Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightAmbientes de Inovaçãokeyboard_arrow_rightArtigos

Curitiba é eleita a cidade mais Inteligente do Mundo em premiação na Espanha

avatar ELMO SILVEIRA DE SOUZA
Elmo Silveira De Souzafavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt3
Curitiba é eleita a cidade mais Inteligente do Mundo em premiação na Espanha
3 pessoas curtiram esse artigo
Criado em 23 NOV. 2023
text_decreaseformat_color_texttext_increase

A Inteligência Competitiva atua no monitoramento de diversos temas de alta relevância para um determinado público alvo. Ela proporciona a visualização de oportunidades. Por meio de informações assertivas, torna-se possível identificar tendências, desafios e necessidades desse público alvo em específico. 


No caso da Inteligência Competitiva do Sebrae/PR, buscamos levar conteúdos para os nossos clientes Empreendedores e Empresários de Micro e Pequenas Empresas, de modo a contribuir para uma tomada de decisão mais assertiva a respeito dos mais diversos temas do cenário empreendedor e empresarial. 


Neste Alerta de Inteligência SEBRAE, abordamos o tema


Curitiba é eleita a cidade mais Inteligente do Mundo em premiação na Espanha


O World Smart City Awards, concedido pela Fira Barcelona, é considerado a principal premiação de cidades inteligentes do mundo. Esta foi a quinta vez que a capital paranaense ficou entre as seis cidades mais inteligentes do mundo, finalistas do prêmio.


Segundo o prefeito da cidade, na entrega do prêmio em auditório do Smart City World Expo Congress, o maior fórum  internacional de cidades inteligentes: Curitiba é a cidade mais inteligente do mundo em 2023, nos 330 anos de sua existência. Mas o que há de mais inteligente em Curitiba é o seu povo, que com uma plena cidadania guarda Curitiba do lado esquerdo do seu peito e faz da cidade um lugar para ser compartilhado, para ser ensinado aos filhos e aos filhos dos filhos, para ser amado pelas mulheres e pelos homens e pelos avôs e avós. Viva Curitiba, vivam os curitibinhas, viva a inteligência dessa cidade singular.


Cidade da primeira universidade do Brasil, da primeira rua exclusiva para pedestres e referência em planejamento urbano e preservação ambiental, Curitiba vem recuperando nos últimos sete anos seu DNA de inovação, graças a iniciativas de cidade inteligente desenvolvidas pela gestão do prefeito Rafael Greca. Assim, tornou-se a cidade da Pirâmide Solar, das Fazendas Urbanas, do Bairro Novo da Caximba, do plantio de mais de 400 mil árvores, dos 48 parques e do acesso à alimentação saudável. Também é referência nacional nos últimos anos como Cidade Educadora, com o incentivo à cultura maker através do Fab Lab Cajuru e dos Faróis do Saber Inovação; da Saúde 4.0, com o aplicativo Saúde Já e a Central Saúde Já; da Muralha Digital e da aposta na eletromobilidade com os novos Inter 2 e BRT Leste-Oeste.


Esta notícia é de suma relevância, pois esse cenário de destaque na inovação pode criar um ambiente propício para o crescimento e desenvolvimento dos pequenos negócios na região, além de aumentar a visibilidade da cidade no cenário internacional, o que pode também abrir portas para novas oportunidades de negócios, investimentos, cooperações/colaborações significativas com o exterior. O prestígio de Curitiba como cidade inteligente, portanto, pode abrir portas para pequenos negócios acessarem recursos, programas de apoio, subsídios e financiamentos destinados a impulsionar a inovação e o empreendedorismo a curto, médio e longo prazo. 




Para você ter uma experiência completa, sugerimos que faça o download do arquivo em anexo para ter acesso aos links deste Alerta de Inteligência. Desta forma, será possível você acessar as fontes de informação que foram utilizadas na construção deste conteúdo.




avatar ELMO SILVEIRA DE SOUZA
Elmo Silveira De Souza
Sou colaborador do SEBRAE/PR há mais de 19 anos. Tenho atuado em diversos Projetos e Atividades relacionadas a Inteligência Competitiva, Gestão do Conhecimento e Planejamento Estratégico. Atualmente trabalho na Unidade de Gestão Estratégica - Núcleo de Inteligência e Conhecimento. Sou bacharel em Administração de Empresas; MBA em Gestão de Negócios com ênfase em Micro e Pequenas Empresas; MBA em Desenvolvimento de Ambientes Empresariais e Projetos Setoriais e MBA em Marketing e Vendas.favorite_outline Seguir Perfil
capa Ambientes de Inovação
Ambientes de Inovação
people 1373 participantes
Os ambientes promotores de inovação são ativos de transformação dos ecossistemas. Por isso, criamos aqui um espaço para compartilhar conhecimento e experiências que podem ajudar os empreendedores e heads de inovação. Conecte-se agora e faça parte desta comunidade você também!
fixo
Em alta
O que é Inteligência Artificial?
25 nov. 2023O que é Inteligência Artificial?
Economia Circular: Importância e Desafios
05 dez. 2023Economia Circular: Importância e Desafios
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?