Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightAmbientes de Inovaçãokeyboard_arrow_rightArtigos

Design Thinking para potencializar os negócios

avatar FERNANDA LOPES DE MATOS
Fernanda Lopes De Matosfavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt
Design Thinking para potencializar os negócios
Criado em 26 SET. 2023
text_decreaseformat_color_texttext_increase

A Feira do Empreendedor deixou um rastro de conhecimento e oportunidades para milhares de participantes. Quem teve o privilégio de visitar o evento pôde conhecer as Salas do Conhecimento, com destaque para a sala Mão na Massa, onde promovemos oficinas práticas de Design Thinking. Foi inspirador ver o interesse genuíno que as pessoas demonstraram em adquirir essas habilidades e aplicá-las para aprimorar seus negócios.


Mas como exatamente podemos incorporar o Design Thinking em nossos negócios?

Desvendando o método


Muitas pessoas ainda não sabem, mas as técnicas e metodologias de design não se limitam apenas às áreas de marketing, publicidade e audiovisual. O modo de pensar do designer pode ser aplicado também a qualquer setor. Para dominar essa abordagem, seguimos as etapas de descobrir, analisar, desenvolver e entregar.



Começamos com a etapa "descobrir", que é um mergulho profundo no contexto em que o negócio está inserido. O principal objetivo dessa etapa é entender os atores que influenciam o negócio, como o mercado, a concorrência, e claro, o cliente. Para isso, utilizamos ferramentas como a Matriz SWOT ou FOFA, que nos ajuda a mapear as forças, oportunidades, fraquezas, e ameaças da empresa. A partir dessa observação, seguimos para a fase "analisar", onde o foco está em definir um perfil para o cliente, empregando técnicas como entrevistas e construção de personas para entender suas necessidades. Já na etapa "desenvolver", recorremos a ferramentas de ideação e prototipagem, como o método 5W2H, para estruturar projetos e testar ideias por meio de protótipos. Por fim, na etapa de "entregar", os participantes aprenderam a comunicar sua proposta de negócio e envolver o público-alvo, usando ferramentas como o Pitching e Storytelling para cativar os clientes com narrativas envolventes e impulsionar as vendas.



Design Thinking em negócios


Além disso, existem diversas outras ferramentas que podem ser aplicadas em todas as etapas do Design Thinking, seja nos negócios ou em qualquer outra área de atuação, incluindo a vida pessoal. Na Feira do Empreendedor, percebemos que a palavra-chave que mais chamou a atenção dos empreendedores foi "cliente". Tudo o que estava relacionado à satisfação do cliente gerou grande interesse no público da feira.


O que torna o Design Thinking único em comparação a outras metodologias é sua ênfase na colaboração e na capacidade de resolver problemas de forma coletiva. O primeiro passo é incentivar a inovação, permitindo o potencial criativo de cada membro da equipe. Ao analisar as necessidades dos clientes, é fundamental basear nossas estratégias na coleta de informações e dados concretos.



Próximos passos


Nos próximos dias, vamos detalhar como podemos aplicar algumas ferramentas para lidar com problemas específicos enfrentados pelos empreendedores. Portanto, fiquem atentos à nossa série sobre ferramentas de Design Thinking e como aplicá-las no mundo dos negócios. Se tiver alguma dúvida, não hesite em deixar um comentário ou entrar em contato com a gente.


Abraços,

Fernanda Matos

Designer de produto no Laboratório de Inovação do Sebrae/PR.

 


avatar FERNANDA LOPES DE MATOS
Fernanda Lopes De Matos
Designer de Produto no ONLab Laboratório de Inovação do Sebrae PR.favorite_outline Seguir Perfil
capa Ambientes de Inovação
Ambientes de Inovação
people 1373 participantes
Os ambientes promotores de inovação são ativos de transformação dos ecossistemas. Por isso, criamos aqui um espaço para compartilhar conhecimento e experiências que podem ajudar os empreendedores e heads de inovação. Conecte-se agora e faça parte desta comunidade você também!
fixo
Em alta
O que é Inteligência Artificial?
25 nov. 2023O que é Inteligência Artificial?
Economia Circular: Importância e Desafios
05 dez. 2023Economia Circular: Importância e Desafios
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?