Os empresários estão praticando como nunca a sua adaptabilidade, flexibilidade e jogo de cintura, tentando contornar a atual situação e fazendo a gestão da crise, e haja jogo de cintura. Uma oportunidade para o setor de comércio e serviços é a proximidade do Dia das Mães, considerado como um 2º Natal, em relação ao volume de vendas, para as empresas do setor.
Com a autorização da retomada gradativa para abertura das empresas, essa data vem com a esperança de uma injeção de capital no caixa das empresas., e vem recheada de medidas de proteção para evitar a proliferação da doença. Mas, durante esse momento de incertezas, é possível adaptar o negócio às mudanças e aos novos hábitos de consumo.
A data costuma movimentar bastante as vendas, que este ano devem sofrer queda por conta do isolamento. Essa percepção é fundamental para organizar seu orçamento, que vai depender da definição dos produtos a serem oferecidos. Esse planejamento só vai estar completo se você souber definir o preço de venda dos produtos, para poder estimar seu lucro. Esta é uma etapa importante, para saber se o valor estabelecido é realmente justo e competitivo.
Planejar e ofertar promoções pode ser um diferencial na hora do cliente optar por comprar da sua empresa, pode ser um desconto no valor dos produtos ou serviços, pois agora, mais do que nunca, o preço é um fator decisivo de compra e fará diferença, além disso pode-se pensar num sistema de entrega gratuita, ofertando o serviço de delivery.
Fazer parcerias com empresas de outros segmentos, como floriculturas, lojas de bijuterias, de roupas, de sapatos ou de chocolates, pode ser uma boa opção. O objetivo é facilitar a montagem de cestas, incrementar o presente e também dividir o frete. Restaurantes, por exemplo, podem fazer parceria com floriculturas, para entregar um almoço e um presente juntos.
E independentemente do seu ramo de atuação, diferenciar-se neste momento é fundamental para que sua ação tenha sucesso. A Covid-19 é um catalisador para mudanças no varejo. O e-commerce, por exemplo, está crescendo e veio para ficar. Afinal, ele vai ser o principal canal de vendas nas comemorações deste ano.
Essa ações podem trazer uma renda a mais durante o período da pandemia e fomentar a conscientização para a compra do comércio local, por meio do pequeno empresário, do prestador de serviço, para que todos consigam ganhar.