O desenvolvimento da tecnologia na área da saúde no Paraná promete avanços significativos, impulsionado pela crescente valorização da transformação digital no setor e pela infraestrutura robusta de recursos humanos e pesquisa. A demanda por soluções digitais eficazes são também fatores chave nesse cenário promissor da saúde.
Não é atual a importância da tecnologia na área da saúde, inovações nesse mercado sempre foram marcante ao longo da história da medicina. Dessa forma, o desenvolvimento de técnicas promove a prevenção, diagnósticos, combate de doenças e até mesmo estudos para desenvolvimento de vacinas e medicamentos. Além de reabilitação de doentes.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a definição da tecnologia na área é conhecimento ou habilidade, organizados e aplicados em diversas formas, como, por exemplo, medicamentos, vacinas, ou a criação de um sistema de procedimentos que visem a melhorar a qualidade de vida ou resolver um problema de saúde.
Com o cenário pandêmico global, entre 2020 e 2022, o setor de saúde enfrentou diversos desafios para conseguir se adequar às necessidades dos pacientes e para diminuir o impacto em sua estrutura. Por conta disso, a implementação da tecnologia na saúde foi um marco significativo e imprescindível.
O ecossistema de saúde é uma rede interconectada de organizações, profissionais, tecnologias e outras partes interessadas que trabalham juntas para melhorar a saúde da população. Ele vai além do sistema de saúde tradicional, focando na prevenção, promoção da saúde e bem-estar, além do cuidado e tratamento de doenças.
Ele é composto por diversos atores que interagem e colaboram para garantir o bom funcionamento do sistema: empresas de tecnologia, startups, indústria farmacêutica, hospitais e clínicas, operadoras de planos de saúde, governos, universidades e centros de pesquisa e pacientes.
Os ecossistemas de saúde estão em constante evolução, impulsionados por novas tecnologias, mudanças nas necessidades da população e novas descobertas científicas. No futuro, espera-se que os ecossistemas de saúde sejam ainda mais integrados, personalizados e eficazes, utilizando inteligência artificial, telemedicina, medicina de precisão e outras tecnologias para melhorar a saúde da população.
Tópicos que você vai encontrar no conteúdo:
Acesse o documento em anexo e saiba mais!