Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightAmbientes de Inovaçãokeyboard_arrow_rightArtigos

Criatividade e o Estado Flow! Como Acionar?

avatar IRENE HOFFELDER VIOTI
Irene Hoffelder Viotifavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt
Criatividade e o Estado Flow! Como Acionar?
Criado em 25 JUN. 2020
text_decreaseformat_color_texttext_increase

Caros Apaixonados por CRIATIVIDADE E INOVAÇÃO de todos os formatos de empreendimentos!

Estive observando as discussões recentes das últimas semanas e ouvi de alguns coordenadores de incubadoras, startups e profissionais da inovação, comentando quase que um apelo, como faço com que a equipe trabalhe de forma mais criativa? De onde veem as melhores ideias? Minha equipe está sem criatividade e desmotivada?  

Tenho abordado esse assunto em vários dos meus posts anteriores, que esse momento de crise, está recheado de oportunidades e estas, se encontram no suprir as necessidades da sociedade. A cada necessidade, uma oportunidade de criar alguma inovação de produto ou serviço.

Isso é fácil? Nem sempre! Às vezes as boas ideias, já veem embutidas na própria necessidade explicada e isso é fácil de compreender. Mas, em outras situações, parece que travamos na criação de uma boa ideia, daquela que o mundo vê e fala Eureca! Que fabulosa ideia, criativa e altamente vendável, pois sana uma necessidade premente da sociedade. Mas, como conseguimos achar o caminho para chegar na ideia eureca?

Muitas metodologias de processo criativo, vem sendo aplicadas e estudadas há muito tempo por profissionais e pesquisadores que avaliam: onde, como, formato, quem, etc.; surgem as melhores ideias. E o ser humano, é surpreendentemente criativo, porém, quais os aspectos que leva cada um a despertar para este estado que naturalmente surgem as boas ideias na mente e a pessoa consegue aplicar em seu benefício ou de outros? São várias questões que precisamos estudar e cada um assimilar e encontrar o seu ponto mais criativo.

Por isso, hoje vamos aprofundar um pouco mais sobre alguns aspectos do processo criativo de um indivíduo, e começamos à partir dos estudos recentes sobre a chamada Teoria do flow.

Sabemos que cada pessoa tem o seu tempo, a sua maneira, o seu jeito de criar uma nova ideia. Alguns quando estão dormindo, outros quando ouvem uma música preferida, outros quando estão meditando, e por aí vai. O importante é, que cada pessoa encontre o seu ponto de melhor contribuição, criatividade e satisfação consigo mesmo.

CONCEITO E ESTUDOS APLICADOS

Estudos de Mihaly:

O estado flow (tradução - fluxo) ou a Teoria do Flow foi criada e desenvolvida pelo Psicólogo e Doutor Mihaly Csikszentmihalyi, da universidade de Chicago, com o intuito de explicar o que faz uma pessoa se sentir feliz e motivada em sua vida cotidiana. Segundo Mihaly, o Flow seria um estado mental de felicidade, satisfação e envolvimento ao fazer uma atividade. Por exemplo, quando você está lendo um livro e está tão dentro da história e focado naquilo que você esquece dos seus problemas.

Isso se enquadra dentro das características desse estado de felicidade e harmonia, o qual também propicia naturalmente um estado mais criativo e de melhor desempenho.

Então, como podemos atingir o estado de flow? Como saber se algo que estou fazendo vai me gerar esse engajamento e como consequência, aumentará minha criatividade? Essas perguntas não possuem uma resposta bem definida, pois as pessoas sentem prazer e felicidade em atividades, locais e formas diferentes.

Não é todo mundo que gosta de um determinado livro ou de algum esporte específico. A felicidade em fazer algo está relacionada a fatores externos e internos, ou seja, dependem das suas motivações intrínsecas e extrínsecas. 

Entretanto, na pesquisa feita por Mihaly foram descobertos alguns elementos que ajudam a identificar o período da 'experiência ótima'.

Os principais elementos que contribuem para isso é a combinação entre desafio e habilidade, pois quando algo é desafiador demais a pessoa tende a se frustrar ao fazer aquilo, ou quando algo é fácil demais em relação a habilidade da pessoa ela tende a se sentir entediada. O Flow seria o meio termo, o equilíbrio disso.

Seria uma zona onde algo te desafia e você sente que consegue fazer aquilo, melhorar e crescer. Você se sente empolgado ao enfrentar esse desafio.

