Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightAmbientes de Inovaçãokeyboard_arrow_rightArtigos

Crônicas de Inovação - Ecossistemas: A (multi) dimensionalidade e a (re)combinação da inovação

avatar IZOULET LIMA MOREIRA CORTES FILHO
Izoulet Lima Moreira Cortes Filhofavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt
Crônicas de Inovação - Ecossistemas: A (multi) dimensionalidade e a (re)combinação da inovação
Criado em 08 JUN. 2020
text_decreaseformat_color_texttext_increase

Os ecossistemas são, principalmente, de negócios (Moore, 1992), de empreendedorismo (Prahalad, 2005), de conhecimento (van der Borgh, 2012), e de inovação (Adner, 2006), entre outras possibilidades, dentro de uma visão de território, que é uma abordagem de espaço, porém não necessariamente restrito à dimensão geográfica.

A configuração em ecossistemas presume multiplicidade de atores, de diferentes naturezas, suas relações e interrelações, objetivos, necessidades e, também, de conceitos transversais. São, portanto, sistemas, cada qual com seu conjunto de variáveis e complexidade.

Esses sistemas conectam-se com os sistemas econômicos, produtivos, observam fatores de produção e de competitividade e trazem um repertório teórico que fundamenta conjuntos de ferramentas metodológicas capazes de apoiar o desenho e consolidação desses ecossistemas.

Essa complexidade, aliada às características e necessidades específicas de cada região na consolidação de seus ambientes de inovação, afasta a possibilidade de replicação em escala e aproxima da necessidade do aprofundamento do conhecimento. Note-se, no entanto, que a escala pode-se dar metodologicamente no processo metodológico de diagnóstico. E que a falta do conhecimento aprofundado não é fator impeditivo para a implementação de estratégias de consolidação dos ambientes de inovação porém a sua falta é fator de restrição do sucesso se implementação.

Some-se o fato dos ecossistemas não terem uma base conceitual bem definida ou estabelecida e com origem estabelecida em correntes diversas da literatura como nas áreas biológicas, ciências exatas (sistemas de informação, informática, ciências humanas, administração, economia).

As abordagens dos sistemas / ecossistemas envolvem, além do território, entre outras, variáveis a economia, os stakeholders, aspectos sociais, o conhecimento, os valores (que norteiam as relações) e os próprios resultados desejados.

Algumas das teorias da inovação no território foram abordadas no texto Modelos Territoriais de Inovação e envolvem os sistemas locais de produção, os sistemas regionais de inovação, regiões de aprendizado, ambientes inovadores, novos espaços industriais e clusters regionais e de inovação, entre outras possibilidades.

Transversalidades existentes complementam o desenho multidimensional, quando contemplam Ecossistemas de Inovação Aberta, de Serviços, de Indústrias, de ambientes digitais, e os próprios ecossistemas de inovação regional.

Com isso estão estabelecidas e relacionados alguns dos pontos principais a serem observados no desenho dos ecossistemas de inovação. Deve-se ter sempre em vista as funções de diferenciação da inovação que norteiam a competitividade e que fazem dela fator de dependente de um composto estratégico e sistêmico. Competitividade, mercado (marketing), cadeias de valor passam a ser fontes complementares necessárias de literatura assim como assertividade nos enfoque de abordagem, um elemento central.

À partir do elementos desse texto e do anteriores é possível iniciar o estabelecimento de critérios objetivos do desenho a fim de organizar a implementação dos ambientes de inovação, o que pretende-se trazer nos próximos textos.

Reflexões e registros a partir de:

SCARINGELLA, L.; RADZIWON, A. Innovation, entrepreneurial, knowledge and business ecosystems: old wine in new bottles? Technological Forecasting & Social Change, vol. 136, November, p. 59-87, 2018.
Disponível em:
https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0040162517312660

avatar IZOULET LIMA MOREIRA CORTES FILHO
Izoulet Lima Moreira Cortes Filho
Administrador de empresas, com habilitao em comrcio exterior, Ps-Graduado em Poltica, Estratgia e Planejamento e Mestrando em Propriedade Intelectual e Transferncia de Tecnologia. Atuante h 20 anos no ambiente tecnolgico em favor da inovaofavorite_outline Seguir Perfil
capa Ambientes de Inovação
Ambientes de Inovação
people 1364 participantes
Os ambientes promotores de inovação são ativos de transformação dos ecossistemas. Por isso, criamos aqui um espaço para compartilhar conhecimento e experiências que podem ajudar os empreendedores e heads de inovação. Conecte-se agora e faça parte desta comunidade você também!
fixo
Em alta
O que é Inteligência Artificial?
25 nov. 2023O que é Inteligência Artificial?
Economia Circular: Importância e Desafios
05 dez. 2023Economia Circular: Importância e Desafios
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?