Através da estratégia dos Destinos Turísticos Inteligentes, o estado do Paraná vem se transformando passo a passo em um estado com destinos turísticos mais preparados para moradores e turistas. São José dos Pinhais é um dos municípios que participa da estratégia paranaense desde 2022, quando foi aplicado o diagnóstico pela primeira vez. Naquele ano, o destino conseguiu o resultado de 63 pontos, o que no momento estava acima da média de 43 pontos dos demais municípios cadastrados. A segunda aplicação ocorreu no ano seguinte, em 2023, quando o destino apresentou uma leve melhoria no resultado, pontuando 64 pontos no total. Neste ano foi criada a CT de Turismo Inteligente, no contexto do Conselho de Desenvolvimento Econômico de São José dos Pinhais, reunindo aproximadamente 14 atores para discutir e aprimorar o destino, buscando a transformação do município em um destino turístico inteligente. A CT tem por objetivo vislumbrar ações que podem auxiliar o destino a aprimorar os itens que o diagnóstico apontou alguma necessidade de melhoria. Para tanto, foi elaborado um plano de ações construído de maneira colaborativa, das quais 03 já tiveram início durante o ano de 2024: Criação do Selo SJPTur: facilita a obtenção de dados para tomada de decisão do poder público, e ainda apoia a promoção dos empreendimentos turísticos. Avaliação da acessibilidade dos atrativos turísticos: projeto iniciado com o Museu Atílio Rocco. Atualização da Lei do Conselho Municipal de Turismo: minuta criada de maneira colaborativa para atualizar a composição e o formato da presidência. Como continuidade no processo de avaliação contínua do destino, o diagnóstico foi refeito em 2024. Considerando todos os eixos analisados no diagnóstico realizado, o município de São José dos Pinhais apresentou melhores resultados nos Eixos de Experiência, Governança e Sustentabilidade Ambiental. Já os eixos com os resultados inferiores foram Tecnologia e Sustentabilidade (Econômica, Social e Acessibilidade). Os melhores índices na dimensão Experiência são reflexo da preocupação que os empreendedores têm em ofertar novas formas de consumo na cidade. Isso se dá principalmente pela quantidade expressiva de experiências turísticas existentes, fomentada pela realização de 03 edições da Jornada de Produtos Turísticos de Experiência (2022, 2023 e 2024) e pela criatividade dos empreendedores locais. A inovação vem avançando a cada ano, e, com a criação do Ecossistema de Inovação Hangar SJP, a temática está se desenvolvendo ainda mais. Apesar dos bons índices, o destino ainda apresenta algumas carências, como a promoção e comercialização dos produtos de experiência, ainda vendidos de maneira individualizada por cada ator. Assim, para avançar neste eixo, o destino necessita encontrar uma solução para este item. Algumas oportunidades para o eixo são: Buscar canais de promoção e comercialização de experiências turísticas; Organização de iniciativas de fomento e inovação tecnológica (eventos) com impacto no turismo; Incentivos públicos municipais às inovações tecnológicas aplicadas à criação, inovação, aplicação em experiências turísticas; Outra dimensão que apresentou bons resultados no diagnóstico foi a Governança. Isso demonstra que o destino possui preocupações e ações voltadas à boa gestão pública e privada do turismo. O CMTUR está consolidado em com reuniões acontecendo, e além disso, o destino possui Fundo Municipal de Turismo, com recursos que possibilitaram a contratação do novo Inventário da Oferta Turística. O órgão oficial de turismo possui recursos para execução de projetos, porém, ainda aquém do necessário para o maior desenvolvimento do destino. Um dos elementos de destaque do destino é o fator associativista presente no mesmo. Os roteiros de turismo rural estão organizados em associações, possibilitando o desenvolvimento cooperado dos mesmos. Isso ainda reforça a organização da iniciativa privada em torno do turismo. Outro destaque é para a governança criada para gestão do modelo DTI no município, através da Câmara Técnica de Turismo Inteligente, que reúne 14 instituições públicas e privadas para discutir ações para melhoria constante do destino. Algumas ações previstas foram iniciadas em 2023, como a criação do “Selo SJPTur”, a atualização da lei do CMTUR e a avaliação da acessibilidade dos atrativos turísticos. As reuniões tem 8 participantes em média, que contribuem para o avanço da estratégia. Mesmo sendo um do Eixos com destaque neste diagnóstico, algumas oportunidades podem ser aproveitadas. O aumento do orçamento do OOT possibilitaria um maior investimento em gestão e planejamento do destino, assim como poderia ampliar os aspectos de promoção do destino. Outra oportunidade é alinhar as expectativas entre o OOT, CMTUR e CT de Turismo Inteligente, para que todos tenham papel importante no desenvolvimento do destino. Assim, as seguinte oportunidades podem ser exploradas: Oportunidades