Já falamos sobre a estratégia do Oceano Azul, de encontrar novos mercados ou transformar um mercado já existente para que sua empresa consiga ser única e prosperar. Porém como desenhar todo esse processo de ideação?
Vamos apresentar a você o método chamado Design Thinking, que organiza o processo de desenvolvimento e o potencializa, fazendo com que empresas encontrem gargalos e resolvam a pressão competitiva aumentando suas chances de sucesso. Este método pode ser considerado um norte para resolver problemas complexos, com base nas pessoas, para entender e encontrar formas de atender melhor um cliente potencial.
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O Design Thinking se estrutura em três pilares com a missão de integrar as pessoas envolvidas no processo, com perfis e pensamentos distintos, com a meta de criar soluções inovadoras e revolucionárias. São eles:
Empatia: para a criação de soluções inovadoras, é preciso nos colocarmos no lugar do outro ser humano, ou seja, deixar os nossos próprios pré-julgamentos de lado para de fato compreender as pessoas.
Colaboração: a criação de um conhecimento criativo não pode ser feita por uma pessoa só, é muito importante a colaboração ou a cocriação entre profissionais multidisciplinares, gerando interpretações e impressões diferentes.
Experimentação: colocar em prática toda a observação, ideação e criatividade das etapas anteriores. Experimenta-se para ver se tem chance de dar certo e visa errar o mais cedo possível, com isso aprimorar a ideia ou começar de novo, diminuindo riscos e otimizando recursos.
O objetivo principal de todo esse método é determinar e entender o perfil do consumidor e questionar o que já está sendo feito, buscando sempre melhores respostas a partir da análise e identificação dos desejos e problemas do consumidor.
Quais as vantagens do Design Thinking para a minha empresa?
Quando pensamos nos pilares deste método, já podemos constatar que é necessária a interação de vários colaboradores para o sucesso. A troca de informações, liberdade de expressar suas ideias, construção de alternativas, tudo isso auxilia na cultura de um ambiente organizacional melhor, com mais empatia, colaboração e experimentação por parte de todos os envolvidos.
Quando o atendimento é focado no cliente, os profissionais possuem capacidade de melhor atendê-los, pois realmente entendem as dores daquele cliente e buscam solucioná-las, gerando maior satisfação e fidelização destes.
Engajamento e adaptabilidade são reforçados com as estratégias de Design Thinking. Uma que por permitir que os colaboradores dêem opiniões e que estas possam ser testadas, motiva todos a contribuírem com a empresa e sintam-se parte dela. A adaptabilidade é posta em prática aqui, pois o que está sendo proposto por este método são mudanças, a busca pelo inédito, inovador.
A partir dele, os profissionais passam a desenvolver habilidades e competências valiosas, principalmente observadas a longo prazo, visando qualificação de profissionais para o futuro.
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Como aplicar o Design Thinking na minha empresa?
Primeiro passo é estabelecer um objetivo claro onde a estratégia irá se debruçar. Depois é necessário colaboradores complementares para que haja uma pluralidade na interpretação das informações e nas sugestões de soluções.
Para que fique organizado todo o processo, deverá ser estabelecida uma liderança que preze por este ambiente colaborativo, aberta a sugestões, tolerante e que incentive os erros, pois neste processo, o quanto antes forem identificados os erros, mais rápido eles poderão ser corrigidos.
Para concluir o objetivo e conquistar todos os benefícios, existem alguns processos que devem ser seguidos:
Imersão: aprofundamento sobre o problema e o perfil do cliente em potencial. Aqui envolve pesquisas, observações, enquetes, com o objetivo de encontrar uma solução diferenciada que gere aceitação.
Ideação: é a transformação das informações colhidas em insights para possíveis soluções do problema identificado.
Prototipação: é a fase de validação, onde a ideia é materializada de forma simplificada mas o mais real possível, o chamado MVP (Minimum Viable Product) para encontrar pontos de melhoria, nível de aceitação e interesse.
Teste: é o momento de colocar em prática. Aqui o importante é ficar atento a interações, buscando qualquer sinal de satisfação ou insatisfação e adaptar ao projeto se necessário.
Interação: receber o feedback e aceitá-lo. Nem sempre é fácil, porém necessário. Com isso entender todas as informações colhidas, ver o que será acatado e o que não será e aprimorar na entrega da solução.
A estratégia de Design Thinking é muito versátil e, por isso, pode contribuir em todas as realidades dos pequenos negócios. Não pense que somente grandes empresas utilizam esta estratégia, muitos pequenos e médios empresários vêm utilizando este método para a transformação de seus negócios.
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Um abraço,
Weliton Perdomo.