'Metas são como flechas. Quanto mais alto você mira, mais longe você alcança.' Fernando Angelo
Definição de metas é o que pode diferenciar uma empresa de sucesso de uma empresa que sempre está lutando para sobreviver.
Estamos prestes a iniciar mais um ano. Você já possui metas claras e definidas para o seu negócio?
Passos para definição de metas
Existe confusão no momento de definir metas. Muitas vezes elas são escritas de forma vaga e confusa. E isso é prejudicial para o seu alcance. Sendo assim, vamos falar sobre as metas SMART.
Metas SMART é o nome da metodologia que estabelece critérios para a definição de metas. Esses critérios são:
S = ESPECÍFICA (SPECIFIC)
M = MENSURÁVEL
A = ATINGÍVEL
R = RELEVANTE
T = TEMPORAL
Vamos detalhar cada um dos critérios.
S = ESPECÍFICA (SPECIFIC)
Suas metas precisam ser específicas. Isso fica gravado em sua mente e facilita a compreensão de seus colaboradores.
Exemplo:
ERRADO: Vender mais.
CORRETO: Aumentar em 20% o faturamento.
M = MENSURÁVEL
Precisa existir uma forma de medir o resultado. Aumentar o faturamento em 20% é mensurável se existir um histórico de faturamento do ano anterior.
Caso não exista, a meta pode ser, por exemplo: Faturar R$300.000,00 em 2021.
A = ATINGÍVEL
Sua meta precisa parecer possível. É desanimador colocar uma meta de faturar 20 milhões para uma empresa que não fatura nem 1 milhão por ano.
R = RELEVANTE
Sua meta faz sentido? Vale a pena trabalhar para alcançá-la?
Por exemplo: 'Diminuir os custos em 10%'
Dependendo da empresa isso realmente pode ser relevante...
Mas muitas vezes o que a empresa pode estar precisando é VENDER mais.
T = TEMPORAL
Sem um prazo para realização seu objetivo não pode ser considerado como uma meta.
A procrastinação (deixar para depois) é um dos sintomas de quando não definimos uma data para o cumprimento de uma meta.
Por onde começar?
Antes de iniciar, você deve saber que existem metas de curto prazo (1 a 2 anos), médio prazo (2 a 5 anos) e longo prazo (5 a 10 anos).
Para começar você pode pegar uma folha de papel em branco e escrever no topo: CENA IDEAL.
E em seguida descrever como você quer que a sua empresa esteja no longo prazo (5 a 10 anos). Imagine que tudo que você tentou deu certo. É a cena ideal do seu negócio.
Após isso, você pode listar dessa cena ideal quais são suas metas de longo prazo. E então criar os passos para alcançar essas metas, que são as metas de curto e médio prazo.
Exemplo:
LONGO PRAZO: Vender em todos os estados brasileiros até dezembro de 2025;
MÉDIO PRAZO: Vender para a todos os estados da região sul e sudeste até dezembro de 2023;
CURTO PRAZO: Vender para todos os estados da região sul até dezembro de 2021.
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