O diário de caixa é uma ferramenta que permite que você acompanhe diariamente as entradas e saídas de dinheiro da sua empresa. Assim é possível saber o quanto está recebendo e para onde está indo o seu dinheiro do caixa.
Por que utilizar?
Qual a quantidade de dinheiro que entra ou sai todo dia de sua empresa?
Está saindo mais dinheiro diariamente que entrando?
O desconhecimento, ao longo do tempo, da quantidade de dinheiro que entra e sai de seu caixa pode levar você a definir datas para pagamentos de compromissos que não terão condições de serem pagos. O registro diário dará a você condições de compreender o padrão de comportamento da entrada e saída financeira de sua empresa.
Vantagens:
1- Saber qual o comportamento das entradas e saídas ao longo dos meses;
2 - Saber quais contas são as principais saídas e entradas de dinheiro da sua empresa;
3 - Auxiliar a não misturar o dinheiro particular com o da empresa;
4 - Evitar retiradas de caixa que tragam impacto negativo no futuro;
5 - Ter controle sobre sua finanças;
6 - Agendar pagamentos corretamente;
7 - Saber para onde está indo o dinheiro da sua empresa.
Passo a passo para implementar o diário de caixa em seu negócio:
Passo 1: Listas os lançamentos de valores das entradas e saídas do seu caixa.
Passo 2: Fechar o caixa - Fazer o somatório das entradas e saídas, de acordo com cada um dos grupos: dinheiro, cheque, retiradas, pagamentos, etc.
Passo 3: Consolidar os resultados dos caixas: Lançar em um formulário de consolidação os valores do fechamento do caixa nos respectivos dias.
Passo 4: Analisar os lançamentos consolidados: Analisar como é a entrada de dinheiro no caixa nos diferentes dias da semana. Verificar como estão as retiradas de dinheiro pelos proprietários, e se elas não estão comprometendo o resultado do caixa da empresa. Também verificar se os pagamentos estão se concentrando muito em um dia e deixando o caixa baixo.
Entenda como funciona com exemplos práticos aqui neste link.