Para montar uma empresa de sucesso é preciso levar em conta diversos fatores. O que determinará alcançá-lo no mercado vai desde a qualidade do produto oferecido, bom atendimento e até o momento em que o produto chega às mãos do consumidor. Este último tem tanto peso para determinar se aquele cliente voltará a comprar no empreendimento, quanto o preço do produto em si.
Toda compra online gera uma certa expectativa com a chegada do produto! Talvez esse seja o grande charme do e-commerce, principalmente para aqueles que têm o hábito de comprar online. O gostinho de ver o produto esperado chegar não pode ser frustrado!
Durante a experiência de compra você deve oferecer ao cliente uma boa qualidade de fotos, vídeos e informações do produto para que ele tenha a convicção de que não foi enganado. Ofereça uma experiência verdadeira e contribua para a satisfação na entrega final.
Em todo o processo de logística, o sucesso na entrega é sem dúvida o fator mais determinante para boas avaliações dos clientes e geração de satisfação. Por isso, entregue seus produtos no prazo estabelecido e com a qualidade esperada.
Pensando nisso, o Sebrae/PR convidou os especialistas em E-commerce da SGP WEB para dar algumas dicas práticas de logística com os Correios para você implementar e melhorar a satisfação dos seus clientes!
Curso os Caminhos da Logística | EaD Varejo
Ao todo, serão 4 módulos e 10 aulas, cada uma com poucos minutos, bem objetivas e práticas.
Veja abaixo um pouco mais sobre os assuntos que serão tratados no curso:
Aula 1 - Serviços mais utilizados
O frete possui extrema importância dentro do seu processo de vendas e executá-lo de maneira exemplar o ajudará a se destacar entre seus concorrentes.
Os Correios são uma das maneiras mais eficientes para envio de produtos e nessa aula falaremos sobre os principais serviços que você poderá utilizar no seu processo logístico.
Aula 2 - Informações adicionais que você deve se preocupar
Informações que podem passar despercebidas no seu processo de expedição e gerar atrasos e insatisfação do seu cliente, como: dimensão máxima permitida, dados das etiquetas.
Aqui vale também analisar sobre o valor a ser declarado e o seguro sobre isso, ajustes do peso da embalagem visando economia, aviso de recebimento (AR). Saber os detalhes e utilizá-los para obter a excelência dos envios é essencial.
Aula 3 - Ferramentas para organizar a expedição
Existem muitas ferramentas de automatização que o ajudarão no processo de expedição, diminuindo as margens de erro, como por exemplo, a geração de etiquetas já na pré postagem com a conferência dos dados e dentro dos padrões dos correios.
Aula 4 - Documentação necessária para postagem
O que você precisa enviar para os Correios para que seu produto seja entregue dentro do prazo para o seu cliente. Aqui, além da etiqueta com os dados corretos, deve-se analisar se enviará a nota fiscal do produto ou a declaração de conteúdo.
Importante saber que os Correios não exigem envio de nota fiscal, porém é necessária pelo menos a declaração do produto, pois se houver uma vistoria em algum centro de tratamento, o objeto poderá ser devolvido e atrasará a entrega.
Aula 5 - Alternativas para levar encomendas para postar
Os Correios estão presentes em todas as cidades do Brasil e existem duas alternativas para postar suas encomendas: levar pessoalmente até a agência ou solicitar a coleta.
O serviço de coleta não está disponível para todas as regiões do Brasil e você deve consultar a agência da sua cidade para verificar se eles realizam ou não.
Aula 6 - Tecnologia aliada ao seu negócio
Sua venda está concretizada e o que está pendente é o envio. Utilize a tecnologia a seu favor e torne a expedição um processo único e o mais automatizado possível.
Quanto menos tempo você e sua equipe precisam perder com o processo de logística, mais tempo terão para realizar novas vendas.
Aula 7 - Acompanhando o status dos Correios
Pense na Jornada de Compra do seu cliente. O momento do recebimento de um produto é uma emoção para ele, então utilize as ferramentas ao seu dispor para nutrir a expectativa e também seu relacionamento com ele durante este processo.
Além disso, saber sobre os status dos Correios o ajudará a resolver algum problema que surja no caminho sem que isso afete o prazo de entrega.
Aula 8 - Bloqueio de objetos e indenizações
A entrega interativa com os Correios o auxiliará caso precise interromper o envio de um produto, seja por não confirmação do recebimento do pagamento, seja por identificar uma possível fraude. No sistema dos Correios é possível bloquear uma entrega e o produto ser devolvido a você.
Os Correios também possuem o seguro para indenizações no caso de roubo ou extravio dos produtos e você deve ficar atento a esse processo.
Aula 9 - Logística reversa
Nas compras online existe o direito de arrependimento do cliente e também a possibilidade do produto chegar com defeito ou avariado.
Nesses casos, a empresa deve fornecer a possibilidade de devolução do produto para o cliente e o processo deve ser disponibilizado pelo fornecedor.
Aula 10 - Análise de dados das vendas e conciliação de frete
A análise de custos do seu frete pode impactar diretamente em seu planejamento comercial, pois analisando os dados você pode identificar o custo médio do frete para determinada região e, se for vantajoso, fornecer frete grátis, por exemplo.
Tais dados também o ajudarão a obter melhor reputação perante seus concorrentes, falando dos marketplaces. por exemplo.
E aí? Gostou do conteúdo deste curso e não vê a hora de começar a melhorar o processo de logística da sua empresa? Então está esperando o quê?
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