Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightDia a dia do Empresáriokeyboard_arrow_rightArtigos

Defina seu planejamento de marketing com 5 etapas

avatar ANA CAROLINE DOS SANTOS BINI
Ana Caroline Dos Santos Binifavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt
Defina seu planejamento de marketing com 5 etapas
Criado em 15 FEV. 2022
text_decreaseformat_color_texttext_increase

Ouvimos que é bem importante o plano de marketing, mas para que ele faça sentido, é interessante sabermos para que ele serve!

Basicamente, é um documento que reúne estratégias MKT que serão colocadas em prática em um determinado período. Ele guiará as ações da empresa ou setor para que os objetivos sejam alcançados com resultados positivos!

Você pode conferir neste link, uma ferramenta do Sebrae que pode te auxiliar na criação do seu próprio planejamento: https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/bis/como-elaborar-um-plano-de-marketing,084b6484b071b410VgnVCM1000003b74010aRCRD

Mas qual a importância de realizar o PM?

  • Alocar recursos de forma assertiva;
  • Ter clareza nos processos;
  • Definir um cronograma com as prioridades de cada ação.
  • Conectar-se com clientes certos;
  • Economizar tempo e dinheiro


Para que seja possível colocá-lo em prática, iremos listar 3 etapas que serão primordiais para que você construa ou reconstrua o seu!

  1. Planeje: Analise a situação atual do seu negócio, e faça pesquisas com o seu público para entender quais são as necessidades das pessoas que compram com você ou consomem do seu serviço. Além disso, liste as ações que fazem parte do propósito da sua organização, elas precisam ser claras e consistentes!
  2. Implante: De nada servirá um documento se ele não for utilizado, não é mesmo? Por isso, elabore-o e coloque prazos para que a execução aconteça...mas... não se preocupe, esta implantação, pode ser gradativa, pode ir ser de pouco em pouco até que a cultura se instale.
  3. Avalie: Após documentar suas ações e colocá-las em prática, você precisará avaliar se estão sendo satisfatórios os resultados. Então ao final de cada aplicação, deixe um prazo de avaliação do que foi feito. Com isso, será possível analisar se as ações podem permanecer ou se precisam ser revistas!

Para te auxiliar neste momento, você pode contar com o Sebrae, temos um curso gratuito sobre o planejamento de marketing. Acesse o link e confira! 

https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/cursoseeventos/planejamento-de-marketing-ferramentas-praticas,c8c0b8a6a28bb610VgnVCM1000004c00210aRCRD


avatar ANA CAROLINE DOS SANTOS BINI
Ana Caroline Dos Santos Bini
Especialista em Gestão da Inovação | Assistente Sebrae PR - Reg. Centrofavorite_outline Seguir Perfil
capa Dia a dia do Empresário
Dia a dia do Empresário
people 812 participantes
Comunidade digital que reúne conteúdo prático sobre o DIA A DIA DO EMPRESÁRIO de Micro e Pequena Empresa.
fixo
Em alta
4 pequenos negócios rurais lucrativos para 2023
14 dez. 20224 pequenos negócios rurais lucrativos para 2023
Guarulhos se destaca na geração de empregos no Brasil
03 nov. 2023Guarulhos se destaca na geração de empregos no Brasil
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?