Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightNegócios em Turismokeyboard_arrow_rightArtigos

Destinos turísticos e inteligentes - Desafios a serem superados

avatar MARIA ERNI GEICH
Maria Erni Geichfavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt1
Destinos turísticos e inteligentes - Desafios a serem superados
1 pessoa curtiu esse artigo
Criado em 29 AGO. 2022
text_decreaseformat_color_texttext_increase

Segundo definição pela SEGITUR (2013), Destino Turístico Inteligente é um espaço turístico inovador, acessível a todos, consolidado sobre uma infraestrutura tecnológica de vanguarda que garante o desenvolvimento sustentável do território, que facilita a interação e integração do visitante com o entorno e incrementa a qualidade da sua experiência no destino e a qualidade de vida dos residentes.

Dentro deste contexto, observa-se a necessidade de unir os interesses de todos os envolvidos (steakholders) com o Destino Turístico, promovendo uma grande rede de cooperação, com o intuito de atender os turistas, visitantes e residentes, buscando a sustentabilidade daquele território, sem perder o foco nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável ODS. 

Vale ressaltar que talvez aí esteja o grande desafio: de promover o desenvolvimento sustentável tornando o destino competitivo, acessível a todos, integrando o turista/visitante com os residentes e os residentes com o turista/visitante. Há que se ter o olhar dos gestores públicos, junto com a iniciativa privada, academia e representantes da comunidade voltado à qualidade da experiência para o turista e a qualidade de vida dos residentes. 

O turista contemporâneo tem preocupação:

  • Meio ambiente;
  • Aprecia ações de sustentabilidade;
  • Busca a inclusão;
  • Acessibilidade;
  • Mobilidade urbana;
  • Infraestrutura adequada, conectividade;
  • Recursos de saúde e segurança;
  • Além do acolhimento e hospitalidade dos residentes. 

Os turistas buscam experiências inovadoras que os surpreendam, os impactem positivamente e levem para seus lugares de origem a melhor das memórias e a vontade de retornar ao destino, gerando competitividade com relação à outros destinos turísticos. 

Por sua vez, toda a comunidade precisa entender a importância do turismo para o desenvolvimento e a economia do território, cumprindo com o propósito de bem receber. Sem exceção, independente do papel que o residente exerce na comunidade, seja colaborador de uma empresa, servidor público, dona de casa, precisa respirar turismo.

 

Maria Erni Geich

Graduada em Administração, Mestre em Turismo e Hotelaria. Credenciada no SEBRAE PR.

avatar MARIA ERNI GEICH
Maria Erni Geich
Administradora, MBA em Inovao, Gesto de Pessoas e Qualidade e Produtividade. Mestrado em Turismo e Hotelaria. Formao em Dinmica de Grupos, Anlise Transacional e Constelao Sistmica. Consultora e Facilitadora de Aprendizagem.favorite_outline Seguir Perfil
capa Negócios em Turismo
Negócios em Turismo
people 1285 participantes
Conteúdo relevante, prático e instrutivo, indicando soluções para as empresas e atores ligados aos negócios de turismo e viagem buscarem novos caminhos e superarem a crise.
fixo
Em alta
Experiências turísticas do Paraná
29 nov. 2022Experiências turísticas do Paraná
Origem e importância dos bares
18 nov. 2022Origem e importância dos bares
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?