Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightDesafios da Educaçãokeyboard_arrow_rightArtigos

Crescimento e desenvolvimento econômico: o que isso quer dizer?

avatar KAIO ARLEI STRELOW
Kaio Arlei Strelowfavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt
Crescimento e desenvolvimento econômico: o que isso quer dizer?
Criado em 03 MAI. 2023
text_decreaseformat_color_texttext_increase

Por muito tempo, crescimento e desenvolvimento econômico eram tratados como sinônimos, à medida que as raras nações compreendidas como desenvolvidas eram aquelas que apresentavam crescimento consistente.


Entretanto, com o crescimento econômico experimentado por países como o Brasil durante a década de 1950, notou-se que as condições de vida, principalmente da população mais pobre, não foram significativamente melhoradas, colocando em xeque o entendimento vigente. Por isso, passou-se a diferenciar o aumento da renda de uma região, crescimento da consequente, ou não, melhoria das condições da vida da população, em que os indivíduos possam explorar plenamente suas capacidades e fazer escolhas sem privação. 


Embora o crescimento seja uma condição necessária para o desenvolvimento, ele não é suficiente. Nesse aspecto, uma região,  país, estado ou município pode apresentar crescimento da renda e emprego, mas isso não quer dizer que haverá um resultado automático na alteração das condições de vida das pessoas que ali habitam. Isso porque o desenvolvimento socioeconômico requer que o incremento da renda seja distribuído entre sociedade e promova o maior acesso à saúde, educação e segurança, por exemplo. 


A partir dessa distinção, em 1990, o economista paquistanês Mahbub ul Haq, ancorado no trabalho de Amartya Sen, desenvolveu o Índice de Desenvolvimento Humano, utilizado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) para mensurar o desenvolvimento baseado nas pessoas, em contraposição ao foco exclusivo da análise econômica nas variáveis como renda. No primeiro capítulo do relatório em que se apresenta o IDH, faz-se a afirmação contundente de que as pessoas são a verdadeira riqueza das nações; partindo disso, o objetivo do desenvolvimento é fornecer um ambiente voltado às pessoas, para que elas vivam saudáveis e criativas por muito tempo, em contraposição à concepção de que a economia deve visar apenas a acumulação desenfreada de riqueza financeira. 


Quer saber mais? Deixe sua pergunta e acompanhe nosso conteúdo! @econolab.economistasassociados


#economia #desenvolvimento #crescimento #idh #economicdevelopment


avatar KAIO ARLEI STRELOW
Kaio Arlei Strelow
favorite_outline Seguir Perfil
capa Desafios da Educação
Desafios da Educação
people 1979 participantes
Um grupo para falar sobre os desafios da educação com professores, levando informações, conhecimento e, principalmente, um lugar para dar voz a todos.. Aqui vocês podem escrever sobre assuntos que achem pertinente, assuntos que estejam latentes no seu dia a dia, ainda, um lugar para você compartilhar as suas experiências e nos alegrar com suas histórias. Essa comunidade é feita para VOCÊ.
fixo
Em alta
Tudo culpa da estagiária!
24 ago. 2021Tudo culpa da estagiária!
Aprimorando a pesquisa científica: avaliação da eficácia das ferramentas de IA na classificação da autenticidade de textos
02 mai. 2023Aprimorando a pesquisa científica: avaliação da eficácia das ferramentas de IA na classificação da autenticidade de textos
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?