Como utilizar esta data, mesmo não sendo seu público-alvo.
O Dia das Crianças está chegando e sua empresa aproveita todas as oportunidades que esta data tem a oferecer? Celebrado aqui no Brasil no dia 12 de Outubro, a data é uma das principais do comércio varejista em vendas, atraindo a atenção dos pequenos e também dos adultos que têm a missão de escolher os presentes.
Ações de Marketing Digital são grandes aliadas neste momento, tanto para lojas físicas quanto para e-commerces. É muito importante aproveitar esta data que mais movimenta o país. Em 2019, o varejo faturou R$ 3 bilhões em vendas - um crescimento de 24% em relação ao ano anterior. O ticket médio foi de cerca de R$ 395.
Possivelmente, com o contexto da Pandemia, poderá ser diferente neste ano, mas isso não quer dizer que sua empresa não deva buscar vender mais, muito pelo contrário, os dados mostram que esta data é uma ótima oportunidade de gerar mais negócios .
Aqui vamos apresentar algumas dicas que podem servir tanto para quem oferece serviços ou produtos destinados ao público infantil, quanto para quem é de um segmento sem relação direta com a data como uma ótima forma para aumentar o alcance de sua empresa na internet .
Prepare sua empresa para aumentar as vendas no Dia das Crianças
Já parou para analisar se a sua loja tem quantidade e variedade de estoque para atender a demanda da data? Como estão suas campanhas de visibilidade de marca? E a vitrine da sua loja (física ou virtual) está atraente e chamará atenção deste público??
Atente-se às redes sociais
Independente do seu segmento de atuação, você já deve saber da importância da presença online, não é mesmo? Então, para esta data, utilize a temática, deixe em destaque que sua loja está preparada para este dia e o que tem a oferecer.
Planeje a logística
Se você possui um e-commerce ou está divulgando vendas por delivery, lembre-se que esta data pode gerar uma demanda mais alta e é importante organizar sua distribuição para atender bem os seus clientes e não correr o risco de atrasos .
Produza conteúdo
Aqui vale falar além de informações técnicas e preços. Envolva seu cliente, traga informações relevantes para quem deseja chegar até você. Entenda quais são as palavras-chave que levarão o seu público ao seu produto ou serviço. Lembre-se que, com boas estratégias de Marketing Digital sua empresa poderá ser encontrada por quem nem mesmo ouviu falar dela.
Facilite o pagamento
A escolha pode até ser da criança, mas quem pagará serão os adultos. Por isso, ofereça boas condições de pagamento , com parcelamento diferenciado, descontos, promoções e por diversos meios, como cartão de crédito ou débito e via boleto.
Atenção às regras de publicidade para crianças
Por sua ingenuidade e vulnerabilidade, a criança não tem consciência sobre o que é consumo, marketing e até dinheiro. Atualmente, no Brasil , a legislação nacional protege a criança em relação ao marketing em diversas esferas, sendo considerada uma das mais rígidas do mundo em relação a crianças.
Então, o que NÃO fazer em uma campanha de Dia das Crianças?
Quando se direciona o Marketing para as crianças, existe uma série de normas que a sua marca precisa seguir. Vamos ver as principais para criar campanha dentro dos parâmetros legais e éticos:
- Estímulo ao consumismo: não é permitido impor a noção de que o consumo do produto proporcione superioridade ou inferioridade, por tê-lo ou não tê-lo, gerando medo ou constrangimento.
- Comportamento inadequado: não associar crianças e adolescentes a situações incompatíveis com sua condição, sejam elas perigosas, ilegais ou socialmente condenáveis.
- Apelo imperativo de consumo: lembram da campanha compre batom? Isso não pode mais ser utilizado. Expressões como compre já ou peça para os seus pais são proibidas.
- Merchandising: não é permitido merchandising em programas infantis, ou que empregue crianças ou que use elementos do universo infantil.
- Comportamento deseducativo: não desvalorizar a família, a escola, a vida saudável e a proteção ambiental, nem promover de qualquer forma preconceito racial, social ou religioso.
- Vocalização de apelo de consumo: não empregar crianças e adolescentes como modelos para vocalizar apelo direto, recomendação ou sugestão de uso ou consumo.
Agora que você já conhece as regras de publicidade infantil, e dicas de campanhas e meios para isto, não perca tempo e prepare suas estratégias de Marketing e boas vendas!
Precisa de ajuda? Fale com o Sebrae: 0800 570 0800 ou acesse nosso Portal.
Estamos com atendimento online, para você empreendedor