Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightDia a dia do Empresáriokeyboard_arrow_rightArtigos

Descubra como melhorar a sucessão administrativa de uma empresa

avatar FLAVIA DE SIQUEIRA VIANA
Flavia De Siqueira Vianafavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt
Descubra como melhorar a sucessão administrativa de uma empresa
Criado em 14 OUT. 2022
text_decreaseformat_color_texttext_increase

Cada vez mais comum a sucessão administrativa de uma empresa, e é essencial para a saúde da organização. Ela acontece quando o poder e o capital de uma empresa passam para uma nova pessoa jurídica, ou um grupo de pessoas jurídicas.


Desta forma, as funções administrativas, econômicas e de comando dessa organização ficam sob nova responsabilidade.


A sucessão administrativa é semelhante à sucessão civil, acontecendo quando um indivíduo transmite a outro seus créditos e suas dívidas. Nesse caso, as dívidas seguem as regras do Código Civil, sendo cobradas pelo novo administrador, e os contratos em modelos pessoais se mantêm intactos e os contratos com pessoas jurídicas precisam mudar o contratante para o sucessor.


Em muitos casos, essa mudança não ocorre de maneira formal. Isso geralmente acontece quando uma empresa muda de gestão ou um novo membro da família assume essa posição, seja por invalidez ou morte do gestor anterior.


A importância de uma boa sucessão


É essencial que a organização busque uma boa sucessão, pois sua saúde financeira pode depender disso. Para se manter no mercado por muito tempo, de forma significativa e consistente, a empresa deve minimizar possíveis problemas e, quando necessário, buscar o apoio de profissionais experientes nesse processo.


Afinal de contas, ainda que uma pessoa ou um grupo fiquem responsáveis pela gestão de uma empresa por muito tempo, chegará o dia em que trocas precisarão ser feitas. Para isso, deve-se ter um bom planejamento, a fim de não comprometer a eficiência e ameaçar um bom desempenho do negócio no mercado, levando a queda no lucro, prejuízos à imagem da empresa e também a perda de talentos.


Consulte empresas e profissionais especialistas


A principal maneira de fazer essa mudança de forma segura e eficiente é contratando profissionais ou outras empresas que já tenham experiência. Você sabe o que é holding? Esse tipo de empresa, por exemplo, pode ser de grande importância no momento de fazer uma sucessão administrativa.




Uma equipe bem treinada poderá alertar quanto há possíveis problemas no percurso dessa mudança, além de capacitar os profissionais da própria empresa para passar por esse período. Com essas mudanças, é comum que existam alterações também no quadro de colaboradores, seja com alguns perfis sendo promovidos e outros precisando ser contratados.


Por isso, busque por um apoio bem capacitado e que seja capaz de indicar os melhores caminhos de acordo com seu segmento de negócio.

E você, já passou por alguma sucessão?

avatar FLAVIA DE SIQUEIRA VIANA
Flavia De Siqueira Viana
favorite_outline Seguir Perfil
capa Dia a dia do Empresário
Dia a dia do Empresário
people 768 participantes
Comunidade digital que reúne conteúdo prático sobre o DIA A DIA DO EMPRESÁRIO de Micro e Pequena Empresa.
fixo
Em alta
4 pequenos negócios rurais lucrativos para 2023
14 dez. 20224 pequenos negócios rurais lucrativos para 2023
Guarulhos se destaca na geração de empregos no Brasil
03 nov. 2023Guarulhos se destaca na geração de empregos no Brasil
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?