Olá, tudo bem?
Eu sou Nadia Dall Agnol, especialista no assunto de Compras Públicas e nova parceira da Comunidade Sebrae.
Estarei aqui nesta Comunidade, toda semana, trazendo assuntos importantes para entendimento. Hoje vou compartilhar mais uma Dica da Especialista.
Vamos falar com você, comprador e pregoeiro, que utiliza o Portal de Compras do Governo Federal,como conviver atualmente com o CATMAT e CATSERV do comprasnet?
Então vamos lá!
Uma das maiores dores de cabeça de quem cadastra processos no Portal de Compras do Governo Federal (COMPRASNET) é o CATMAT/CATSERV.
O portal de Compras do Governo Federal possui um catálogo de materiais e serviços 'pré-prontos'. Essa ferramenta tem como objetivo simplificar a pesquisa de itens catalogados, reduzir tempo na busca por itens e disponibilizar dados confiáveis.
E para tanto, o sistema disponibiliza inclusive uma ferramenta de busca que pode ser utilizada antes da formalização do Termo de Referência e edital, sendo acessível no endereço https://www.gov.br/compras/pt-br/sistemas/ferramenta-de-busca-catmat-catser
A utilização do CATMAT/CATSERV disponibilizado pelo Ministério da economia tem alguns benefícios, sendo eles:
Fonte: gov.br
A organização e padronização dos dados tem impacto direto na qualidade da informação proveniente do SIASG, possibilitando assim o cruzamento de informações sobre o gasto público. Segundo Daniel Rogério, Coordenador-geral do Comprasnet:
A indicação correta dos itens no ato do cadastro da compra ou licitação facilita futuras comparações de preços. Além disso, com o lançamento do aplicativo Comprasnet mobile, os fornecedores passaram a receber avisos de licitações e cotações eletrônicas de acordo com linhas de fornecimento de seu interesse. Os órgãos que indicam os itens corretamente, aumentam as chances de obter preços melhores à medida que mais empresas recebem avisos de licitação.
Mas, como nem tudo são flores , nem sempre é possível encontrar a descrição do produto/material que realmente precisamos. E assim, temos algumas opções, e para tanto trago 3 possibilidades:
1 - Solicitar o cadastro dos itens desejados junto ao COMPRASNET, através do SIASG (HOD). Esse procedimento pode demorar;
2 - Utilizar os chamados códigos editáveis os quais ao selecionar você poderá incluir a sua descrição detalhada, ou seja, o seu descritivo detalhado. Sendo que estes são todos aqueles com código INFERIOR a 200.000;
3- Utilizar os códigos já existentes organizados e padronizados do próprio sistema. E quando este não corresponder exatamente como a descrição do edital, deverá ser disposto no instrumento convocatório a seguinte descrição:
OBS: Em caso de divergência entre o detalhamento dos descritivos dos itens registrados no Portal de Compras (código CATMAT) e os constantes no Termo de Referência, PARA EFEITO DE PROPOSTA, ENTREGA E RECEBIMENTO DO OBJETO, prevalecerão as do Termo de Referência
O Portal de Compras do Governo Federal está sofrendo constantes alterações, e a modernização do catálogo de materiais e serviços (CATMAT/CATSERV) está na lista das possíveis alterações, então, preparem-se pregoeiros, pois logo logo teremos mudanças BOAS.
Particularmente estou ansiosa pelas novidades
Gostou do assunto?
Deixe seu comentário, curta a publicação e compartilhe nas suas redes sociais.
Interaja conosco na Comunidade e não esqueça de clicar no botão PARTICIPAR para receber todas as minhas publicações por aqui.
Te encontro no próximo post.