O empreendedorismo não é uma característica exclusiva de algumas pessoas. É perfeitamente possível aprender comportamentos que permitam a qualquer pessoa trilhar o caminho do empreendedorismo. E quanto mais cedo tais lições forem ensinadas, mais naturalmente serão incorporadas e executadas.
Quando se fala sobre empreendedorismo, é comum pensar em grandes ideias revolucionárias, mas a essência do empreendedorismo vai além: está na criatividade. E a escola é um ótimo ambiente para desenvolver e vivenciar essa e outras habilidades, ajudando a preparar as crianças para estes novos tempos em que a criatividade, inovação e autogestão são cada vez mais valorizadas.
Não podemos negar que a Educação Empreendedora ocupa um espaço muito importante na Educação. Isso porque ela é a melhor forma de contribui para o desenvolvimento de alguns comportamentos e habilidades de suma importância em nossa atual sociedade.
Pesquisas nas mais diversas universidades pelo mundo apontam que é extremamente positivo estimular o empreendedorismo nas primeiras fases da vida, desde que isso seja feito da seguinte forma:
- respeitando o desenvolvimento cognitivo de cada idade;
- feito dentro do contexto que a criança está inserida;
- repassado de forma lúdica e sem cobranças por resultados.
Crianças que são estimuladas a pensar de forma empreendedora apresentam nas fases seguintes (adolescência e fase adulta) um melhor desempenho profissional e tendem a assumirem posições de liderança mais facilmente.
Quando falamos do estímulo ao empreendedorismo, se faz fundamental que família e escola atuem em conjunto nesta missão, pois atualmente há um pensamento dominante na sociedade que confere às escolas a responsabilidade total pela educação das crianças, quando na realidade, a família é que deveria ser a responsável por essa missão, e incluir a escola no processo. Desta união entre família e escola, que vemos o despertar de jovens mais conscientes da sua capacidade empreendedora.
Abaixo algumas dicas e ideias para ensinar o empreendedorismo para as crianças:
- Para exercitar a criatividade, incentive a criança a construir os próprios brinquedos e objetos que serão utilizados nas dinâmicas em sala de aula é uma forma de incentivá-las a inovarem, bem como colaborarem umas com as outras para a produção de algo comum a todos. Às vezes a própria construção já é entretenimento suficiente (quem nunca se contentou apenas em montar todo o cenário antes de começar a brincar?). E às vezes a construção é o objetivo final, como castelos de areia, maquetes, prédios e blocos de montar. Assim a criança entende a importância da organização, do planejamento e execução das várias etapas para a concretização de seus próprios projetos. Além disso, ao produzirem seus próprios materiais elas adquirem um sentimento de competência e ampliam a autoestima.
- A cooperação e a negociação podem ser estimuladas através de troca de preferências e objetos entre colegas. Brincar com o amiguinho preferido do outro, trocar um lápis de cor por uma borracha diferente ou compartilhar livros são excelentes formas de despertar essas habilidades nas crianças. No mundo do empreendedorismo, a colaboração e a negociação entre as pessoas é importante para fechar negócios e aproximar empresas para parcerias
- Doar roupas e brinquedos é uma excelente maneira de desenvolver a empatia e estimular a iniciativa. Ao se colocar no lugar de outras crianças, os pequenos conseguem pensar sobre quais brinquedos eles podem doar: um carrinho, uma bola, uma boneca ou uma peça de roupa que não serve mais. Assim, a criança aprende a se envolver com a realidade dos outros e desenvolve o senso de coletividade, além da responsabilidade e maturidade.
- Fazer uma campanha para ajudar uma instituição é uma ótima oportunidade para as crianças aprenderem a ter atitude e força de vontade, além de compreender o potencial que têm para ajudar um grupo ao colocar a mão na massa em prol de alguma instituição que eles queiram ajudar. Pode ser uma ONG de cuidado aos animais, um asilo, um hospital. Depois é partir para a ação: fazer doces, salgadinhos, brinquedos e vendê-los para arrecadar o dinheiro que será doado à instituição. É importante dar liberdade para as crianças, deixando que elas mesmas organizem a campanha, desde a escolha da instituição até a arrecadação de fundos. Assim elas adquirem propósitos em suas ações, aprendendo a organizar e a planejar eventos, adquirindo habilidades de gestão, além de se tornarem cidadãos mais responsáveis, que sabem que podem agir para transformar e melhorar a sociedade da qual fazem parte.
- Uma forma para estimular habilidades de trabalho em equipe, empatia, responsabilidade social e análise crítica, é discutir com as crianças sobre questões sociais relevantes na atualidade e criar um projeto para ser desenvolvido ao longo do ano, no qual os alunos devem identificar problemas de suas comunidades e encontrar soluções criativas para os mesmos.
- Perguntar a uma criança suas ideias sempre vai levar à apuração de uma série de sugestões das mais variadas e mirabolantes possíveis Uma forma lúdica e interessante de despertar a consciência da sua capacidade empreendedora é perguntar às crianças o que elas gostariam de fazer se fossem criar seu próprio negócio. Essa magia das crianças de achar que tudo é possível nos dá verdadeiras lições de como enxergar saída para tudo, já que a mente da criança não tem barreiras. Isso as ensinam a tomar decisões tendo uma visão global dos negócios, e de assumirem a liderança no futuro, em suas profissões.
Exemplos como as atividades propostas acima ajudam a desenvolver algumas das habilidades-chave de um perfil empreendedor como inovação, comprometimento, proatividade, autonomia, cooperação, disciplina, perseverança, empatia, tolerância, respeito, autoconfiança, análise e criatividade.
Assim como a imaginação, as ideias para brincadeiras não têm limites. Você já fez ou faz alguma outra atividade para ensinar as crianças sobre empreendedorismo? Conte para nós!