Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightVarejo keyboard_arrow_rightArtigos

De Cliente para Fã Uma jornada em busca da fidelização dos seus clientes.

avatar ANGELICA FABIANA FONSECA WEIRICH
Angelica Fabiana Fonseca Weirichfavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt
De Cliente para Fã  Uma jornada em busca da fidelização dos seus clientes.
Criado em 28 JUN. 2021
text_decreaseformat_color_texttext_increase

Fidelizar seus clientes pode resultar na redução de investimentos associados a conquista de novos clientes. Pode trazer também mais assertividade na escolha de produtos ou da comunicação da empresa, por já conhecer a fundo seu público e garantir uma legião de defensores da sua marca. Mas para isso é preciso entender que cada cliente é único, e atingir suas expectativas. Algumas pequenas mudanças (ou aperfeiçoamento) no dia a dia da sua empresa podem garantir o crescimento de seu fã clube:

  1. Que tal investir no atendimento personalizado? O Chatbot pode agilizar o atendimento em pequenas coisas, mas que tal uma ligação, um e-mail personalizado, uma mensagem que o cliente entenda que é apenas para ele? Humanizar o atendimento garante relações duradouras!
  2. Tenha um banco de dados para garantir conhecimento sobre o seu cliente. Se você não tem um sistema de CRM, vale ter uma planilha de Excel, ou mesmo o bom e velho caderninho. Vale anotar tudo, desde aniversário, preferência de como o cliente gosta de ser chamado, algum produto que o cliente tenha buscado e não estava disponível, cores prediletas, entre tantas outras informações que te ajude na comunicação certeira. Surpreenda-o com essas informações.
  3. Esse banco de dados também pode ser base para que você comunique em primeira mão as novidades que chegam na empresa. Pode ser a nova coleção, um produto diferenciado, um novo colaborador ou a reforma do espaço. Faça o cliente se sentir parte da família sabendo antes das novidades.
  4. Crie maneiras para que o cliente tenha vantagens comprando com você. Pode ser a criação de um programa de fidelidade, entrega grátis, envio de peças condicionais, compra por telefone ou redes sociais, brindes, ou algo que agregue valor à compra. Algo que faça ele entender que comprar com você é mais vantajoso.
  5. Uma alternativa também é mostrar para o cliente as várias formas de utilizar seus produtos ou serviços. Se você vende roupas, envie sugestões de composições de looks; se você vende purificadores de água, que tal mostrar a forma correta da manutenção do produto; se você vende produtos alimentícios, pode sugerir preparos alternativos ou compartilhar novas receitas. Enfim, ter conteúdo agregado que mostre possibilidades de uso do que você vende. Isso valoriza ainda mais o que você está oferecendo.
  6. Oferecer vantagens na indicação de outros clientes. Pode ser em postagens de redes sociais ou na indicação boca a boca. Ofereça um brinde, um mimo ou um desconto se o seu financeiro permitir, mas, incentive o seu consumidor a compartilhar boas experiências e juntar mais clientes nessa legião de fãs.

 E por último, tente sempre mapear a jornada que seu cliente faz na empresa, tentado encontrar pontos de fragilidade, ou seja, talvez ele enfrente uma demora no atendimento, talvez uma demora na entrega ou algo semelhante e que possivelmente não verbalize. Surpreenda-o aprimorando os processos e o comunicando que a empresa percebeu e já corrigiu antes que ele falasse, até porque, muitas vezes, os clientes nem falam! Apenas não retornam mais.

Ahhhh e a jornada do cliente é o caminho que seu cliente percorre até finalizar a compra. Fique ligado aqui na Comunidade de Varejo, que tem muitas dicas para que você pode desenhar uma jornada completa e cheia de experiências incríveis para o seu cliente.

 


A Comunidade Sebrae vai mudar! Você sabia?

Para não ficar de fora, atualize seus dados cadastrais e faça parte automaticamente da nova plataforma

Clique na sua foto > dados pessoais > preencha corretamente > salvar!

Pronto, em breve você terá acesso a NOVA COMUNIDADE SEBRAE.

avatar ANGELICA FABIANA FONSECA WEIRICH
Angelica Fabiana Fonseca Weirich
Gestora de Projetos no Sebrae Paraná. Publicitária e Administradora, especialista em Marketing, Gestão de Pessoas e Gestão de Projetos. Apaixonada por: empreendedorismo, varejo, marketing, doguíneos, família e fazer amigos!favorite_outline Seguir Perfil
capa Varejo
Varejo
people 3810 participantes
Um local criado para oferecer ao EMPRESÁRIO DO VAREJO conteúdos relevantes e atualizados, tendências, cursos e interação com atores do ecossistema, gerando conhecimento e networking.
fixo
Em alta
Canvas de Vendas: uma ferramenta simples, visual e prática para a sua empresa
09 nov. 2021Canvas de Vendas: uma ferramenta simples, visual e prática para a sua empresa
Como a automação industrial impacta nossas vidas
09 ago. 2021Como a automação industrial impacta nossas vidas
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?