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Crise como oportunidade de crescimento

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Crise como oportunidade de crescimento
Criado em 03 DEZ. 2020
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Uma empresa que enfrenta uma crise entende bem que a adversidade pode ser encarada como oportunidade de crescimento ou mudança. O que importa é a maneira como você percebe esse momento: você pode tentar se esconder e esperar a poeira baixar ou pode encarar de frente.

Momentos de crise podem servir para repensar o negócio, avaliar o caminho percorrido a fim de buscar novas formas de fazer sua empresa crescer. Quer saber por que a crise pode ser uma oportunidade de crescimento para o seu negócio? Então, confira as dicas que separamos.

 

Pense em respostas imediatas

Durante uma crise, é importante pensar em respostas imediatas. Suas ações devem estar de acordo com o caminho que deseja que sua empresa trace. É natural que planejamentos estratégico e orçamentário sejam refeitos, mas lembre-se de que tudo o que fizer hoje terá um impacto amanhã.

Além disso, suas respostas não devem gerar pânico ou um ambiente pesado na empresa. Por isso, é preciso ter consciência de que o período é de dificuldades, mas que, se você traçar um plano focado em novos caminhos, fazendo ajustes nos lugares certos, suas ações poderão garantir o futuro.

 

Estagnação da concorrência

A maioria das empresas ficam congeladas durante uma crise, pois investimentos são cortados e, consequentemente, os projetos vão para a gaveta. Mas, se você se recusar a agir dessa forma, já será um diferencial e tanto para o seu negócio. Mostre ao mercado que está com fôlego para criar soluções inovadoras para os problemas.

 

Transformações são bem-vindas

Em momentos de crise, clientes menores tendem a reduzir gastos para equilibrar suas finanças. No entanto, para manter seu fluxo de caixa em dia e passar pela crise sem maiores complicações, você deve focar nos clientes mais rentáveis aqueles que costumam manter suas operações. 

 

Transforme as falhas de sua empresa em soluções inovadoras

Já reparou que quando a crise se instala, as imperfeições das empresas começam aparecer com mais frequência? Por exemplo, a falta de mercadorias no mercado, baixa qualidade dos produtos ou até mesmo um atendimento ineficaz. Se você souber detectar esses gaps, pode aproveitá-los para melhorar o seu negócio e, ainda, estimular as vendas com inovações.

Durante a crise, procure transformar as falhas do seu negócio em soluções eficazes, repense processos, analise seu financeiro e reduza custos onde sua empresa não seja significativamente impactada. Sabendo exatamente o que precisa ser mudado, você não terá problemas para enfrentar essa batalha.

 

Enquanto uns choram, outros vendem lenços

Mesmo com o mercado em retração, as pessoas não deixam de consumir, assim como as empresas não podem parar de produzir. Novas necessidades sempre surgem, mas você pode transformá-las no seu carro-chefe. Muitos negócios lucrativos são descobertos durante uma crise, basta você se manter atento ao comportamento do consumidor e às novas necessidades que ele demonstra ter.

Sempre vemos alguém superando e ganhando dinheiro em momentos difíceis, não é mesmo? Crises não são fáceis para ninguém, mas sempre é possível encontrar  oportunidades para crescer. Lembre-se de que a maneira que um negócio consegue reagir a uma adversidade depende das respostas que ele dá em momentos de crise.

Portanto, não desanime! Se você se comprometer com a solução de problemas, qualquer crise poderá se tornar uma oportunidade, levando sua empresa ao próximo nível.

 

Precisa de ajuda? Fale com o Sebrae: 0800 570 0800 ou acesse nosso Portal

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Bianca Becker De Lima
Sou Estrategista Digital, Produtora de conteúdo e Coordenadora da Comunidade Sebrae. Formada em Administração de Empresas, pós graduada em Marketing pela PUC/PR, tenho especializações em Marketing Digital. Apaixonada pelo vídeomarketing, também ensino pessoas a gravarem vídeos e atuarem no Instagram. Trabalho no Sebrae/PR há 10 anos :)favorite_outline Seguir Perfil
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