipe recebíveis. Mantenha o fluxo de caixa sem comprometer o seu equilíbrio financeiro futuro. Não seja pego de surpresa. Leve sempre em consideração nas suas contas mensais os valores para acerto do décimo terceiro e férias da equipe. Calcule o valor proporcional mensal, para ter esse dinheiro reservado ao final do ano. Na falta de verba, há no mercado inúmeras oportunidades de captação de empréstimos com juros acessíveis. Não deixe de quitar suas obrigações com os seus parceiros colaboradores.



Datas comemorativas de 2022


Confira onde está o seu cliente, crie possibilidades, interaja e se conecte com o seu público para fortalecer sua presença digital e ajudar a equilibrar as contas;


Aproveite as datas do varejo para impulsionar as vendas dos seus produtos e serviços. Pense em promoções e incremente a experiência de compra, são boas dicas para se preparar comercialmente;


E ai, gostou dessas dicas? Vamos começar 2022 com o pé direito.


Abraços

Bianca Becker / @biabeckerl


avatar BIANCA BECKER DE LIMA
Bianca Becker De Lima
Sou Estrategista Digital, Produtora de conteúdo e Coordenadora da Comunidade Sebrae. Formada em Administração de Empresas, pós graduada em Marketing pela PUC/PR, tenho especializações em Marketing Digital. Apaixonada pelo vídeomarketing, também ensino pessoas a gravarem vídeos e atuarem no Instagram. Trabalho no Sebrae/PR há 10 anos :)favorite_outline Seguir Perfil
capa Novos Negócios
Novos Negócios
people 5327 participantes
Um espaço aberto para trocas de experiências sobre novos negócios. Se você já tem uma ideia de negócio, ou ainda não sabe por onde começar, este é o lugar certo! Aqui, você encontra conteúdos para te ajudar a ter sucesso nesta jornada empreendedora ¿¿
fixo
Em alta
Sebrae Em Dados - Mercado de Produtos Naturais no Brasil
16 ago. 2022Sebrae Em Dados - Mercado de Produtos Naturais no Brasil
Sebrae em Dados - Salões de Beleza
15 out. 2022Sebrae em Dados - Salões de Beleza