Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightLicitações Públicaskeyboard_arrow_rightArtigos

Critérios de habilitação ¿ O que um edital de licitação pode exigir da minha empresa?

avatar THIAGO DUCCI TONINELLO
Thiago Ducci Toninellofavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt
Critérios de habilitação ¿ O que um edital de licitação pode exigir da minha empresa?
Criado em 14 JUL. 2020
text_decreaseformat_color_texttext_increase

Você já deve ter ouvido falar que o edital de licitação é a regra do jogo. E se é a regra, é o edital que dirá quem poderá participar ou não da licitação.

 

A forma de seleção destes participantes é a apresentação obrigatória de alguns documentos de habilitação. Esses documentos são necessários para comprovar a habilitação jurídica, qualificação técnica, qualificação econômico-financeira e regularidade fiscal e trabalhista das empresas concorrentes.

 

O conjunto desses documentos revela a capacidade da empresa em possuir condições para a execução do objeto a ser contratado.

 

Basicamente todos esses documentos servem para comprovar a existência e regular exercício da pessoa jurídica, sua correta representação legal, sua regularidade perante o fisco, ao Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) e perante à Justiça do Trabalho, sua capacidade técnica para execução do objeto e sua boa saúde financeira.

 

A título exemplificativo, seguem alguns documentos exigidos nos editais de licitação: contrato social registrado, certidões negativas Municipais, estaduais e federais, atestado de capacidade técnica que comprove o desempenho de atividades similares ao objeto licitado, balanço patrimonial e demonstrações contábeis do último exercício social e certidão negativa de falência.

 

Estas exigências possuem amparo nas legislações que regulam o processo de licitação, como a Lei de Licitações, Lei das Estatais, Regulamento Diferenciado de Contratações e demais Regulamentos de Licitações de diversas entidades.

 

Além da legislação, o edital irá dizer detalhadamente quais são os critérios de habilitação, mas #fiqueligado, o órgão que está promovendo a licitação não poderá exigir o que não está previsto na legislação, salvo se apresentar justificativa que fundamente a necessidade da exigência desse documento como critério de habilitação.

 

Em raríssimas exceções previstas na lei, esses documentos podem ser dispensados, mas desde que a legislação que regulamenta o processo de licitação preveja expressamente.

 

Dessa forma, qualquer critério utilizado para fins de habilitação que não possua fundamento na lei ou justificativa plausível deve ser considerada como ilegal e restritiva da competitividade na licitação.

 

Portanto, leia atentamente ao edital e a legislação que regulamenta e, se for necessário, peça ajuda a profissionais da área, pois qualquer exigência sem fundamento na legislação deverá ser requerida sua exclusão do edital por meio de questionamentos ou impugnações.


Curtiu esse artigo? Deixe seu like e até a próxima!
 

avatar THIAGO DUCCI TONINELLO
Thiago Ducci Toninello
Consultor da Unidade de Assessoria Jurdica do Sebrae/PRfavorite_outline Seguir Perfil
capa Licitações Públicas
Licitações Públicas
people 818 participantes
Olá, Empresário! Participar de licitações ainda é um mito para você? Tem muitas dúvidas de como funciona esse mercado? Nessa comunidade você poderá interagir conosco e conhecer mais sobre esse assunto. O nosso propósito aqui é entregar conteúdo sem o 'juridiquês' de forma traduzida e clara, para você compreender melhor como funciona o mercado de licitações. Participe conosco! A sua postagem contando a sua experiência será muito bem-vinda! Te encontro entre uma e outra publicação. Abraços!!!
fixo
Em alta
FOMENTA PARANÁ -EMPRESARIAL - ONLINE
06 jul. 2022FOMENTA PARANÁ -EMPRESARIAL - ONLINE
Sou MEI, posso participar de licitação?
05 ago. 2021Sou MEI, posso participar de licitação?
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?