Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightFinanças e Tributoskeyboard_arrow_rightArtigos

Criptoativos: o que são e como investir?

avatar DEMETRIO DE MENDONCA JUNIOR
Demetrio De Mendonca Juniorfavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt1
Criptoativos: o que são e como investir?
1 pessoa curtiu esse artigo
Criado em 15 JUN. 2022
text_decreaseformat_color_texttext_increase

Existem milhares de tipos diferentes de criptoativos ou como você deve conhecê-los, criptomoedas. Você provavelmente já ouviu falar de alguns Bitcoin, Ripple, Litecoin e Ethereum são mencionados nos noticiários. Mas o que tudo isso significa?

Bem, vamos começar dividindo a palavra criptomoeda. A primeira parte da palavra, cripto, significa segredo ou escondido, refletindo a tecnologia segura usada para registrar quem possui o quê e para fazer pagamentos entre usuários.

A segunda parte da palavra, "moeda'', nos diz a razão pela qual as criptomoedas foram projetadas: um tipo de dinheiro eletrônico.

Mas as criptomoedas não são como o dinheiro físico. Elas existem eletronicamente e usam um sistema peer-to-peer (tipo de arquitetura de rede de computadores em que cada participante é também um servidor, e ajuda a manter o sistema funcionando). 

Operações com criptoativos

Muitas pessoas utilizavam o sistema de criptoativos para desviar dinheiro e sonegar impostos. Com isso, em 2019 (após dez anos no mercado), o governo federal adotou medidas de fiscalização com a Instrução Normativa RFB n°1.888, em que é obrigatória a prestação de contas de todas as operações que envolvam criptoativos.

As operações devem ser declaradas por meio do Centro Virtual de Atendimento (e-CAC) até o último dia útil do mês subsequente. Caso isso não ocorra, é prevista uma multa de R$100,00 a 3% do valor da operação.

Outros tipos de criptoativos

Como vimos, as criptomoedas são um tipo específico de criptoativo. No entanto, nem todo criptoativo é uma criptomoeda. Entre os principais, destacam-se:

Tokens não fungíveis

Tokens não fungíveis (NFTs) são tokens que existem em um ledger (livro-caixa) distribuído ou blockchain, que registram a propriedade de um objeto tangível ou intangível exclusivo - como uma música, uma imagem digital, um vídeo, roupas de grife etc. Como meios não fungíveis, esses tokens não podem ser trocados entre si; cada um é único. As NFTs são relativamente novas, mesmo para ativos criptográficos, e o esquema regulatório e o mercado de NFTs estão evoluindo rapidamente. 

Tokens de utilidade

Um token de utilitário usa um ledger distribuído ou plataforma blockchain para fornecer direitos de acesso a um produto ou serviço específico (potencialmente um que ainda está em desenvolvimento) ou para ser usado para comprar produtos ou serviços específicos. O fornecedor dos produtos ou serviços normalmente emite os tokens, que só podem ser usados na rede do emissor. 

Stablecoins

As stablecoins (moedas estáveis) são moedas digitais que têm seus valores vinculados a outros ativos como moedas fiduciárias (dólar, euro etc.) e commodities (como o ouro).


Investindo: carteiras digitais e físicas

Você pode comprar criptomoedas diretamente, receber a entrega imediata dos ativos e depositá-los em sua carteira digital ou dispositivo físico de armazenamento de dados. 

Uma carteira digital é um serviço online que armazena sua criptomoeda e permite realizar transações, como comprar bens ou serviços, negociar ou transferir sua moeda virtual. Você tem controle exclusivo sobre sua carteira digital, mas corre o risco de perder o acesso aos seus ativos criptográficos se esquecer sua senha, excluir acidentalmente sua carteira ou for vítima de hackers. 