Estudos de Steve Kotler:

No seu livro Roubando o Fogo, explica uma percepção bastante prática da teoria do flow. Ele era alpinista, quando num acidente perdeu as duas pernas e teve que se reinventar, como ele diz, eu tinha que vencer o impossível. Na compreensão dele, o flow é um estado de consciência alterado e tem impacto no desempenho humano. Estado de consciência ideal que nós sentimos no nosso melhor, focado, auto consciência e o tempo passa de forma diferente. Neste estado, o físico e o mental é diferente. É o fim em si mesmo. 

Onde posso encontrar o meu flow?

Na compreensão de Kotler, é um estado entre a ansiedade e a felicidade que gera uma sensação emocional fundamental para a vida e para a felicidade geral.

Quando um profissional está pleno e produtivo, normalmente sabe encontrar o seu flow. Através da neurociência, se busca de onde vem o seu flow e como pode alcançar o seu melhor resultado. Kotler, também cita que quando trabalhamos o nosso flow, produzimos menos, porém com melhor resultado: impacta na criatividade, melhora a coragem, melhora o desempenho, melhora a parte neuroquímica, diminui a dor e aumenta a força. O flow te deixa acima das ideias normais, segundo ele.  

E qual é a regra de ouro, segundo Steve Kotler?

É preciso considerar alguns passos:

  • Desenvolva o seu autoconhecimento e encontre o teu melhor estado de flow e onde está a sua alta performance: na motivação, no learning e na criatividade. Mas, devemos lembrar que para maximizar o flow, precisa se desligar daquilo que ocupa espaço não útil na sua mente.
  • Se você atua, aproveitando-se de suas habilidades, vai além.
  • Quando estiver entre o tédio e a ansiedade reconheça, é o estado flow. Se você aumentar esse tempo de forma equilibrada, vai aumentar o teu desempenho. Ex.: Se desafie, aumente 5% acima da sua capacidade cada dia e vai crescendo gradativamente. É assim que a nossa mente responde.  
  • Peça ao seu colega para lhe dar um feedback por dia e assim você irá crescendo cada vez mais.

A formula para a inovação Um atleta usa seu flow todos os dias e melhora seu desempenho o tempo todo. Essa teoria, aplicamos no Vale do Silício. Não é difícil treinar:

  1. Dormir bem na noite anterior e se desligar de tudo;
  2. Comer bem;
  3. Cumprir com as lições de casa;
  4. Exercitar todo diário o seu flow com feedback de colegas;
  5. A autonomia é um gatilho para o flow.

Em 3 semanas, a equipe do Vale do Silício, demonstrou um aumento de 30% do tempo e resultado do flow na atuação.'

Nosso objetivo em apresentar este estudo aplicado de Kotler, é convidar o leitor à exercitar as regras citadas para se reconhecer e sentir onde estão e quais são os seus gatilhos de flow, por exemplo, para aumentar a sua performance na criatividade.

Estudos de Paul Zak

Outro estudo recente com o objetivo de compreender como cada pessoa pode encontrar o seu melhor momento criativo e de desempenho nas suas tarefas, foram os estudos realizados pelo PhD e médico Neurologista Paul Zak e sua equipe da Universidade de Claremont e fundador da Clements Center for Neuroeconomics Studies, publicado através do Livro A Molécula da Moralidade, onde apresenta as surpreendentes descobertas sobre a substância que desperta o melhor de nós, através de estudos sobre a substância química cerebral chamada oxitocina, que se encontra na corrente sanguínea. Sua equipe de pesquisadores colheu sangue de milhares de pessoas enquanto elas tomavam decisões importantes, como: financeiras, competições esportivas, pulavam de paraquedas, e em várias outras interações humanas. Numa gradação, de moléculas a famílias e à sociedade em geral, as descobertas de Zak mostram como a oxitocina pode produzir um ciclo virtuoso de amor, bem estar e prosperidade. Já nas primeiras pesquisas, percebemos uma série de experiências que mostravam que as pessoas reagem de forma mais generosa e carinhosa, mesmo em relação a estranhos, quando tem o nível de oxitocina elevado. Nosso trabalho demonstrou, que não precisa infundir uma substância química no nariz de alguém, nem fazer sexo ou mesmo abraçar alguém para elevar o nível de oxitocina e assim gerar uma postura mais generosa. Por sorte, tudo o que precisamos fazer para deflagrar essa molécula, é demonstrar confiança.

Segundo Dr. Zak, a parte mais estimulante da pesquisa toda, que é, você desperta a confiança em alguém, essa pessoa confia e repassa a confiança à outra e isso faz com que o ciclo virtuoso se retroalimenta e que, em última estância, gera uma sociedade virtuosa. E o mais interessante é que a oxitocina, reúne o tipo de comportamento generoso e carinhoso de toda cultura, em qualquer lugar do mundo.   

