O mercado do foodservice, vem sofrendo uma disrupção e consequentemente influenciando a transformação dos modelos de negócio do segmento. Cada vez mais as pessoas estão adotando novos comportamentos de consumo em relação a alimentação.
Nas últimas semanas, a Food Connection realizou um Webinar (conferência online), para discutir quais os principais desafios do Delivery. Tema super importante neste momento de transformação acelerada do setor de alimentação.
Para os pequenos negócios do segmento, existiam dois modelos de empresas, as que já possuíam o Delivery implementado em seu modelo de negócio e as empresas que ainda não haviam adotado o Delivery até o momento. Para os que ainda não haviam adotado essa estratégia para o canal de vendas da empresa, o Delivery se tornou uma alternativa de sobrevivência para a crise do COVID-19, porém, naturalmente ainda com lentos resultados financeiros devido a adoção recente desta estratégia.
Logo, no início, as empresas devem explorar e se dedicar mais nesta nova estratégia para o canal de vendas, visto que, torna-se necessário o trabalho de comunicação e conscientização sobre a nova opção do serviço de entrega para base de clientes atual, fidelização dos clientes novos e atuais para o canal Delivery, estabelecer estratégias para como atrair novos clientes, identificar quais são os custos para a prospecção de novos clientes e conversão de leads e etc. Trabalhar estes pontos no seu negócio serão de extrema importância para estruturação e viabilidade do serviço de entrega para o seu negócio. Possibilitando que o percentual nas vendas do serviço de entrega aumente cada vez mais.
Identificar os desafios do Delivery não significa impor barreiras, medos e inseguranças para implementar este tipo de estratégia, mas sim, ampliar o horizonte de visão do empreendedor para se antecipar a estas situações de riscos e aumentar a chances de sucesso em seu negócio.
Neste cenário, a operação do negócio precisa ser revista para se adequar ao Delivery. Aproveito para compartilhar essa Cartilha com 8 passos para implantar um delivery de sucesso, lançada pela Galunion, com apoio do SEBRAE e ABRASEL.
Segundo texto da Endeavor, neste período de crise:
O seu foco deve ser girar estoque e gerar dinheiro para pagar os funcionários e fornecedores.
Tenha sempre em mente que você irá aprender algo novo todos os dias. Esse período vai ser uma escola de como ser mais eficiente e se adaptar às mudanças. Portanto, leve os aprendizados para o futuro do seu negócio, incorpore o Delivery na sua operação e potencialize o seu restaurante.