Continuar o processo de fortalecimento da CT de Turismo Inteligente; Trazer novos atores para a CT e avançar nas ações previstas; Unir as associações de turismo rural; Ampliar o orçamento destinado ao turismo; Criar mecanismos de captação de recursos para o Fundo de Turismo; Gestão de dados do turismo local de maneira inteligente; Considerando o eixo de Sustentabilidade, que é subdividido em 04 elementos (Ambiental, Econômica, Social e Acessibilidade), São José dos Pinhais possui uma boa avaliação no quesito Sustentabilidade Ambiental. O município possui boas práticas no manejo dos resíduos, assim como possui boas práticas quanto aos programas e legislações municipais de preservação do meio ambiente. Entretanto, ainda não aproveita o potencial das unidades de conservação como produto turístico. Esse elemento possui relação direta com os órgãos de conservação estaduais e federais, mas pode ser uma oportunidade do destino atuar no segmento do ecoturismo com mais força. Oportunidades Fomentar utilização turística das Unidades de Conservação Ampliar a utilização de LEDS nas áreas turísticas Inserir veículos com combustíveis alternativos na frota do transporte público Quanto a Sustentabilidade Econômica, a cidade possui uma grande arrecadação de impostos no contexto geral, porém o ISS do turismo ainda não é tão representativo localmente. Para demonstrar que o turismo é importante para o desenvolvimento econômico local, o poder público poderia aumentar o orçamento dedicado ao tema, para possibilitar maiores investimentos no setor (atualmente o orçamento do OOT representa apenas 0,31% do total, e se considerado o orçamento do departamento de turismo, esse número diminui para 0,06%). Oportunidades Aumentar o orçamento destinado ao Órgão Oficial de Turismo Incentivar a formalização dos negócios turísticos Manter os dados da Economia do Turismo Atualizados Observando a Sustentabilidade Social, o turismo representa cerca de 3,86% dos empregos locais (considerando as empresas de hospedagem e alimentação), o que é um número baixo para um destino turístico. Esse fator pode ser resultado do grande número de trabalhadores informais existentes no destino, que atuam no formato de freelancer, recebendo pelo dia trabalhado, porém, sem vínculo empregatício. Oportunidades Incentivar a geração de emprego relacionado ao turismo; Preservar os aspectos culturais do destino, como fachadas ou localidades tradicionais A Acessibilidade ainda é um gargalo dentro do destino. Somente as calçadas urbanas possuem alguns elementos de acessibilidade, porém, ainda assim não podem ser consideradas acessíveis como determina a legislação. Os empreendimentos e atrativos turísticos seguem pelo mesmo caminho, com alguns possuindo acessibilidade em seu interior, porém, não para o acesso ao mesmo. Além disso, não existem serviços turísticos adaptados no destino. Como aspecto positivo, a frota do transporte público municipal é toda adaptada, permitindo ao menos que pessoas com mobilidade reduzida tenham maior facilidade em se deslocar. No contexto geral, várias são as melhorias necessárias para tornar São José dos Pinhais acessível. Esses elementos vão desde uma sensibilização sobre a importância do tema, quanto ações do poder público e iniciativa privada para melhorar os acessos externos e internos dos empreendimentos e atrativos turísticos locais. Oportunidades Aprofundar o levantamento das necessidades de adaptação Incentivar novos serviços adaptados aos PCD Campanha de acessibilidade dos atrativos e empreendimentos turísticos Quanto ao eixo Tecnologia, o destino pode evoluir bastante. A falta de redes sociais e sites oficiais destinados somente à promoção turística é um dos gargalos que podem ser sanados. Como mencionado no caso de Joinville, a solução pode estar na parceria público-privada para desenvolver os canais de promoção do destino. Caso feito pela iniciativa privada, o processo de comercialização pode ser facilitado, pois desta forma não possui as amarras que o poder público possui. Outro aspecto negativo é a cobertura de internet móvel, ainda precária nas áreas rurais do município, e onde se concentram a maior parte dos empreendimentos turísticos locais. Esse item demanda tratativas com as agências federais de controle da telefonia móvel e com algumas companhias telefônicas. Até as tratativas darem resultado, é possível melhorar a conectividade sensibilizando os empreendedores sobre a importância da disponibilização de internet aos clientes, assim como incentivar o aumento das linhas de fibra óptica do município. Assim, algumas oportunidades para o eixo são: Oportunidades Incentivar a adesão aos apps parceiros do destino. Criar site promocional do destino (intuitivo, responsivo e considerando a experiência do usuário. Criar redes sociais promocionais focadas somente no destino. Reativar o PIT do Aeroporto Internacional Afonso Pena. Ampliar a conectividade dos moradores e turistas.