Você sabia que o planejamento financeiro pessoal é apontado como a ferramenta de maior importância para a saúde financeira do seu negócio?
Muitos empreendedores no inicio do seu negócio sangram a empresa, isso inviabiliza que ela alcance os objetivos mentalizado pelo seu idealizador.
Segundo uma pesquisa divulgada em novembro de 2019 pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) em parceria com a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL). os principais motivos dos CPF negativados são:
Para a economista-chefe do SPC Brasil, Marcela Kawauti, esse quadro se deve a uma falta de controle das contas por parte dos brasileiros.
Sem planejamento, muitos empresários começam um negócio sem conhecer seu público-alvo, os fornecedores, a concorrência, os custos fixos e variáveis e acabam fechando as portas antes que o negócio complete a maturidade.
Quando olhamos para as finanças pessoais, o cuidado com o dinheiro e com a gestão dele é deixado para trás por muitos brasileiros, que preferem simplesmente tomar as decisões a partir de contabilidade mental.
Observe aí que temos erros bobos, relativamente fáceis de corrigir, mas com grande potencial de prejuízo se nada for feito. Ao aprender como fazer um planejamento financeiro pessoal, você se aproxima de suas metas, seja elas as mais simples ou às ousadas. Afinal, descobre como fazer o seu dinheiro trabalhar a favor delas. Por esse motivo é necessário realiza-lo antes mesmo do planejamento financeiro empresarial.
Por esse motivo precisamos analisar com muita atenção alguns temas sobre a gestão financeira, como por exemplo: Pró labore; Organização financeira; A educação financeira;Gestão das dívidas; Educação ao investimento; Estratégia para rendas complementares e também ter clareza do valor do seu tempo.