Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightNegócios em Turismokeyboard_arrow_rightArtigos

Diagnóstico DTI - Guarapuava PR: uma experiência compartilhada

avatar CRISTINA MANDAJI VICENTINI
Cristina Mandaji Vicentinifavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt1
Diagnóstico DTI - Guarapuava PR: uma experiência compartilhada
1 pessoa curtiu esse artigo
Criado em 16 DEZ. 2022
text_decreaseformat_color_texttext_increase

Estando no point dos destinos de turismo da região Centro-Sul do estado do Paraná, no território Terra dos Pinheirais e sendo o 9º município mais populoso do estado, a cidade de Guarapuava que comemora 203 anos da sua fundação neste mês de dezembro, conta com diversos marcos históricos e belezas naturais.

Em 2022, a cidade foi uma das escolhidas para receber e acolher o Projeto Agentes de Roteiros Turísticos no Paraná. E dentre os objetivos do trabalho do Agente, uma das estratégias era de aplicar o Diagnóstico DTI Maturidade de Destinos Turísticos Inteligentes de DTI.

Destino Turístico Inteligente (DTI) É um destino turístico que gerencia seus processos e seu território, de forma inovadora e sustentável, comprometido com pilares que impactam positivamente a qualidade de vida dos moradores e a experiência dos turistas Brasil, Ministério do Turismo (2021).


A aplicação do diagnóstico DTI é fundamental para demonstrar e exemplificar a situação atual da cidade, a análise contempla quatro dimensões:

- Tecnologia

Nesta dimensão Guarapuava conta com o Fórum da Ciência, Tecnologia e Inovação; Projeto de Desenvolvimento Local; Programa Emprime e leis de incentivo à inovação; pesquisa científica e tecnológica, à extensão tecnológica e ao desenvolvimento tecnológico em ambiente produtivo no município.

- Governança

 Dentro do município existe um núcleo empresarial de Turismo. A cidade conta também com a Secretária de Turismo e Eventos, que age de maneira independente no município  e existe uma participação em Instância de Governança Regional, reconhecida pelo Ministério do Turismo.

- Experiência do Turista

A cidade também está construindo a sua reputação on-line, estando presente nas redes sociais e com estabelecimentos com ótimas avaliações no Booking e TripAdvisor. Empresas como Uber, Blablacar, Aiqfome, Ceofood e Airbnb fazem parte da oferta de diversos serviços colaborativos ou economia compartilhada que são ofertados na cidade.

- Sustentabilidade:

Na questão da sustentabilidade, a cidade se desenvolve em quatro áreas centrais, são elas: ambiental, social, econômica e acessibilidade.


Os dados coletados no município e disponibilizados no Boletim DTI Guarapuava-PR  estão no anexo com os destaques de cada uma das dimensões.

avatar CRISTINA MANDAJI VICENTINI
Cristina Mandaji Vicentini
favorite_outline Seguir Perfil
capa Negócios em Turismo
Negócios em Turismo
people 1288 participantes
Conteúdo relevante, prático e instrutivo, indicando soluções para as empresas e atores ligados aos negócios de turismo e viagem buscarem novos caminhos e superarem a crise.
fixo
Em alta
Experiências turísticas do Paraná
29 nov. 2022Experiências turísticas do Paraná
Origem e importância dos bares
18 nov. 2022Origem e importância dos bares