Seus clientes estão indo embora, você sabe por quê ?
Lincoln Murphy, uma das maiores autoridades em customer success do mundo, defende que a maioria dos problemas das empresas estão no user Onboarding. Na falta dele!
O User Onboarding é uma primeira ferramenta para a entrega do sucesso ao cliente ¿ alguns especialistas o veem como o Tendão de Aquiles do Saas. Pela sua dinamicidade, ele pode ser aplicado para vários fins, o importante é ter claro para que fim você o está aplicando.
Realizar o Onboarding de clientes pode ser crucial para a eficácia do primeiro contato do cliente com sua plataforma
A Conpass fez uma pesquisa e mostrou que 73% dos usuários desistem da ferramenta nos primeiros minutos de contato, e isso ocorre justamente por não ser realizado o Onboarding de forma correta. Causando frustração no seu cliente logo no início e não atendendo suas expectativas.
Um processo de Onboarding eficaz se torna necessário para que a análise da jornada de seu usuário seja capaz de determinar seu AHA Moment, seu WOW Moment e, ainda, seus Ongoings.
Mas o que são os AHA Moment, Wow Moment e Ongoings?
Vamos entender um pouco sobre esses três conceitos.
Aha Moment ¿ é o momento em que o cliente tem a percepção e a clareza da entrega de valor que seu serviço tem a oferecer;
Wow moment - é o instante em que seu cliente alcança o first value no produto. Isto é, quando ele consegue realizar a primeira ação no produto e ela representa uma parte do resultado desejado pelo cliente;
Ongoings ¿ São os sucessos secundários produzidos pelas duas etapas anteriores, e que ajudará a manter seu cliente engajado com seu produto.
AQUI VÃO ALGUMAS DICAS DE COMO O USO DO ONBOARDING É IMPORTANTE:
- Tenha um Atendimento Omnichannel: O atendimento Omnichannel consiste no uso da tecnologia para oferecer ao cliente um atendimento personalizado e o mais automatizado possível;
- Torne Seu Produto Acessível: Seu produto precisa estar acessível. Clientes que encontram o produto perfeito sem grandes esforços têm a satisfação nas alturas!
- Pesquise Sobre Seus Clientes: É essencial conhecer seus clientes. Uma empresa que conhece sua persona, a preferência, e anseios do cliente é capaz de abraçar suas causas.
- Entregue Wow: Sua empresa não deve apenas solucionar problemas, mas superar todas e quaisquer expectativas dos clientes. Então sempre que possível surpreenda-os.
- Tenha Empatia: Exercer a empatia com o seu cliente é a postura ideal para entender suas expectativas e seus problemas. Se o cliente vê seus anseios sendo compreendidos pela empresa, sua satisfação certamente será maior!
- Reduza o Tempo de Espera: A agilidade na primeira resposta é um dos elementos mais prezados na hora de estabelecer contato com as empresas. Quanto antes houver um retorno para ele, maior é será a satisfação do cliente;
- Dê Atenção ao Feedback: A pratica do feedback é importante para conhecer os pontos positivos e negativos dos seus produtos ou serviços, a satisfação do cliente é sinônimo de trilhar o caminho do sucesso para o seu negócio.
Com o Onboarding ensinamos os nossos clientes o passo a passo para que eles tenham sucesso.
E aí você deseja melhorar a experiência do seu cliente com sua empresa? Vamos começar a aplicar o Onboarding hoje mesmo!
Um abraço, até a próxima =)