Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightPolo de Liderança keyboard_arrow_rightArtigos

DESENVOLVENDO LÍDERES ATRAVÉS DE MENTORIAS

avatar JOAO FRANCISCO AMANCIO DE MORAES
Joao Francisco Amancio De Moraesfavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt2
DESENVOLVENDO LÍDERES ATRAVÉS DE MENTORIAS
2 pessoas curtiram esse artigo
Criado em 04 AGO. 2022
text_decreaseformat_color_texttext_increase

Toda organização quer garantir um grupo forte de líderes. Uma boa liderança é essencial para o crescimento, a eficiência e o alto desempenho geral. Mas desenvolver e cultivar líderes pode ser um grande desafio para as empresas.

 

O poder da mentoria de liderança

A mentoria sempre foi uma maneira poderosa de desenvolver habilidades, construir confiança e aprender com os outros. Portanto, é altamente eficaz quando se trata de desenvolver líderes.

Muitas organizações obtêm sucesso na execução de programas para orientação de liderança, fornecendo líderes seniores aos funcionários de alto potencial, para orientá-los, apoiá-los e inspirá-los.

 

Habilidades de liderança que a mentoria desenvolve

A mentoria tem muitos benefícios para o desenvolvimento pessoal, a maioria das quais são habilidades de liderança altamente desejadas, incluindo:

·      Autoconfiança

·      Melhor comunicação

·      Fazer as perguntas certas

·      Saber ouvir (escuta ativa)

·      Autoconsciência

·      Ser perceptivo

·      Entregar/aceitar feedback

·      Construir confiança

E não é apenas o mentorado que se beneficia disso os mentores também relatam aumentos nesses tipos de habilidades por meio da orientação de outros.

 

Usando mentoria para desenvolver líderes

O mentor também se beneficia enormemente de um programa de orientação de liderança. Sempre há mais à aprender e os melhores líderes estão sempre procurando novas maneiras para melhorar. Uma grande parte do desenvolvimento de liderança é determinar que tipo de líder se é e, orientar outras pessoas, fornecer a plataforma perfeita para fazer isso.

Se um mentor tiver vários mentorados, de personalidades diferentes, ele terá uma oportunidade incrível para aprimorar suas habilidades pessoal e de comunicação.

Além disso, ao ensinar a alguém sobre qualidades de liderança e refletir sobre a experiência pessoal, os mentores naturalmente se tornarão mais autoconscientes. As sessões provavelmente encorajarão a introspecção em seu próprio estilo de liderança e os lembrarão de ouvir seus próprios conselhos.

Os mentores devem também incentivar o feedback de seu mentorado para aprender e melhorar continuamente. 

A mentoria de liderança é uma maneira de baixo custo, mas de alto impacto, para nutrir altos potenciais, aumentar o engajamento dos funcionários e reduzir a rotatividade de talentos.

Ter uma cultura de mentoria em toda a organização que seja acessível e inclusiva aumentará as habilidades de liderança em todos os níveis.

avatar JOAO FRANCISCO AMANCIO DE MORAES
Joao Francisco Amancio De Moraes
favorite_outline Seguir Perfil
capa Polo de Liderança
Polo de Liderança
people 4642 participantes
Seja bem vindo a comunidade Polo de Liderança! A comunidade tem como objetivo conectar líderes de micro e pequenas empresas com conteúdos para seu desenvolvimento. Participe e inspire-se com novas ideias para melhorar sua gestão, com visão e ousadia para liderar sua equipe e transformar sua empresa.
fixo
Em alta
Conheça 9 livros para aprimorar o desenvolvimento pessoal!
18 abr. 2023Conheça 9 livros para aprimorar o desenvolvimento pessoal!
[CURSO] Flow - Conversas Difíceis
18 jul. 2022[CURSO] Flow - Conversas Difíceis
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?