Dispositivos de hardware físico projetados para armazenar ativos criptográficos chamados de carteiras frias, geralmente são uma maneira segura de armazenar ativos criptográficos porque não estão conectados à Internet. Qualquer pessoa que planeja manter grandes quantidades ou valores de criptomoeda ou outros ativos de criptografia pode querer considerar o armazenamento de carteira fria. Esses dispositivos também exigem que você se lembre e guarde de perto sua senha. 

Plataformas de negociação de ativos criptográficos

As plataformas de negociação de ativos criptográficos (CTPs) são aplicativos ou sistemas online que reúnem compradores e vendedores de ativos criptográficos para facilitar transações ou negociações.

Alguns CTPs fornecem uma plataforma para os usuários comprarem e venderem criptoativos e receberem imediatamente esses ativos em suas próprias carteiras. Isso significa que o usuário faz a compra e a plataforma tem a obrigação de entregar os criptoativos diretamente ao indivíduo, que os armazena em sua própria carteira, sobre a qual detém total controle. 

Alguns CTPs mantêm a custódia dos ativos criptográficos em uma carteira controlada. Isso cria uma dependência da plataforma pelo usuário. Os ativos criptográficos do usuário são armazenados na plataforma que mantém o controle sobre os ativos até que o usuário os transfira para outro lugar, seja para sua própria carteira ou recebendo um valor equivalente em moeda fiduciária.  

Fundos Blockchain

Os fundos Blockchain são semelhantes a outros fundos de investimento que investem em uma determinada indústria ou setor da economia. Nesse caso, os fundos blockchain investem apenas em empresas que possuem operações relacionadas à tecnologia blockchain.  


Evite perdas e fraudes

Nenhum investimento é isento de riscos, e os ativos criptográficos são particularmente arriscados. Embora não haja garantia de que você não sofrerá perdas ao especular, comprar ou negociar ativos criptográficos, aqui estão algumas informações a serem consideradas que podem ajudá-lo a evitar perdas ou fraudes: 

  • Certifique-se de que qualquer método de pagamento que você possa usar seja seguro e não coloque suas informações financeiras pessoais em risco. Seja cauteloso ao enviar dinheiro para o exterior. Depois de transferir fundos para o exterior, pode ser difícil ou impossível recuperar seu dinheiro se houver um problema;

  • Retornos garantidos: golpes relacionados a criptomoedas geralmente prometem retornos diários garantidos. Os ativos criptográficos são voláteis e os retornos garantidos geralmente são improváveis;

  • Promessas sem risco: os ativos de criptografia têm muitos riscos associados a eles. Como em qualquer investimento, certifique-se de conhecer os riscos aos quais  está exposto antes de especular, comprar ou negociar qualquer criptoativo;

  • Discursos de vendas não solicitados e de alta pressão e/ou bônus: golpes relacionados a criptomoedas normalmente fazem uso de mídias sociais, relacionamentos e discursos de alta energia de retornos extremos para pressioná-lo a comprar. O objetivo é fazer você sentir medo de perder uma oportunidade que seus amigos estão lucrando. Seja muito cauteloso com qualquer oferta relacionada a criptomoedas que chegue até você por meio das mídias sociais e seja acompanhada por planos de compensação de bônus para recrutar seus amigos. 


E você, conhece o mundo dos criptoativos? Deixe seu comentário!


avatar DEMETRIO DE MENDONCA JUNIOR
Demetrio De Mendonca Junior
favorite_outline Seguir Perfil
capa Finanças e Tributos
Finanças e Tributos
people 4580 participantes
Comunidade digital que reune informações e conteúdos sobre FINANÇAS e TRIBUTOS diariamente. Participe!
fixo
Em alta
Tire dúvidas sobre: Empréstimo, Financiamento, Crédito e Fampe.
12 mai. 2020Tire dúvidas sobre: Empréstimo, Financiamento, Crédito e Fampe.
Tire dúvidas sobre: Empréstimo, Financiamento, Crédito e Fampe.
12 mai. 2020Tire dúvidas sobre: Empréstimo, Financiamento, Crédito e Fampe.
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?