Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightNovos Negócioskeyboard_arrow_rightArtigos

Dicas de finanças para quem quer abrir um novo negócio

avatar PATRICIA FERNANDES VALENTE SANTINI
Patricia Fernandes Valente Santinifavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt1
Dicas de finanças para quem quer abrir um novo negócio
1 pessoa curtiu esse artigo
Criado em 20 JUL. 2022
text_decreaseformat_color_texttext_increase


Educação e organização são duas premissas para garantir que seu negócio seja financeiramente saudável. Gerenciar as finanças pode ser um desafio para qualquer pequeno empresário. Muitas vezes, a razão pela qual sua empresa é bem-sucedida é por causa das habilidades que você traz para fazer seu produto ou fornecer seu serviço.


Se você não tem muita experiência com o gerenciamento de finanças empresariais, você pode estar caindo em maus hábitos financeiros que um dia podem prejudicar seus negócios. Para que isso não aconteça, separamos algumas dicas  para ajudá-lo a garantir que você inicie seu novo empreendimento com uma base financeira sólida.


Crie um plano de negócios



Usar um plano de negócios escrito como um guia para seus primeiros anos como proprietário de uma empresa pode ser muito útil. O processo de pesquisa e redação do seu plano de negócios também pode lhe ensinar mais sobre o setor e pode ajudá-lo a entender melhor a viabilidade de sua ideia.



Pesquise seus custos iniciais potenciais



Você pode já estar somando as despesas necessárias em sua cabeça: um site, escritório ou espaço de varejo, folha de pagamento se precisar contratar funcionários etc. No entanto, também existem despesas menos conhecidas que podem surpreender os empresários iniciantes.


Por exemplo, você pode ter que pagar taxas e custos de permissão para sua cidade ou estado. E, dependendo do negócio, pode ser necessário obter licença e comprar seguro, todos com custos que podem aumentar.


Conhecer seus custos iniciais reais, que devem ser levados em consideração em seu plano de negócios, pode ser importante ao procurar financiamento. E se você está usando economias pessoais, pedindo investimentos a amigos ou familiares, crowdfunding ou solicitando um empréstimo, você deve parar para considerar os possíveis prós e contras de cada abordagem.



Separe suas finanças pessoais e empresariais



Manter suas finanças pessoais e empresariais separadas  permite que você veja facilmente quanto dinheiro está entrando e saindo de sua empresa. Também haverá menos confusão, pois o dinheiro que você gasta em refeições e entretenimento para você ou sua família não será misturado com o dinheiro que você investe em seu negócio.



Crie um fundo de emergência



Estabeleça como meta economizar pelo menos seis a oito meses de fundos para o caso de você se deparar com uma emergência. Você nunca sabe quando as vendas vão cair ou, em casos extremos, sua empresa será atingida por uma ação judicial. Você terá mais facilidade em lidar com uma crise financeira se tiver fundos extras para usar.



Não se esqueça de pagar um salário a si mesmo



Como você está dividindo sua renda mensal em vários fundos, certifique-se de pagar um salário. Ele ajuda a controlar o fluxo de caixa da sua empresa e garante que você tenha uma maneira de pagar suas despesas pessoais todos os meses.




Comece a construir o crédito do seu negócio



Os novos empresários podem não perceber que há uma diferença entre crédito pessoal e crédito empresarial. Sua empresa pode ter seus próprios relatórios e pontuações de crédito, e você pode usar o crédito da sua empresa para garantir financiamento ou obter condições mais favoráveis de fornecedores.


Você pode começar a criar crédito comercial trabalhando com fornecedores que relatam seus pagamentos às agências de crédito comercial (você pode perguntar a eles ou procurar listas online). Em alguns casos, usar um cartão de crédito comercial também pode aumentar o crédito da sua empresa.



Reinvestir no negócio



Quando sua empresa experimentar um rápido crescimento e aumento de lucro, comemore as vitórias! Mas não perca de vista seus objetivos de longo prazo


Certifique-se de reinvestir o capital de volta na empresa para que ela continue em uma trajetória de crescimento. Recompense a si mesmo e sua equipe pelo trabalho duro, mas não exagere.


Em vez disso, contrate mais pessoas, invista em mais marketing ou procure novas plataformas ou tecnologias para ajudar sua empresa a ter sucesso (e manter o ritmo). 


E lembre-se de que dedicar tempo para garantir que suas finanças estejam em ordem e criar um plano de como você expandirá seus negócios pode ser essencial para se tornar um empreendedor de sucesso!


E você, tem colocado essas dicas em prática? Conte para a gente nos comentários!

avatar PATRICIA FERNANDES VALENTE SANTINI
Patricia Fernandes Valente Santini
Tentar, aprender e tentar novamente.... Esse é o lema que rege minha vida! Gestora de Projetos Especialista em Gestão de Micro e Pequenas Empresasfavorite_outline Seguir Perfil
capa Novos Negócios
Novos Negócios
people 5334 participantes
Um espaço aberto para trocas de experiências sobre novos negócios. Se você já tem uma ideia de negócio, ou ainda não sabe por onde começar, este é o lugar certo! Aqui, você encontra conteúdos para te ajudar a ter sucesso nesta jornada empreendedora ¿¿
fixo
Em alta
Sebrae Em Dados - Mercado de Produtos Naturais no Brasil
16 ago. 2022Sebrae Em Dados - Mercado de Produtos Naturais no Brasil
Sebrae em Dados - Salões de Beleza
15 out. 2022Sebrae em Dados - Salões de Beleza
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?