Infelizmente, muitos empresários ainda entendem o Marketing como uma despesa, sendo a primeira área da empresa a sofrer cortes durante períodos turbulentos. Quando, na realidade, Marketing é um investimento.
E você sabia que um dos principais erros do Marketing de pequenas empresas é investir em anúncios e campanhas aleatórias, sem nenhum tipo de planejamento prévio? Um bom, bem definido e estratégico Plano de Marketing impacta diretamente no aumento das vendas e torna as empresas mais competitivas no mercado.
Ok, mas o que seria um Plano de Marketing? Um Plano de Marketing é uma ferramenta de gestão dividida basicamente em três etapas: planejamento, implementação e avaliação/controle.
Vamos lá: no planejamento, o cenário (no caso, o mercado) é analisado e a partir disso as ações são definidas. Já durante a etapa de implementação, ocorre a execução do que foi analisado e definido na etapa anterior. Por fim, na avaliação e controle, serão avaliados os resultados obtidos através de indicadores de desempenho (como rentabilidade, aumento das vendas, opinião dos clientes) após a etapa da implementação.
E é sempre bom lembrar: investir em Marketing e não medir os resultados é um erro para qualquer negócio!
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