Se você não tem muita experiência com o gerenciamento de finanças empresariais, você pode estar caindo em maus hábitos financeiros que um dia podem prejudicar seus negócios. Para que isso não aconteça, separamos algumas dicas para ajudá-lo a garantir que você inicie seu novo empreendimento com uma base financeira sólida.
Crie um plano de negócios
Usar um plano de negócios escrito como um guia para seus primeiros anos como proprietário de uma empresa pode ser muito útil. O processo de pesquisa e redação do seu plano de negócios também pode lhe ensinar mais sobre o setor e pode ajudá-lo a entender melhor a viabilidade de sua ideia.
Pesquise seus custos iniciais potenciais
Você pode já estar somando as despesas necessárias em sua cabeça: um site, escritório ou espaço de varejo, folha de pagamento se precisar contratar funcionários etc. No entanto, também existem despesas menos conhecidas que podem surpreender os empresários iniciantes.
Por exemplo, você pode ter que pagar taxas e custos de permissão para sua cidade ou estado. E, dependendo do negócio, pode ser necessário obter licença e comprar seguro, todos com custos que podem aumentar.
Conhecer seus custos iniciais reais, que devem ser levados em consideração em seu plano de negócios, pode ser importante ao procurar financiamento. E se você está usando economias pessoais, pedindo investimentos a amigos ou familiares, crowdfunding ou solicitando um empréstimo, você deve parar para considerar os possíveis prós e contras de cada abordagem.
Manter suas finanças pessoais e empresariais separadas permite que você veja facilmente quanto dinheiro está entrando e saindo de sua empresa. Também haverá menos confusão, pois o dinheiro que você gasta em refeições e entretenimento para você ou sua família não será misturado com o dinheiro que você investe em seu negócio.
Estabeleça como meta economizar pelo menos seis a oito meses de fundos para o caso de você se deparar com uma emergência. Você nunca sabe quando as vendas vão cair ou, em casos extremos, sua empresa será atingida por uma ação judicial. Você terá mais facilidade em lidar com uma crise financeira se tiver fundos extras para usar.
Como você está dividindo sua renda mensal em vários fundos, certifique-se de pagar um salário. Ele ajuda a controlar o fluxo de caixa da sua empresa e garante que você tenha uma maneira de pagar suas despesas pessoais todos os meses.
Comece a construir o crédito do seu negócio
Os novos empresários podem não perceber que há uma diferença entre crédito pessoal e crédito empresarial. Sua empresa pode ter seus próprios relatórios e pontuações de crédito, e você pode usar o crédito da sua empresa para garantir financiamento ou obter condições mais favoráveis de fornecedores.
Você pode começar a criar crédito comercial trabalhando com fornecedores que relatam seus pagamentos às agências de crédito comercial (você pode perguntar a eles ou procurar listas online). Em alguns casos, usar um cartão de crédito comercial também pode aumentar o crédito da sua empresa.
Quando sua empresa experimentar um rápido crescimento e aumento de lucro, comemore as vitórias! Mas não perca de vista seus objetivos de longo prazo.
Certifique-se de reinvestir o capital de volta na empresa para que ela continue em uma trajetória de crescimento. Recompense a si mesmo e sua equipe pelo trabalho duro, mas não exagere.
Em vez disso, contrate mais pessoas, invista em mais marketing ou procure novas plataformas ou tecnologias para ajudar sua empresa a ter sucesso (e manter o ritmo).
E lembre-se de que dedicar tempo para garantir que suas finanças estejam em ordem e criar um plano de como você expandirá seus negócios pode ser essencial para se tornar um empreendedor de sucesso!
E você, tem colocado essas dicas em prática? Conte para a gente nos comentários!