Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightNegócios em Turismokeyboard_arrow_rightArtigos

Destinos competitivos e com experiências inesquecíveis

avatar PRISCILA CAZARIN BRAGA
Priscila Cazarin Bragafavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt
Destinos competitivos e com experiências inesquecíveis
Criado em 27 SET. 2022
text_decreaseformat_color_texttext_increase

Os turistas estão cada vez mais conectados, exigentes e procuram por experiências turísticas inovadoras e autênticas. Esses fatores se tornaram imperativos pós pandemia e aceleraram a busca pela transformação dos destinos em Destinos Turísticos Inteligentes - DTI. DTIs são destinos que organizam suas experiências turísticas e estratégias de gestão por meio do uso de tecnologias de vanguarda e soluções inovadoras para melhoria da competitividade dos seus produtos. 


Assim como as cidades inteligentes, os destinos inteligentes priorizam a melhor satisfação do turista, antes, durante e depois da viagem e pode usar a tecnologia como caminho. 


Os destinos inteligentes também buscam formatos de gestão a partir de dados, informações e conhecimentos que são utilizados por governanças participativas para a tomada de decisões. 


DTIs privilegiam a acessibilidade para todos, priorizando ações em prol da comunicação assertiva, com infra estrutura adaptada e outras melhorias que possam garantir uma experiência agradável. 


A sustentabilidade também se constitui como pilar fundamental para os DTIs em todos os seus aspectos: culturais, ambientais, sociais e econômicos, orientando a escolha do visitante que está apto a contribuir com a mudança que gostaríamos de ver no mundo. 


Assim, seguindo as tendências mundiais e diretrizes do Plano Estadual de Turismo, Paraná Turístico 2026, a estratégia do SEBRAE PR é disseminar o modelo de Destinos Turísticos Inteligentes - DTI em 14 destinos Paranaenses através do Projeto Agentes de Roteiros Turísticos.


Cada um dos municípios e regiões turísticas pré-selecionadas recebe a atuação de um Agente que aplicará uma matriz de diagnóstico DTI construída pelo SEBRAE nacional, que busca identificar fatores importantes para que um destino turístico se torne "inteligente", um DTI. 


Nessa ação há um esforço para incentivar a criação e/ou fortalecer um grupo de trabalho interinstitucional para o desenvolvimento de estratégias em torno do Destino, congregando energias coletivas à geração de um ambiente propício para a transformação desses territórios em Destinos Turísticos Inteligentes, favorecendo a competividade dos municípios e regiões turísticas e do Paraná.


Os Agentes também organizam ações de marketing e inovação focadas na entrega de produtos para o mercado. Serão formatados, no mínimo, 28 produtos a partir de uma metodologia inovadora com foco na experiência do turista


Os empresários participarão de uma Jornada para a formatação de produtos de experiência com workshops, mentorias, testagem e a construção de um plano de inovações. Tais produtos serão divulgados no Festival Internacional das Cataratas, que acontece em dezembro no município de Foz do Iguaçu, quando será lançado o Catálogo de Produtos de Turismo de Experiências do Paraná.


Ficou interessado? Gostaria de participar das jornadas? Mande uma mensagem para (41) 3330 5740 (WhatsApp) e saiba se há algum Agente de Turismo no seu município! A transformação do Paraná em um Destino Turístico inteligente está acontecendo.


Vamos Juntos?

avatar PRISCILA CAZARIN BRAGA
Priscila Cazarin Braga
favorite_outline Seguir Perfil
capa Negócios em Turismo
Negócios em Turismo
people 1290 participantes
Conteúdo relevante, prático e instrutivo, indicando soluções para as empresas e atores ligados aos negócios de turismo e viagem buscarem novos caminhos e superarem a crise.
fixo
Em alta
Experiências turísticas do Paraná
29 nov. 2022Experiências turísticas do Paraná
Origem e importância dos bares
18 nov. 2022Origem e importância dos bares