Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightEmpresas Inovadoraskeyboard_arrow_rightArtigos

Criatividade e Inovação como diferencial em 2021

avatar BIANCA BECKER DE LIMA
Bianca Becker De Limafavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt1
Criatividade e Inovação como diferencial em 2021
1 pessoa curtiu esse artigo
Criado em 16 NOV. 2021
text_decreaseformat_color_texttext_increase

Criatividade e inovação são cruciais para o sucesso dos negócios, especialmente no mercado em constante mudança. Enquanto a criatividade é a capacidade de produzir ideias novas e únicas, a inovação é a execução dessas ideias criativas.

Quando devidamente fomentada, a integração dos dois conceitos cria uma solução inventiva de problemas para sua empresa ou público. Pense em inovações tecnológicas! Elas resolvem os problemas do dia a dia e tornam a vida mais produtiva para todos. A mesma regra se aplica às inovações de negócios. A solução criativa e inovadora de problemas pode fazer sua empresa funcionar com mais eficiência.

Criatividade e inovação são a nova vantagem competitiva

A inovação envolve a implementação de algo novo que agrega valor ou ganho quantificável. Requer muitos conjuntos de habilidades, geralmente os de uma equipe. Nem tudo que é novo é automaticamente considerado uma inovação. É também uma oportunidade para esclarecer o compromisso dos participantes e examinar onde eles estão em termos de desenvolvimento de liderança e onde aspiram estar ao final de um programa de intervenção em inovação. 

A liderança progressiva pode criar um clima que incentiva a criatividade e a inovação. Os critérios mais importantes para a aprovação de uma ideia devem ser: novo, relevante e valioso.


Quando você está trabalhando em uma ideia inovadora, ainda pode experimentar e cometer erros. Você tem permissão para investir em inovação e fracassar, se uma ideia não der certo. Com um projeto, isso se torna menos atraente, pois cada real conta.

Organizações criativas e eficazes não aparecem por acaso. Eles exigem que os líderes conduzam e controlem mudanças deliberadas dentro de estruturas, culturas e processos, para transformá-los em criativos, eficazes e produtivos. Muitas organizações já buscam vantagens competitivas em cada uma dessas áreas, mas a liderança pode se tornar sua vantagem mais importante. Os líderes geralmente decidem o que acontece em uma organização e fornecem a direção, visão e impulso necessários para alcançar o sucesso. Eles são os catalisadores que criam e gerenciam ambientes de inovação.

 

Desenhar nas mentes certas

Uma das prioridades da liderança é envolver as pessoas certas, no momento certo, com o grau certo de trabalho criativo. Esse envolvimento começa quando um líder reformula o papel de seus funcionários. Ao invés de simplesmente arregaçar as mangas e executar uma estratégia de cima para baixo (baseada na hierarquia), os líderes devem perceber que sua equipe também pode contribuir com sua imaginação.


Como você pode implementar criatividade e inovação em seu negócio?

Para as empresas que buscam estimular a inovação internamente, a resposta é não se limitar à sua organização. Colaborar, compartilhar conhecimento e ampliar sua rede preenche seu negócio com novas ideias e ajuda a melhorar as perspectivas de crescimento de seu empreendimento. Claro, tome cuidado para manter os dados internos privados, mas expor você e sua equipe a conexões externas aumenta seu repertório de conhecimento e ideias a serem exploradas. Conexões externas também podem fornecer feedback objetivo às suas ideias.

Internamente, você pode impulsionar a criatividade e a inovação desafiando-se intelectualmente e à sua equipe. É importante que seus colaboradores sejam suficientemente desafiados. Pouco desafio causará tédio, mas muito irá causar estresse. Encontre um equilíbrio saudável para ajudá-los a aguçar suas mentes criativas.
 

Criatividade e cultura

A economia criativa que inclui produtos audiovisuais, design, novas mídias, artes cênicas, editoras e artes visuais, é um setor altamente transformador da economia mundial em termos de geração de renda, criação de empregos e receitas de exportação. 

A cultura é um componente essencial do desenvolvimento sustentável e representa uma fonte de identidade, inovação e criatividade para o indivíduo e a comunidade. Ao mesmo tempo, a criatividade e a cultura têm um valor não monetário significativo que contribui para o desenvolvimento social inclusivo, para o diálogo e a compreensão entre as sociedades.

Em resumo, a inovação, a criatividade e o empreendedorismo podem proporcionar um novo impulso para o crescimento econômico e a criação de empregos, expandindo oportunidades a todos.

E para você que deseja aprender um pouco mais sobre a temática INOVAÇÃO, o Sebrae tem um curso exclusivo: FORMAS INOVADORAS DE GERIR SUA EMPRESA EM 2021! É gratuito e dinâmico, um curso com uma forma bem leve de ensinar. Se inscreva agora mesmo 
 

Precisa de ajuda? Fale com o Sebrae e tire suas dúvidas! 

Você pode deixar o seu comentário aqui, ligar para 0800 570 0800 ou nos chamar no WhatsApp clicando aqui 

Um abraço,
Bianca Becker.

avatar BIANCA BECKER DE LIMA
Bianca Becker De Lima
Sou Estrategista Digital, Produtora de conteúdo e Coordenadora da Comunidade Sebrae. Formada em Administração de Empresas, pós graduada em Marketing pela PUC/PR, tenho especializações em Marketing Digital. Apaixonada pelo vídeomarketing, também ensino pessoas a gravarem vídeos e atuarem no Instagram. Trabalho no Sebrae/PR há 10 anos :)favorite_outline Seguir Perfil
capa Empresas Inovadoras
Empresas Inovadoras
people 1472 participantes
Esse grupo busca apresentar, por meio da inovação, assuntos ligados ao crescimento das micro e pequenas empresas. Fortalecendo assim os ecossistemas de inovação do Brasil. Participe com a gente!
fixo
Em alta
Aumente sua produtividade em cerca de 30% com o uso da Inteligência Artificial. Pergunte-me como!
22 nov. 2023Aumente sua produtividade em cerca de 30% com o uso da Inteligência Artificial. Pergunte-me como!
Determine o futuro da sua empresa
27 jan. 2022Determine o futuro da sua empresa
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?