Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightEmpresas Inovadoraskeyboard_arrow_rightArtigos

Determine o futuro da sua empresa

avatar BIANCA BECKER DE LIMA
Bianca Becker De Limafavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt1
Determine o futuro da sua empresa
1 pessoa curtiu esse artigo
Criado em 27 JAN. 2022
text_decreaseformat_color_texttext_increase

SafeValue must use [property]=binding: SafeValue must use [property]=binding:

Ter um planejamento financeiro sólido é fundamental para qualquer pessoa, principalmente para os empreendedores. Saber controlar despesas e receitas é o ponto para determinar e alcançar os objetivos no mundo dos negócios.

Ao criar um planejamento financeiro é preciso ter uma visão ampla do negócio, pois a gestão financeira é essencial para manter o equilíbrio da empresa. É ele quem irá determinar todos os passos, investimentos e, principalmente, sua carreira empresarial. 


Vamos entender um pouco mais sobre o assunto?


O que é Planejamento Financeiro?


"Planejamento financeiro é o processo de controle para atingir as metas financeiras através do gerenciamento dos recursos financeiros da empresa."

Desde o momento em que você cria esse planejamento, é possível ter uma previsão da viabilidade do negócio, ou seja, é possível avaliar todas as questões e faturamentos a curto, médio e a longo prazo.

Ele permite que você organize e tenha o controle das finanças, independente de qual etapa esteja seu negócio, além disso, possibilita que você trace metas e estratégias mais assertivas que aumentem cada vez mais seus resultados positivos, diminuindo seus riscos por consequência.

BAIXE AGORA O E-BOOK: COMO ESTRUTURAR UM PLANEJAMENTO FINANCEIRO PARA O SEU NEGÓCIO


A importância do Planejamento Financeiro

O planejamento financeiro identifica a situação financeira em que a empresa se encontra, e a partir disso a tomada de decisões se torna mais fácil. 


Esse caminho possibilita traçar metas e estratégias para alcançar os resultados pretendidos.


A partir desse controle o empreendedor pode visualizar a real situação que a empresa se encontra, quais as melhores alternativas para determinado momento e quais estratégias devem ser seguidas ou reestruturadas para garantir que não haja prejuízo na geração de lucros.

Quando este planejamento é bem estruturado é possível evitar gastos desnecessários, possibilitando assim o desenvolvimento da empresa, gerando a oportunidade de alcançar a estabilidade financeira e até mesmo iniciar grandes investimentos.


O que é preciso evitar?

BAIXE AGORA O E-BOOK: COMO ESTRUTURAR UM PLANEJAMENTO FINANCEIRO PARA O SEU NEGÓCIO


Existem erros relacionados ao planejamento financeiro que são cruciais e podem trazer consequências negativas para qualquer negócio.

Alguns erros podem levar empreendedores a grandes dificuldades econômicas. Caso você já esteja enfrentando problemas financeiros, evitar essas falhas pode ser a chave para a sobrevivência do seu negócio.

Plano de ação

Não ter um plano de ação é não saber qual é o objetivo da sua empresa. Sem um plano financeiro, as chances de sucesso do seu negócio são menores, pois não é possível ter previsão de desenvolvimento da sua empresa. 


"Um plano financeiro cria um roteiro para o seu caminho e a partir daí alcançar seus objetivos se torna uma tarefa muito mais fácil."

É importante frisar que o planejamento financeiro é um processo contínuo que permite controlar necessidades atuais e futuras, tornando mais palpáveis os objetivos futuros. Ele permite que você aproveite seus ativos na totalidade e garante que você atinja o sucesso tão desejado, diminuindo assim preocupações financeiras.


Investimentos errados

Ao investir todo empreendedor assume riscos, por isso é preciso avaliar se consegue arcar com os riscos envolvidos e se pode dedicar o tempo necessário, que um investimento requer, para alcançar os resultados positivos esperados.

Caso não tenha experiência, busque ajuda especializada, assim todo investimento ocorrerá da melhor maneira possível, evitando investimentos errados e preocupações financeiras. 



Não possuir reservas financeiras

"Possuir um fundo de emergência é primordial na vida de todo empreendedor."

Todas as pessoas passam por momentos inesperados, mas quando se trata de empreendedores, as situações inesperadas precisam ser devidamente calculadas.

É importante estar preparado para que essas situações não se tornem um acúmulo de problemas a longo prazo. Quando não se tem o recurso necessário, esses tipos de despesas emergenciais podem acabar trazendo resultados muito negativos e até levar empresas à falência.


BAIXE AGORA O E-BOOK: COMO ESTRUTURAR UM PLANEJAMENTO FINANCEIRO PARA O SEU NEGÓCIO


Quando se trata de negócios é natural que ao longo do percurso ocorram alguns imprevistos e até mesmo alguns erros, mas, cuidado, erros de planejamento financeiro podem colocar em risco a estabilidade e o futuro do seu negócio.

Nem sempre há tempo de revertê-los, por isso corrigi-los ou até mesmo evitá-los é a melhor solução para um futuro tranquilo e positivo.

O ideal é que você empreendedor busque soluções concretas, administre suas finanças com responsabilidade, monitore suas receitas e despesas, se necessário, busque ajuda especializada e, principalmente, corte os gastos desnecessários. Desta forma é possível manter seu negócio sempre em crescimento, independente das condições do mercado.


Um abraço,

Bianca Becker /  @biabeckerl


(see http://g.co/ng/security#xss) (see http://g.co/ng/security#xss)

avatar BIANCA BECKER DE LIMA
Bianca Becker De Lima
Sou Estrategista Digital, Produtora de conteúdo e Coordenadora da Comunidade Sebrae. Formada em Administração de Empresas, pós graduada em Marketing pela PUC/PR, tenho especializações em Marketing Digital. Apaixonada pelo vídeomarketing, também ensino pessoas a gravarem vídeos e atuarem no Instagram. Trabalho no Sebrae/PR há 10 anos :)favorite_outline Seguir Perfil
capa Empresas Inovadoras
Empresas Inovadoras
people 1535 participantes
Esse grupo busca apresentar, por meio da inovação, assuntos ligados ao crescimento das micro e pequenas empresas. Fortalecendo assim os ecossistemas de inovação do Brasil. Participe com a gente!
fixo
Em alta
Aumente sua produtividade em cerca de 30% com o uso da Inteligência Artificial. Pergunte-me como!
22 nov. 2023Aumente sua produtividade em cerca de 30% com o uso da Inteligência Artificial. Pergunte-me como!
ChatGPT: Como a inteligência artificial pode impulsionar o seu negócio
16 fev. 2023ChatGPT: Como a inteligência artificial pode impulsionar o seu negócio