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Curso Plataformas e Rede de Comércio Digital

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Curso Plataformas e Rede de Comércio Digital
Criado em 26 OUT. 2020
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Não existe uma fórmula mágica para obter sucesso no mundo dos negócios, isso já sabemos, mas é possível adquirir conhecimento e capacitação para que o processo seja mais fácil e que você consiga chegar no seu objetivo mais rápido.

Para isso o Sebrae PR preparou mais um curso gratuito para você! Desta vez o foco está no E-commerce e quais as plataformas e redes utilizar dentro do comércio digital. O convidado deste curso é o Luis Ribeiro da empresa Ideias no Ar, uma plataforma de Marketplace e ele vai compartilhar um pouco sobre sua experiência e apresentar algumas dicas!

 

Curso Plataformas e Rede de Comércio Digital

 

Ao todo, serão 9 aulas, divididas em 4 módulos. Cada aula uma com poucos minutos, bem objetivas e práticas. 

Veja abaixo um pouco mais sobre os assuntos que serão tratados no curso:


AULA 1 - Contexto do E-commerce no Brasil

Por que é importante sua empresa estar presente no mundo online? Muitos segmentos aderiram a esta forma de venda para conseguir alcançar o maior número possível de consumidores.

Opções como os e-commerces e os marketplaces facilitam a vida de lojistas e ajudaram, principalmente durante o período da Pandemia.

Esta cultura de compras online, que já existia e com a Pandemia foi ainda mais consolidada, só tende a crescer nos próximos anos.

AULA 2 - Quais plataformas de comércio online usar?

Onde você pode vender online e obter melhores resultados com as suas vendas. Quais as vantagens e desvantagens de cada uma? 

São basicamente 4 grupos de plataformas:

Redes sociais - Instagram, Youtube, WhatsApp Business através do contato direto com o seu consumidor que está nessas redes;

Marketplace existentes - são inúmeras opções que você pode anunciar e utilizar a estrutura desses sites para vender seus produtos ou serviços. Importante analisar as regras e comissionamento de cada um.

Criar seu próprio E-commerce ou criar seu próprio MarketPlaces.

AULA 3 - Canais de aquisição de cliente online

Como atrair clientes e qual o melhor para o seu negócio para ter um melhor retorno do investimento.

Existem hoje 19 canais de aquisição de clientes e é importante saber quais são e qual é o melhor para o seu negócio.

É importante escolher quais canais utilizar, fazer testes e analisar os resultados. Para os testes é importante definir uma meta específica para conseguir medir posteriormente.

AULA 4 - Cases de Sucesso no Paraná

Cases de Sucesso no Paraná, empresas que obtiveram sucesso com o comércio digital.

MadeiraMadeira - Empresa de Curitiba de venda de móveis online, candidata a Unicórnio no Brasil. Modelo de negócio diferenciado pela questão de logística mais eficiente.

O Boticário - Grupo Paranaense - Modelo de varejo físico e criou um canal digital para atingir mais consumidores. Empresa já consolidada que decidiu inovar para crescer ainda mais.

AULA 5 - Plano de Marketing

Como conceber seu plano de Marketing e obter o melhor retorno do investimento.

Passo a passo para estabelecer seu plano de Marketing. Começando pela pesquisa do seu nicho de mercado (quem é seu cliente, qual o segmento do mercado, qual o crescimento deste mercado online) e utilizar as ferramentas de marketing para entender como o seu cliente chegaria até sua empresa no âmbito online.

Depois, entender quem é o seu cliente, definir a persona, quais as dores dele e qual a solução você irá apresentar para ele.

Finalmente, quais canais você vai utilizar para atrair clientes para o seu negócio e quais ferramentas se encaixam melhor. Uma dica aqui é analisar o que seus concorrentes estão fazendo e analisar os pontos fortes e fracos.

Como estabelecer seu plano de ação depois de todos esses dados coletados.

AULA 6 - Como começar a vender online

E agora, como colocar em prática?

Após identificar o seu mercado e onde está o seu público-alvo, identificar qual a melhor plataforma para o seu nicho.

Como organizar também a gestão do seu Marketing, quais as possibilidades. Contratar uma agência ou um freelancer? Analisar quais os serviços que você vai contratar para te ajudar a vender online.

AULA 7 - Ferramentas para gestão de campanhas

Entender melhor quais as ferramentas são utilizadas para criar campanhas online e dicas para atrair tráfego e potenciais clientes para aumentar suas vendas.

As principais ferramentas são Google Ads e Facebook Ads. É importante você definir o seu objetivo e direcionar a sua campanha a partir daí e colocá-la em teste.

Saber quais palavras-chave utilizar nos mecanismos de pesquisa, entender como o seu consumidor chega até você.

AULA 8 - Funil de vendas

Quais as etapas do seu funil de vendas e como acelerar essas etapas?

Basicamente, as principais etapas são: visitantes, cadastro de clientes e pedido. O funil começa maior, ou seja, atrai a maior quantidade de visitantes e isso vai afunilando até chegar aos pedidos.

São divididos em 3 grupos:

- Topo de funil: normalmente estão na etapa da jornada de compra de conhecimento e descobertas, momento de pesquisa.

- Meio de funil: já está reconhecendo que possui uma dor e encontrando uma solução. Momento de apresentar conteúdos mais específicos e iniciar o relacionamento.

- Fundo de funil: momento em que efetivamente há o interesse da compra, aquisição. Já está na parte de decisão e aqui é necessário trazer confiabilidade e apresentar informações com agilidade.

AULA 9 - Como gerenciar uma operação de e-commerce

Como gerenciar os pontos do e-commerce.

O primeiro de tudo é ter canais de atendimento bem estabelecidos. O contato com seu cliente é o carro chefe de toda a sua operação com vendas online.

Entender o seu processo de operação, documentá-lo e criar um roteiro que deverá ser seguido desde o cadastro dos produtos até o pós venda.

Conhecer as leis envolvidas por trás de todo o processo de e-commerce.

E aí? Gostou do conteúdo deste curso e não vê a hora de melhorar as vendas da sua empresa a explorar esse mundo de vendas online? Então está esperando o quê?

Clique aqui e comece agora mesmo o curso gratuito de Plataformas e Rede de Comércio Digital do Sebrae Paraná.





 

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