Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightLicitações Públicaskeyboard_arrow_rightArtigos

Desistência de proposta/lance, é possível?

avatar NADIA APARECIDA DALL AGNOL
Nadia Aparecida Dall Agnolfavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt1
Desistência de proposta/lance, é possível?
1 pessoa curtiu esse artigo
Criado em 11 AGO. 2021
text_decreaseformat_color_texttext_increase

Olá Pessoal, tudo bem com vocês?


Eu sou a Nádia Dall Agnol, especialista no assunto Compras Públicas e Parceira da Comunidade Sebrae.


Hoje vou falar com você, FORNECEDOR, você sabe se é possível após ter sido declarado vencedor do certame, solicitar desistência?


Então Vamos lá!!!!



Inicialmente é importante destacar que licitação é coisa séria, não se trata de um jogo no qual seria possível "qualquer ato".


Sabemos que na licitação na modalidade do pregão eletrônico, temos a fase de lances, em que há a disputa para ver qual licitante oferece o melhor preço. Alcançado o melhor lance, será verificada a habilitação do vencedor do certame.


Assim, é possível afirmar que durante a fase de lances, o licitante poderá desistir ou alterar a proposta. Contudo, essa possibilidade está limitada ao início da sessão. Ou seja, o participante do certame tem até a abertura da sessão para alterar sua proposta ou desistir do seu lance.


Após a abertura da sessão, a proposta se torna pública e vincula o licitante ao cumprimento da obrigação. Em outras palavras, após essa fase a proposta não pode mais ser alterada e nem é possível a desistência, cabendo ao licitante cumprir com o preço ofertado.


Importante esclarecer que caso o licitante desista após a abertura da sessão, ele estará sujeito a sofrer as penalidades contidas na Lei n. 10.520/02. As sanções previstas variam de aplicação de multa, até o impedimento para participar de licitações pelo prazo de até cinco anos. 


Por isso devemos estar muito atentos se poderemos sustentar a proposta oferecida e, caso não, promover a alteração dentro do limite estipulado. Isso porque, as penalidades aplicadas podem causar muito prejuízo a sua empresa, então evitar o pedido de desistência é essencial.


Por outro lado, na hipótese de ter havido um erro justificado no oferecimento da proposta, é possível que o pedido de desistência seja deferido sem aplicação de penalidade. Por exemplo, se houver um erro de digitação. Lembrando que o pedido será avaliado e julgado pelo pregoeiro ou pela comissão, que determinarão se o argumento é aceito ou não.


É de suma importância que o licitante preste muita atenção no momento de ofertar os lances, pois o pregoeiro poderá não aceitar a sua desistência, quando não for devidamente justificada.



Gostou do assunto? 

Deixe seu comentário, curta a publicação e compartilhe nas suas redes sociais.  

Interaja conosco na Comunidade e não esqueça de clicar no botão PARTICIPAR para receber todas as minhas publicações por aqui.

Te encontro no próximo post.



avatar NADIA APARECIDA DALL AGNOL
Nadia Aparecida Dall Agnol
Ndia Dall Agnol, servidora pblica, pregoeira, consultora SEBRAE, ps graduanda em Direito Administrativo Municipal, lotada no Departamento de Compras, Licitaes e Contratos da Prefeitura Municipal de Francisco Beltro.favorite_outline Seguir Perfil
capa Licitações Públicas
Licitações Públicas
people 786 participantes
Olá, Empresário! Participar de licitações ainda é um mito para você? Tem muitas dúvidas de como funciona esse mercado? Nessa comunidade você poderá interagir conosco e conhecer mais sobre esse assunto. O nosso propósito aqui é entregar conteúdo sem o 'juridiquês' de forma traduzida e clara, para você compreender melhor como funciona o mercado de licitações. Participe conosco! A sua postagem contando a sua experiência será muito bem-vinda! Te encontro entre uma e outra publicação. Abraços!!!
fixo
Em alta
FOMENTA PARANÁ -EMPRESARIAL - ONLINE
06 jul. 2022FOMENTA PARANÁ -EMPRESARIAL - ONLINE
Sou MEI, posso participar de licitação?
05 ago. 2021Sou MEI, posso participar de licitação?
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?