Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightAmbientes de Inovaçãokeyboard_arrow_rightArtigos

Desenvolvimento territorial: Estratégia de primeiro emprego, inclusão de jovens, combate a evasão de consumo

avatar AUGUSTO YASUO AKI
Augusto Yasuo Akifavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt
Desenvolvimento territorial: Estratégia de primeiro emprego, inclusão de jovens, combate a evasão de consumo
Criado em 19 JUN. 2023
text_decreaseformat_color_texttext_increase

Em nossos trabalhos no CIDADE EMPREENDEDORA, verificamos uma crescente preocupação nas cidades atendidas com questões do tecido social:


  • Violência urbana

  • Criminalidade

  • Drogas

  • 1º emprego para jovens

  • Falta de mão de obra


Isso afeta o crescimento das empresas locais, o desenvolvimento social e econômico e a atração de investimentos. Acaba também por tornar o varejo local fraco, o que aumenta a evasão de consumo, e se há grandes empresas no município, acaba criando a evasão de empregos (pessoas que trabalham na cidade, mas moram nas cidades vizinhas).


De tudo, a falta de perspectiva para o jovem é a parte mais preocupante. Desmotivados e psicologicamente abatidos, desde a pandemia, é preciso criar um horizonte de perspectivas para que seu desenvolvimento pessoal possa criar a sustentabilidade econômica local e até regional, sem o que o futuro seja negro para a economia.


Visando atacar esse cenário, desenvolvemos uma estratégia que busca atacar o problema pela raiz e que cria condições para a mudança do cenário:


  • Incubadora de marketing digital, uma empresa júnior, a ser criada dentro da prefeitura, pela contratação de estagiários da cidade, que serão treinados em marketing digital e monitorados por coordenador que também cuidará da orientação e supervisão da prestação de serviços.

  • Serviço de marketing digital básico, da prefeitura para o varejo local usando os recursos da incubadora, a prefeitura apoiará o desenvolvimento do varejo local através da melhoria dessas empresas com os consumidores locais, permitindo a captação de novos negócios, a melhoria da satisfação com o atendimento e a customização da relação.

  • Redução da evasão de consumo e combate às drogas, essa combinação pretende contribuir para a redução da evasão de consumo e criar um cenário de possibilidades que motivará o jovem a ambicionar novos horizontes, combatendo assim o abatimento psicológico que por vezes o leva para o contexto dos dependentes químicos.


Usando os critérios de menor complexidade, menor resistência, menor investimento podemos encarar de frente um problema social de impacto crescente nas pequenas e médias cidades e dessa forma contribuir para a melhoria da sua sustentabilidade.


Augusto Aki Consultor/Supervisor do CIDADE EMPREENDEDORA


avatar AUGUSTO YASUO AKI
Augusto Yasuo Aki
favorite_outline Seguir Perfil
capa Ambientes de Inovação
Ambientes de Inovação
people 1371 participantes
Os ambientes promotores de inovação são ativos de transformação dos ecossistemas. Por isso, criamos aqui um espaço para compartilhar conhecimento e experiências que podem ajudar os empreendedores e heads de inovação. Conecte-se agora e faça parte desta comunidade você também!
fixo
Em alta
O que é Inteligência Artificial?
25 nov. 2023O que é Inteligência Artificial?
Economia Circular: Importância e Desafios
05 dez. 2023Economia Circular: Importância e Desafios
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?