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Desvendando o Algoritmo do Instagram

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Desvendando o Algoritmo do Instagram
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Criado em 05 AGO. 2022
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De vez em quando, alguém comenta que está sendo punido pelo algoritmo do Instagram, sem saber exatamente o que isso significa.

Parece que algum funcionário da plataforma resolveu te penalizar, certo? Pois é... não é bem isso que acontece.

O algoritmo do Instagram é simplesmente um monte de linhas de código, criadas por programadores para ranquear conteúdo.

Basicamente, um algoritmo são instruções que os humanos dão aos computadores para que algo aconteça - no caso das redes sociais, o algoritmo faz uma série de análises e, no final das instruções, a máquina sabe o que fazer: exibir o conteúdo que tem maior probabilidade de ser interessante para cada usuário.

Para deixar um exemplo mais fácil de entender: uma receita de bolo pode ser comparada a um algoritmo. São instruções claras do que deve ser feito para chegar em um resultado final.

No caso do mundo digital, todos os sites e programas contam com algoritmos que analisam informações e definem o resultado final.

O algoritmo do Instagram

Vamos a um exemplo prático, bem simples, para demonstrar um pedaço do algoritmo do Instagram. 

Imagine que as seguintes instruções são lidas pelos computadores:

  1. Liste todas as contas que o usuário XYZ está seguindo.
  2. Se houve qualquer tipo de interação entre o usuário XYZ e qualquer uma das contas na lista, atribua 1 ponto para aquela conta.
  3. Se o usuário XYZ curtiu algum foto de qualquer uma das contas na lista do item 1, atribua 2 pontos para aquela conta, por cada curtida.
  4. Organize todas as contas, da que tiver mais pontos para a que tiver menos pontos.
  5. Exiba no feed as postagens das contas que tem mais pontos primeiro.

Pronto - o resultado desta instrução vai mostrar no seu feed os posts de contas com as quais você mais interagiu recentemente.

Agora você sabe porque o "engajamento" é tão importante dentro da plataforma - quanto mais engajamento, mais sinais são enviados para o algoritmo para mostrar que seu conteúdo é "bom" e deve chegar à mais pessoas.

Você com certeza já assistiu uma live, seja no Instagram ou em outra plataforma. Agora, você sabe porque os influenciadores, constantemente pedem que você curta, compartilhe e comente durante as lives! Quanto mais pessoas interagem com aquele conteúdo, mais as plataformas entendem que o conteúdo é relevante e deve ganhar mais exposição.

Como "aquecer" o Algoritmo do Instagram

Existem milhares de sinais que o Algoritmo utiliza para determinar a relevância de uma conta, aqui estão os principais:
  1. Curtidas
  2. Comentários
  3. Compartilhamentos
  4. Mensagens diretas (DM Direct Mensager)
  5. Salvamentos
  6. Tempo assistindo vídeos ou stories

Estimule sua audiência a executar estas ações e você estará "ganhando pontos" com o Algoritmo.


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