Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightVarejo keyboard_arrow_rightArtigos

Datas comemorativas 2022: fique de olho para vender mais

avatar CAMILA VIEIRA CASTRO
Camila Vieira Castrofavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt
Datas comemorativas 2022: fique de olho para vender mais
Criado em 04 JAN. 2022
text_decreaseformat_color_texttext_increase

As datas comemorativas são uma ótima oportunidade para os empreendedores venderem mais. Isso porque, com elas, é possível engajar seus clientes em torno de um tema. E, ainda, criar campanhas para potencializar seus negócios. 


Você pode aproveitar o planejamento de 2022, e já incluir esses dias na elaboração das suas estratégias. Entretanto, é importante avaliar quais datas têm relação com o seu produto. 


Só no primeiro trimestre, temos o Dia do Leitor, o Dia da Gula, Carnaval, Dia da Mulher e o Dia do Consumidor, por exemplo. Momentos que podem ser interessantes para os donos de negócios alavancarem suas vendas. Para te ajudar nessa organização, a vhsys fez uma lista especial com essas datas, que você pode acessar completa aqui.


Mas como aproveitar as datas comemorativas da melhor forma?


Tudo começa com a organização e o planejamento! Pensando de forma antecipada, você consegue se preparar com mais tempo. Além disso, é importante estar atento aos processos internos e também a aspectos externos que impactam o cliente. Confira abaixo algumas dicas: 


Selecione as datas


Com base no calendário de datas comemorativas, você deve escolher as que mais têm relação com o seu negócio. Isso será importante para não gerar um estranhamento por parte do consumidor e aumentar o engajamento com suas promoções e campanhas. 


Atenção ao estoque


Faça uma avaliação inicial dos itens no seu estoque, organizando entradas e saídas. O uso de uma plataforma de gestão, que automatiza esse processo, é uma ótima aliada. Por meio da tecnologia, é possível evitar erros e facilitar a rotina do seu negócio.


Com esse conhecimento, você conseguirá entender se precisa ou não adquirir produtos novos. As datas comemorativas também são uma oportunidade caso precise reduzir o estoque de algum item. Para isso, você pode criar edições especiais, descontos e kits.


Equipe


Prevendo o aumento de negócios nesse período, é importante entender se a quantidade de colaboradores que possui irá suprir a demanda. O próximo passo é treinar sua equipe para aproveitar a data como argumento de venda, e solucionar as necessidades dos clientes.


Decoração


Caprichar na decoração pode ser um diferencial na hora de atrair o cliente para a sua loja. Você pode buscar referências e contar com a ajuda da equipe para montar uma vitrine que tenha a cara da data comemorativa escolhida.


De olho nesses detalhes, você vai conseguir aproveitar muito mais o calendário comemorativo em 2022!

avatar CAMILA VIEIRA CASTRO
Camila Vieira Castro
Funcionária na vhsysfavorite_outline Seguir Perfil
capa Varejo
Varejo
people 3843 participantes
Um local criado para oferecer ao EMPRESÁRIO DO VAREJO conteúdos relevantes e atualizados, tendências, cursos e interação com atores do ecossistema, gerando conhecimento e networking.
fixo
Em alta
Canvas de Vendas: uma ferramenta simples, visual e prática para a sua empresa
09 nov. 2021Canvas de Vendas: uma ferramenta simples, visual e prática para a sua empresa
Como a automação industrial impacta nossas vidas
09 ago. 2021Como a automação industrial impacta nossas vidas