Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightNovos Negócioskeyboard_arrow_rightArtigos

Dia do Cliente: tudo o que você precisa saber sobre esta data

avatar ANDRESSA THAIS PEREIRA GONCALVES
Andressa Thais Pereira Goncalvesfavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt
Dia do Cliente: tudo o que você precisa saber sobre esta data
Criado em 15 SET. 2020
text_decreaseformat_color_texttext_increase

Hoje, dia 15 de setembro, é comemorado o Dia do Cliente, uma das datas mais importantes do ano para as empresas. Mas você conhece tudo sobre este dia e porque é tão importante você dar uma atenção especial a ele?

Dia do Cliente ou Dia do Consumidor?

Vamos começar esclarecendo essa dúvida muito comum. Embora o nome tenha o mesmo sentido, são datas diferentes. O Dia Mundial do Consumidor é comemorado em 15 de março e é caracterizado pela defesa do direito dos consumidores. Além disso é uma data oficializada mundialmente pela ONU.

O Dia do Cliente, por sua vez, nasceu de uma proposta com caráter promocional, orientada a homenagear os clientes. É importante entender a diferença, pois ambas exigem dedicação especial no planejamento de sua empresa.

Origem

O dia do Cliente foi criado em setembro de 2003, no Rio Grande do Sul, pelo empresário gaúcho João Carlos Rego, especialista em Marketing e Recursos Humanos. A data foi escolhida por ser um período fraco para as vendas do varejo, principalmente no RS, que conta com dois feriados no mês.

Segundo João Carlos, a data foi criada para homenagear os clientes e estreitar as relações entre comércio e consumidores, com distribuição de brindes, promoções especiais e descontos.

Apesar de ter sido inicialmente oficializada apenas no Rio Grande do Sul, atualmente é comemorada oficialmente em 14 estados brasileiros e 167 municípios.

Interesse vem aumentando

De acordo com pesquisa do Google, as buscas por Dia do Cliente vêm crescendo muito com o passar dos anos. Para você ter uma ideia, em 2016 as buscas por Dia do Cliente foram 64% maiores do que em 2015. Isso mostra que o público possui interesse no assunto, mesmo que a data ainda não seja tão explorada no comércio.

Como comemorar a data?

Primeiramente é importante conhecer o seu público, do que gosta, do que não gosta, o que prefere e como costuma comprar. Tendo as informações necessárias, é possível montar uma estratégia para alcançar e fidelizar seus clientes. Se você possui uma base de contatos, por exemplo, que tal ligar e oferecer um desconto especial? Existem empresas ainda que dão brindes para o cliente neste dia. Aproveite a intenção de compra que existe e ofereça sempre o seu melhor.

Lembre-se que a parte mais importante do seu negócio são os clientes, e este dia foi criado para homenageá-los, então tudo que os faça sentir especial é válido e super bem-vindo. Não esqueça de utilizar as redes sociais para divulgar as ações que irá realizar e engajar seu público. 

Nós agradecemos a Parceria e a Confiança que você deposita no nosso trabalho hoje e sempre. Feliz Dia do Cliente! 

Andressa Thais da Silva Pereira 

avatar ANDRESSA THAIS PEREIRA GONCALVES
Andressa Thais Pereira Goncalves
Atuo há 6 anos no Sebrae/PR, há 4 na área de Turismo, sou bacharel em Administração de Empresas e pós-graduada em Marketing Estratégico Digital e em Gestão Estratégica de Projetos. Posso ajudar sua empresa?favorite_outline Seguir Perfil
capa Novos Negócios
Novos Negócios
people 5415 participantes
Um espaço aberto para trocas de experiências sobre novos negócios. Se você já tem uma ideia de negócio, ou ainda não sabe por onde começar, este é o lugar certo! Aqui, você encontra conteúdos para te ajudar a ter sucesso nesta jornada empreendedora ¿¿
fixo
Em alta
Sebrae Em Dados - Mercado de Produtos Naturais no Brasil
16 ago. 2022Sebrae Em Dados - Mercado de Produtos Naturais no Brasil
Sebrae em Dados - Salões de Beleza
15 out. 2022Sebrae em Dados - Salões de Beleza
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?