De vez em quando, alguém comenta que está sendo punido pelo algoritmo do Instagram, sem saber exatamente o que isso significa.
Parece que algum funcionário da plataforma resolveu te penalizar, certo? Pois é... não é bem isso que acontece.
O algoritmo do Instagram é simplesmente um monte de linhas de código, criadas por programadores para ranquear conteúdo.
Basicamente, um algoritmo são instruções que os humanos dão aos computadores para que algo aconteça - no caso das redes sociais, o algoritmo faz uma série de análises e, no final das instruções, a máquina sabe o que fazer: exibir o conteúdo que tem maior probabilidade de ser interessante para cada usuário.
Para deixar um exemplo mais fácil de entender: uma receita de bolo pode ser comparada a um algoritmo. São instruções claras do que deve ser feito para chegar em um resultado final.
No caso do mundo digital, todos os sites e programas contam com algoritmos que analisam informações e definem o resultado final.
Vamos a um exemplo prático, bem simples, para demonstrar um pedaço do algoritmo do Instagram.
Imagine que as seguintes instruções são lidas pelos computadores:
Pronto - o resultado desta instrução vai mostrar no seu feed os posts de contas com as quais você mais interagiu recentemente.
Agora você sabe porque o "engajamento" é tão importante dentro da plataforma - quanto mais engajamento, mais sinais são enviados para o algoritmo para mostrar que seu conteúdo é "bom" e deve chegar à mais pessoas.
Você com certeza já assistiu uma live, seja no Instagram ou em outra plataforma. Agora, você sabe porque os influenciadores, constantemente pedem que você curta, compartilhe e comente durante as lives! Quanto mais pessoas interagem com aquele conteúdo, mais as plataformas entendem que o conteúdo é relevante e deve ganhar mais exposição.
Estimule sua audiência a executar estas ações e você estará "ganhando pontos" com o Algoritmo.