Então, um ambiente que gera confiança de todas as formas, é um ambiente que propicia a criatividade? Sim. Dr. Zak, comenta que É um dos fatores que faz com que o ser humano se sinta melhor, mais relaxado e consequentemente desempenha melhor qualquer papel que lhe é dado, pelo equilíbrio que proporciona.  

Então, quais são os aspectos que influenciam o estado de flow, onde melhora o desempenho dos indivíduos?

Todos estes aspectos, levam a crer que CONFIANÇA é um dos fatores a ser considerado para o indivíduo desempenhar melhor. Mas, que ações poderíamos fazer num ambiente criativo que possam contribuir para o aumento da confiança entre a equipe?

  1. Ouvir as pessoas Quando as pessoas se expressam tranquilas e naturalmente, comunicam a sua verdade e assim, o líder poderá perceber as características de cada um e aspectos que possam levar à melhoria do ambiente focando para a melhora na criatividade.
  2. Comunicação clara, acolhedora, bom feedback São essenciais para deixar um ambiente mais seguro, tranquilo e propício à criação.
  3. Medir o nível de confiança no ambiente Sim, avaliar o nível de confiança não só é importante para outros setores, como também, para cada indivíduo. É importante para medir a razão dos resultados de desempenho, pois a confiança é que dá o melhor resultado. Criar ações que aumentem o nível de confiança, cada vez mais, constrói ambientes mais favoráveis a criatividade e claro, à inovação.

Portanto, as empresas que querem obter boa performance para qualquer resultado e para estimular a criatividade, precisam ter: Pessoas encantadas com o que fazem, organização e planejamento do que fazer e objetivos claros à serem alcançados por todos.

E que outros fatores geradores de melhora na performance criativa apontados na pesquisa de Dr. Zak, podemos elencar como melhora do rendimento dos colaboradores num ambiente virtuoso:

  1. Reconhecimento e eficiência 61% à mais de rendimento nos colaboradores;
  2. Expectativa O estresse do desafio é bom. 72% à mais de rendimento.
  3. Rendimento Mitigar os riscos e encorajar os erros (para inovar, precisa errar) 57% à mais de rendimento, porém, o líder deve ser um facilitador.
  4. Transparência 54% de aumento no rendimento. Parte importante na geração da confiança.
  5.  Honestidade Comunicação é a chave. Qualquer um é importante. 63% de aumento do rendimento. 
  6. Cuidado Tem relação com a emoção das pessoas. 45% de aumento.
  7. Investimento Pessoal, profissional e espiritual. 49% de aumento.
  8. Natural Ser imperfeito é bom. 46% de aumento no rendimento do colaborador.

Com esses dados, não temos a pretensão de que, se repita exatamente em qualquer outra equipe, porém, são dados que demonstram quais fatores que fazem crescer a confiança dos indivíduos no ambiente onde atuam e consequentemente, a sua contribuição será melhor, propiciando a criatividade e a satisfação do indivíduo.

CONCLUINDO - Desejo que essa reflexão com conhecimentos aplicados, possam contribuir para a melhora na criatividade das as equipes que atuam nessa área tão demanda nos dias de hoje, que é a INOVAÇÃO. Porém, sempre lembrando que as pessoas precisam criar estímulos internos de auto encantamento e utilidade no meio em que vivem para estar cada vez mais aptos a realizar as transformações tão essenciais neste momento turbulento de nossa sociedade.

CONVITE AOS LEITORES

Prezados leitores, podemos abordar mais sobre este tema. Façam parte da Comunidade Ambientes de Inovação. Queremos todos participando, comentando nossos artigos, escrevendo, seguindo e compartilhando com seus contatos.  

Sucesso e conte com as soluções do Sebrae!


Irene Hoffelder Vioti - Consultora, palestrante e escritora nas áreas: Estratégia empresarial, sustentabilidade, inovação e storytelling empresarial

avatar IRENE HOFFELDER VIOTI
Irene Hoffelder Vioti
Mestranda em Administrao Estratgica de Negcios pela UNAM - Universidad Nacional de Misiones - Argentina. Consultora, palestrante, instrutora e escritora nas reas: Estratgia empresarial, sustentabilidade, inovao e storytelling empresarial.favorite_outline Seguir Perfil
capa Ambientes de Inovação
Ambientes de Inovação
people 1413 participantes
Os ambientes promotores de inovação são ativos de transformação dos ecossistemas. Por isso, criamos aqui um espaço para compartilhar conhecimento e experiências que podem ajudar os empreendedores e heads de inovação. Conecte-se agora e faça parte desta comunidade você também!
fixo
Em alta
O que é Inteligência Artificial?
25 nov. 2023O que é Inteligência Artificial?
Economia Circular: Importância e Desafios
05 dez. 2023Economia Circular: Importância e Desafios
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?