Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightNovos Negócioskeyboard_arrow_rightArtigos

Dicas de como empreender com pouco dinheiro

avatar FREDSON VIEIRA DE SANTANA
Fredson Vieira De Santanafavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt
Dicas de como empreender com pouco dinheiro
Criado em 10 AGO. 2021
text_decreaseformat_color_texttext_increase

É possível empreender com pouco dinheiro? Alguns tipos de negócios necessitam de um aporte financeiro maior, mas isso não é uma regra. Dá pra investir em um negócio com pouco dinheiro sim.

Muitas pessoas deixam de lado o desejo de ter um negócio próprio e se tornar um empreendedor. Isso ocorre, geralmente, por medo de não possuírem dinheiro suficiente para investir. Mas, neste artigo, preparamos algumas dicas importantes para essas pessoas.


Nichos de negócios para investir com pouco dinheiro 

Agora que você já sabe que é necessário se formalizar porque além de todos os benefícios citados isso pode te ajudar na captação de dinheiro, agora é importante analisar nichos de negócios que podem ser interessantes para aqueles que não possuem muito dinheiro para investir.


 a. Serviços em geral

As pessoas estão sempre precisando de uma ajuda para resolver problemas do cotidiano de uma casa. Seja um encanador, pedreiro, pintor, eletricista ou qualquer outro profissional que atenda essas atividades.

Por isso, se você tem habilidades para realizar esses reparos e manutenção domésticas, pode ser uma excelente oportunidade empreender nessa área.

Para iniciar, você só precisa de uma máquina de cartão de crédito e suas ferramentas de trabalho. Basta investir no marketing e na propaganda e atender os clientes em domicílio, ou seja, quase não haverá custos.


b. Venda e produção de alimentos

Outra área que possui a facilidade de iniciar os trabalhos em casa mesmo e sem exigir grandes investimentos é o ramo de alimentação. Portanto, vender quentinhas, doces, bolos ou salgados é uma excelente opção. 

Inicialmente, o empreendedor só precisa de embalagens e material para produzir as primeiras unidades. Depois é só fazer propaganda nas redes sociais.

E aos poucos o empreendedor pode ir crescendo, investindo até abrir seu próprio restaurante ou lanchonete.


c. Revenda de produtos

A revenda de alguns produtos também pode ser iniciada sem a abertura de uma loja e sem a estrutura de um grande estoque. Alguns fabricantes de roupas, sapatos e maquiagens, por exemplo, fazem um sistema de permitir a escolha de algumas peças e assim comprar apenas por encomenda.

Não esqueça que também será necessária uma máquina de cartão e o investimento num perfil em redes sociais para divulgar seu trabalho. 

Conforme as vendas forem acontecendo basta investir no negócio e assim chegar até a abertura de uma loja.


Estou sem dinheiro para empreender, o que faço?

Saiba que existem algumas alternativas, que podem dar certo, para aquelas pessoas que desejam empreender, mas não tem dinheiro para investir em um negócio. 


1.    Busque por Investidores Externos

O dinheiro para seu negócio não precisa, necessariamente, sair apenas do seu bolso. O empreendedor pode procurar instituições e até mesmo pessoas físicas que queiram investir no seu negócio.

Há várias formas de procurar esse investimento. A forma mais comum é procurar um banco, mas geralmente não é a melhor opção. Caso você tenha um bom projeto, procure por instituições que realizam esse tipo de investimento. Geralmente, elas abrem processo de inscrição para esse projetos e escolhem o melhor após análises e entrevistas com o empreendedor.

Sair com o projeto pela sua cidade também é uma opção. Grandes empresários da região podem investir em sua ideia.


2.    Esteja formalizado

Muitos dos novos empreendedores brasileiros vivem na informalidade, alguns têm dúvidas sobre como abrir uma empresa, outros não liga para isso mesmo. Ou seja, eles trabalham sem os devidos documentos legais para exercer o seu ofício. Isso ocorre, principalmente, com os pequenos empreendedores.

Hoje, existe uma ótima solução para se formalizar: o MEI. A formalização é rápida e pela internet. Você obtém CNPJ, pode emitir NF e obter benefícios previdenciários.

Além disso, possuir um CNPJ ajuda na vinda de novos investimentos. Investidores e bancos só investirão dinheiro no seu negócio se ele estiver formalizado, pois ele precisa passar certa segurança.


Como empreender com pouco dinheiro

Antes de mais nada, tenha em mente que é importante a busca do aperfeiçoamento constante e isso faz a diferença na rotina e no crescimento do seu empreendimento. 

E mais do que não ter capital, é a falta de planejamento e uma administração equivocada que podem ocasionar a falência do seu negócio. Por isso, se aperfeiçoe cada vez mais, tanto na atividade essencial da sua empresa quanto nas atividades administrativas.

Lembre-se, para empreender com pouco dinheiro, não basta ter o acesso às informações, é necessário assimilá-las e colocá-las em prática, para assim fazer a diferença na hora de abrir um negócio.



avatar FREDSON VIEIRA DE SANTANA
Fredson Vieira De Santana
Mim chamo Fredson Santana. Sou blogueiro e tenho um canal no YouTube. Em nosso site publicamos conteúdos de qualidade tais como: Análise de Computadores, Smartphones e Tecnologia. Também publicamos sobre marketing digital e conteúdos relacionados. Contamos ainda com um canal no YouTube onde trazemos reviws de smartphones e tutoriais.favorite_outline Seguir Perfil
capa Novos Negócios
Novos Negócios
people 5327 participantes
Um espaço aberto para trocas de experiências sobre novos negócios. Se você já tem uma ideia de negócio, ou ainda não sabe por onde começar, este é o lugar certo! Aqui, você encontra conteúdos para te ajudar a ter sucesso nesta jornada empreendedora ¿¿
fixo
Em alta
Sebrae Em Dados - Mercado de Produtos Naturais no Brasil
16 ago. 2022Sebrae Em Dados - Mercado de Produtos Naturais no Brasil
Sebrae em Dados - Salões de Beleza
15 out. 2022Sebrae em Dados - Salões de Beleza
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?