Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightPolo de Liderança keyboard_arrow_rightArtigos

Dados, medos e novas tecnologias

avatar JULIANA SOUZA PEREIRA
Juliana Souza Pereirafavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt
Dados, medos e novas tecnologias
Criado em 15 FEV. 2024
text_decreaseformat_color_texttext_increase

No Líderes em Movimento 2023, tivemos um painel incrível chamado: Você aceita os termos e condições?
O título, faz referência aos termos e condições que aceitamos diariamente para conseguir acessar plataformas digitais, aplicativos e uma infinidade de soluções tecnológicas. E que, muitas vezes nem tomamos ciência do eu realmente estamos aceitando, não é mesmo?

O painel trouxe os especialistas: Silvia Piva, que é advogada, doutora em direito, pela PUC SP, Fundadora da Nau d´Dês e pesquisadora PUC-SP e FGV. Luciano Santos autor do livro Seja Egoísta com sua Carreira, executivo e palestrante. Fausto Vanin, empresário nas áreas de blockchain e tecnologia e impacto social. E o mediador Thássius Veloso que é jornalista e palestrante, atua no Tecnoblog e GloboNews.

Confere no vídeo acima um trecho desse bate papo, que trouxe reflexões valiosas sobre o uso das novas tecnologias, em especial a inteligência artificial, e os desafios dos líderes para estarem inseridos nas inovações e conseguirem aplicá-las no seu dia a dia, porém de maneira ética e responsável.

O uso responsável de dados e IA

Estamos vivendo uma era de avanços incríveis na tecnologia, com a Inteligência Artificial (IA) desempenhando um papel central. Nesse cenário, a ética no tratamento de dados e informações é mais importante do que nunca. Vamos explorar como essa combinação de IA e ética está moldando o mundo dos negócios e como você pode se preparar para enfrentar os desafios e aproveitar as oportunidades.


Uso ético da Inteligência Artificial

A IA é uma tecnologia surpreendente que está revolucionando a maneira como fazemos negócios. Com a capacidade de otimizar processos, automatizar tarefas e fornecer insights valiosos, a IA está sendo adotada por empresas em todo o mundo. Entretanto, sua complexidade requer uma abordagem consciente e responsável.

A ética de dados desempenha um papel central nesse cenário. À medida que as empresas usam dados para melhorar relacionamentos, a tomada de decisões estratégicas e muito mais, é fundamental considerar as implicações éticas. Os dados têm o poder de influenciar o comportamento humano, tanto positiva quanto negativamente. Portanto, é crucial estabelecer diretrizes éticas para a coleta, armazenamento e uso de informações.


Vantagens da IA no Tratamento de Dados e Informações


A IA automatiza tarefas de tratamento de dados, acelerando a identificação de padrões e personalizando experiências para os usuários. Isso resulta em eficiência operacional aprimorada e melhores tomadas de decisão baseadas em dados.

Contudo, o uso da IA requer cuidados. A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) estabelece requisitos para garantir a proteção de dados e a ética no tratamento de informações. A IA depende da qualidade dos dados e da justiça dos algoritmos. Portanto, é crucial que as soluções de IA sigam as melhores práticas éticas.


Como se preparar


À medida que a IA desempenha um papel cada vez mais importante nos negócios, a ética no tratamento de dados e informações torna-se vital. É responsabilidade dos líderes garantir que a IA seja usada de maneira ética, em conformidade com regulamentações como a LGPD e adotar práticas que assegurem a integridade, privacidade e responsabilidade no uso de dados.

Que tal trazer a sua experiência sobre inclusão das novas tecnologias na sua empresa ou no seu time para compartilhar aqui na comunidade? Você já faz o uso dessas tecnologias? Já está por dentro de toda a legislação que envolve esse uso?
Sua experiência pode ajudar muitos líderes aqui da comunidade a estarem mais conectados, esperamos você!


 

avatar JULIANA SOUZA PEREIRA
Juliana Souza Pereira
Gestão dos canais digital do Polo de Liderança Sebrae: Site Polo de Liderança Sebrae, Comunidade Polo de Liderança Sebrae, Comunidade Gestão de Pessoas e Liderançafavorite_outline Seguir Perfil
capa Polo de Liderança
Polo de Liderança
people 4611 participantes
Seja bem vindo a comunidade Polo de Liderança! A comunidade tem como objetivo conectar líderes de micro e pequenas empresas com conteúdos para seu desenvolvimento. Participe e inspire-se com novas ideias para melhorar sua gestão, com visão e ousadia para liderar sua equipe e transformar sua empresa.
fixo
Em alta
Conheça 9 livros para aprimorar o desenvolvimento pessoal!
18 abr. 2023Conheça 9 livros para aprimorar o desenvolvimento pessoal!
[CURSO] Flow - Conversas Difíceis
18 jul. 2022[CURSO] Flow - Conversas Difíceis