Curitiba mais uma vez se manteve na posição como a segunda melhor cidade do Brasil para startups, do ranking mundial.
Foi divulgado pela Startup Ecosystem Index Report 2022, o relatório mundial realizado pelo instituto israelense StartupBlink, que verifica e aponta o número de startups, sua qualidade e também, o ambiente de negócios que surge através dela.
O ecossistema da capital paranaense, que tinha a marca de 4.053 pontos do ranking do ano passado, disparou para 5.243 pontos nesse ano.
O ranking analisou ecossistemas de 100 cidades em 100 países diferentes.
Em primeiro lugar no país, está São Paulo, depois segue Curitiba, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e, por fim, Porto Alegre, respectivamente. Já na América do Sul, Curitiba fica em quinto lugar, depois de São Paulo, Buenos Aires, Santiago e Bogotá.
Para quem não conhece a StartupBlink, citada anteriormente, trata-se de um centro de pesquisa com referência internacional. Ela fez o mapeamento em 1.000 cidades em 100 países, avaliando os ecossistemas de inovação para startups em todo o mundo.
As exigências abordadas foram ambientes de inovação, de negócios e qualidade das empresas de tecnologia.
O ecossistema de Curitiba ressalta por segmentos como comércio eletrônico, varejo, transportes, hardware e internet das coisas. A cidade também é notada como berço de unicórnios, com startups avaliadas em 1 bilhão de dólares. Trazendo em destaque unicórnios brasileiros, como Ebanx, MadeiraMadeira e Olist, todas em Curitiba.
Diante de números tão vantajosos e de um crescimento tão alto, será que ainda há dúvidas de que veremos o nome da capital paranaense em mais rankings nos anos seguintes?
Realmente não há! Investidores, novos mercados, universidades e espírito inovador já vimos que tem de sobra, agora quem sabe, é só aguardar o topo da lista.
LARRISA CORTEZ