Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightVida de MEIkeyboard_arrow_rightArtigos

Crescimento do empreendedorismo digital nas periferias é responsável por promover novas oportunidades de negócio

avatar FLAVIA DE SIQUEIRA VIANA
Flavia De Siqueira Vianafavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt
Crescimento do empreendedorismo digital nas periferias é responsável por promover novas oportunidades de negócio
Criado em 23 NOV. 2023
text_decreaseformat_color_texttext_increase

Em meio a um cenário de evolução tecnológica, o empreendedorismo digital dentro das periferias ganha espaço e torna-se ainda mais relevante perante os obstáculos enfrentados pelos moradores das comunidades. Além disso, os projetos formados tendem a ser benéficos para diversos âmbitos da sociedade.


De acordo com dados levantados pelo Data Favela, 41% dos moradores de locais periféricos no Brasil possuem um negócio próprio. Apesar do alto número de empreendedores nas comunidades, a desigualdade ainda é um ponto alarmante que demanda atenção.


Levantamento feito pelo Centro de Empreendedorismo e Novos Negócios da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGVcenn) aponta que negócios formados fora da periferia possuem capital inicial 37 vezes maior. Além disso, as receitas geradas pelos negócios dentro da periferia são 21 vezes menores quando comparados aos de outros locais.


Apesar das barreiras sociais e econômicas impostas, iniciativas como a startup MAIS1CODE. levam inovação, apresentam e aprimoram o uso da tecnologia para empreendedores periféricos. De acordo com o CEO do projeto, Diogo Bezerra, a proposta tem como objetivo combater a desigualdade e formar pessoas para solucionar problemas através do uso de iniciativas tecnológicas.


Com a implementação da presença digital através de investimentos e iniciativas, é possível expandir os negócios e promover aos empreendedores periféricos novas oportunidades. Criado há 8 anos, o Empreende Aí é uma dessas iniciativas que promove cursos e conhecimento a moradores empreendedores das comunidades.


Já o Instituto Das Pretas é um laboratório de inovação e tecnologia social com intuito de levar o protagonismo negro feminino e periférico a área de tecnologia e informação. Ativo desde 2015, o Instituto Das Pretas é responsável por promover estratégias inclusivas que permitem desenvolvimento sustentável, capacitação técnica, entre outras iniciativas.


Com o crescimento no empreendedorismo digital periférico através de políticas e ações concretas, os negócios realizados nas comunidades são capazes de beneficiar toda a sociedade.


Interferindo diretamente na qualidade de vida e educação dos moradores dessas regiões, as startups e negócios criados nas comunidades representam principalmente áreas que envolvem a geração de renda, educação, preservação do meio ambiente, cultura, proteção à família e profissionalização e capacitação de jovens e adultos.


As áreas impactadas diretamente pelas iniciativas, empreendedores digitais e startups são capazes de oferecer melhor condição de vida, além de refletir diretamente em outras camadas sociais.


Conforme as projeções do Atlas dos Pequenos Negócios, os Microempreendedores Individuais terão um impacto considerável, injetando aproximadamente R$11 bilhões na economia nacional.  Nesse contexto, destaca-se a importância da formalização ao iniciar um negócio, incluindo compreender como abrir um MEI, ampliando as possibilidades para empreendedores periféricos explorarem investimentos, especializações e acesso a crédito.


Até logo!

avatar FLAVIA DE SIQUEIRA VIANA
Flavia De Siqueira Viana
favorite_outline Seguir Perfil
capa Vida de MEI
Vida de MEI
people 7372 participantes
O espaço dedicado exclusivamente aos Microempreendedores Individuais. Aqui você encontra conteúdo para ajudar quem já é MEI na solução dos problemas, e também para guiar todos aqueles que estão pensando em se formalizar. Seja bem vindo!
fixo
Em alta
Inscrição Estadual MEI - Paraná
24 nov. 2022Inscrição Estadual MEI - Paraná
VENDAS NA INTERNET: Como trabalhar sendo afiliado
09 nov. 2021VENDAS NA INTERNET: Como trabalhar sendo afiliado
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?