Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightVarejo keyboard_arrow_rightArtigos

DFC e DRE: demonstrativos essenciais para a saúde financeira de sua empresa

avatar ANGELICA BARBOSA CARDOSO
Angelica Barbosa Cardosofavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt1
DFC e DRE: demonstrativos essenciais para a saúde financeira de sua empresa
1 pessoa curtiu esse artigo
Criado em 21 FEV. 2022
text_decreaseformat_color_texttext_increase

O Demonstrativo de Fluxo de Caixa (DFC) e o Demonstrativo de Resultados do Exercício (DRE) são dois dos relatórios essenciais para uma empresa, pois analisam a saúde financeira do empreendimento por duas perspectivas diferentes, mas complementares: o regime de caixa e o regime de competência.

Demonstrativo de Fluxo de Caixa

Um demonstrativo de fluxo de caixa é uma análise financeira regular que informa quanto dinheiro você tem em mãos para um período específico. O fluxo de caixa líquido é a diferença entre as entradas e saídas de caixa de uma empresa.

Para uma loja de varejo, as entradas de caixa incluem vendas de mercadorias, enquanto as saídas de caixa incluem salários, aluguel, marketing etc. Os dois tipos de DFCs são relatórios de caixa de curto prazo e as tradicionais demonstrações financeiras trimestrais ou de fim de ano.

Por que você precisa de demonstrativos de fluxo de caixa?

Os demonstrativos de fluxo de caixa são uma parte essencial da análise financeira por três razões:

1. Eles mostram sua liquidez. Isso significa que você sabe exatamente quanto fluxo de caixa operacional possui, caso precise usá-lo. Assim, você sabe o que pode ou não pode pagar.

2. Eles mostram as mudanças nos ativos, passivos e patrimônio líquido nas formas de saída de caixa, entrada de caixa e caixa retido. Essas três categorias são o cerne da contabilidade do seu negócio. Juntos, eles formam a equação contábil que permite mensurar seu desempenho.

3. Eles permitem que você preveja fluxos de caixa futuros. Você pode usar declarações de fluxo de caixa para criar projeções de fluxo de caixa , para que possa planejar quanta liquidez sua empresa terá no futuro. Isso é importante para fazer planos de negócios de longo prazo.

Além disso, se você planeja obter um empréstimo ou linha de crédito, precisará de declarações de fluxo de caixa atualizadas para aplicar.

O cálculo de fluxo de caixa

Se você fizer sua própria contabilidade no Excel, poderá calcular as declarações de fluxo de caixa a cada mês com base nas informações de suas declarações de renda e balanços. Se você usar um software de contabilidade, ele pode criar demonstrativos de fluxo de caixa com base nas informações que você já inseriu na contabilidade.

Lembre-se de que, com ambos os métodos, seu demonstrativo de fluxo de caixa só é preciso enquanto o restante de sua contabilidade também for preciso. A maneira mais infalível de saber quanto capital de giro você tem é contratar um contador. Eles garantirão que tudo dê certo, para que sua demonstração de fluxo de caixa sempre forneça uma imagem precisa da saúde financeira de sua empresa.

Demonstrativo de Resultados do Exercício

No DRE, o registro do documento se dá na data que o evento aconteceu: o regime de competência é o registro do documento na data do fato gerador (ou seja, na data do documento, não importando quando vou pagar ou receber).

Com este demonstrativo, você consegue visualizar se a estrutura financeira da sua empresa está correta e se o modelo de negócio faz sentido. O DRE permite avaliar se vale a pena continuar produzindo e comercializando os produtos ou serviços de sua empresa e se eles geram lucro suficiente para pagar os custos e despesas, sem levar em consideração quando as receitas serão recebidas nem quando os custos e despesas serão pagos.

O principal objetivo do DRE é detalhar cada passo que compõe o resultado líquido do empreendimento em um exercício por meio da análise das receitas, custos e despesas, gerando informações significativas para tomada de decisão.

Assim, o empreendedor pode avaliar sua capacidade de geração de lucro e, quando necessário, realizar modificações na administração para melhorar os resultados. Quando o DRE retrata a real situação da empresa, torna possível uma administração voltada para a eficiência e a competência.

Qual devo escolher? Os dois! Como vimos, ambos os relatórios são essenciais e complementares na gestão financeira de um negócio, e os dados devem sempre ser analisados pelas duas perspectivas para se obter a melhor decisão para a empresa.

avatar ANGELICA BARBOSA CARDOSO
Angelica Barbosa Cardoso
favorite_outline Seguir Perfil
capa Varejo
Varejo
people 3847 participantes
Um local criado para oferecer ao EMPRESÁRIO DO VAREJO conteúdos relevantes e atualizados, tendências, cursos e interação com atores do ecossistema, gerando conhecimento e networking.
fixo
Em alta
Canvas de Vendas: uma ferramenta simples, visual e prática para a sua empresa
09 nov. 2021Canvas de Vendas: uma ferramenta simples, visual e prática para a sua empresa
Como a automação industrial impacta nossas vidas
09 ago. 2021Como a automação industrial impacta nossas vidas
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?